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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MURILO DE ALMEIDA BRASIL PRÁTICAS MUSEAIS NA ESCOLA: NARRATIVAS SOBRE A ESCOLA 2018 BRUNO FLÁVIO LONTRA FAGUNDES UNESPAR
Resumo
Práticas Museais na Escola: Narrativas sobre a Escola propõe uma oficina de musealização com foco na construção da narrativa histórica sobre a escola. Objetivou-se valorizar a escola enquanto patrimônio cultural afetivo a partir do diálogo entre ensino de história e educação patrimonial. Para tanto, a metodologia empregada na oficina baseia-se em ações educativas utilizadas nas práticas dos setores educativos de museus de história. A proposta surge da busca por metodologias que possibilitem aos alunos um contato com material histórico e com a prática de produção do conhecimento em História, permitindo aos mesmos uma percepção da história enquanto conhecimento construído, ao mesmo tempo em que valorizem bens culturais e instituições enquanto lugares de memória e produtores de identidade. Esta prática visa promover, através de práticas escolares, uma maior aproximação entre o ensino de história e a educação patrimonial, por um lado, e por outro possibilita ao aluno uma maior compreensão do processo de produção e narrativa do conhecimento histórico.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Práticas Museais; Educação Patrimonial; Patrimônios; Acervos e museus; Narrativa; Memória e Identidade
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MICHELE PERCILIANO NO RITMO E NA RIMA: ENSINANDO HISTÓRIA E SOCIOLOGIA A PARTIR DA MÚSICA DO RAPPER EMICIDA 2018 RICARDO TADEU CAIRES SILVA UNESPAR
Resumo
Este trabalho discute e apresenta as possibilidades didático-pedagógicas do uso da música como recurso didático no ensino de História tomando como referência a obra do rapper brasileiro Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida. A escolha do referido artista deveu-se ao fato de suas músicas e demais atividades artísticas possuírem grande aceitação por parte da juventude brasileira, independentemente da classe social a que estes pertencem. Além disso, suas composições mencionam e problematizam aspectos da história da diáspora africana e da história do negro no Brasil em diferentes períodos e contextos, tais como as revoltas escravas, o cotidiano da escravidão, a desigualdade social, a discriminação, etc. A análise das canções foi feita a partir da leitura da historiografia sobre a História da diáspora negra no Brasil bem como a partir dos autores ligados à denominada Nova História Cultural. A partir da seleção de um conjunto de canções produzimos uma sequência de atividades didáticas para ser utilizada pelos professores das disciplinas de Humanas, sobretudo História e Sociologia, em harmonia com a aplicabilidade da Lei 10.639/03 - que instituiu o ensino de História da África e cultura afro-brasileira na educação básica.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Cultura Afro-brasileira; Emicida; Rap e hip hop.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
BRUNO FREITAS OLIVEIRA O FUNDAMENTAL II E O TEMPO: PROBLEMAS E APLICAÇÃO EM SALA DE AULA 2018 FÁBIO FRANZINI UNIFESP
Resumo
Questões ligadas ao tempo e à temporalidade permeiam o pensamento de filósofos e historiadores desde longa data. No que concerne ao Ensino de História, esta preocupação se descortina tanto em trabalhos recentes da historiografia, quanto nas legislações vigentes no Brasil. Acredita-se que o tempo seja um conceito fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de História em qualquer etapa escolar. Assim, este trabalho tem por objetivo mensurar o quanto os alunos e alunas apreendem sobre o conceito de tempo e os meios pelos quais podemos estimular ainda mais este conhecimento. Para tanto, foi tomado como percurso teórico-metodológico os mais relevantes conceitos acerca da Cultura Escolar. Para isso, foi utilizado rigoroso método qualitativo a fim de levantar a documentação necessária para a 2 análise, que foi respaldada por historiografias ligadas ao tempo, à Cultura Escolar e ao Ensino de História. Após o exame dos resultados, foram propostos planos de aula, os quais tiveram o intuito de elevar o nível de assimilação do conteúdo estudado. Considerando a legislação, o Ensino de História e a historiografia contemporânea sobre o tempo no Ensino Fundamental II, esta pesquisa pretende corroborar para a melhoria dos métodos empregados em sala de aula para o Ensino de História e para o aprendizado do conceito de tempo.
Palavras-chave
Tempo; Temporalidade; Ensino de História; Ensino Fundamental II; ProfHistória.
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Dissertação