• Quem é Quem - Profhistória
  • Facebook
  • Youtube

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JOÃO MISAEL DA SILVA BROSSA A ESCOLA ENCONTRA O PASSADO NO CINEMA: “LUZ, CÂMERA... EDUCAÇÃO!” 2018 DENILSON BOTELHO DE DEUS UNIFESP
Resumo
Este trabalho analisa as formas como material didático “Luz, Câmera... Educação!”, produzido entre 2008 e 2015, constrói conhecimento sobre o passado em suas propostas de atividades com cinema para as aulas de história. Esse material didático faz parte do subprojeto “O Cinema à Vai Escola”, e é um dos três braços criados pelo projeto “Cultura é Currículo”, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. “O Cinema Vai à Escola” distribuiu às escolas de ensino médio do estado de São Paulo equipamentos e acervo de filmes em formato DVD junto com um material didático de apoio. Esse material, intitulado “Luz, Câmera... Educação!”, desenvolvido entre 2008 e 2015, consiste em quatro cadernos propostos para uso do professor, os quais problematizam o cinema e seus usos na educação, bem como fornecem encaminhamentos de prescrições, com mais quatro conjuntos de roteiros prescritivos avulsos, destacando como os filmes selecionados podem ser utilizados em sala de aula. O “Luz, Câmera… Educação!” está dividido em várias publicações, e quatro delas, devidamente encadernadas, foram lançadas: os números 1 e 4 do “Caderno de Cinema do Professor”, contendo prescrições de atividades valendo-se de filmes; e o “Caderno de Cinema do Professor” 2 e 3, contendo uma série de artigos e entrevistas sobre os usos e as características do cinema. Os conteúdos das publicações mencionadas, as atividades, os artigos e as entrevistas dirigidas para as aulas de história, especialmente as que têm como foco as narrativas e as atividades sobre o passado, são o objeto desta dissertação. As percepções de passado criadas por esse grupo prescritivo são ponto central deste trabalho, uma vez que suas propostas de atividades buscam construir conhecimentos sobre o passado valendo-se de filmes. Logo, a relação criada entre passado e presente nas atividades baseando-se nos filmes prescritos constitui o eixo principal do presente trabalho. Aliado a isso, refletir sobre os usos e desusos do cinema nas aulas de história compõe esse eixo central apresentado, buscando não apenas formas, mas propostas para os usos do cinema na prática docente, tendo como foco a autonomia docente, o letramento midiático e as problemáticas envolvidas nos usos comuns do cinema na educação.
Palavras-chave
Ensino de História; Cinema; Linguagens; Autonomia Docente; Letramento Midiático; ProfHistória
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LUCIALINE DUARTE SILVA VIANA FONTES LITERÁRIAS E A CONSTRUÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA 2017 ANA ELISETE MOTTER UFT
Resumo
Este trabalho é a descrição e análise da aplicação de uma metodologia de produção de conhecimento histórico com uma turma da 3ª série, do Ensino Médio, do Colégio da Polícia Militar – Unidade III, localizado na cidade de Araguaína/TO. Dedicamonos a usar a referida metodologia com a turma em questão, porque, como Lee (2006), acreditamos que um dos mecanismos que podem estimular um genuíno processo de ensino e aprendizagem em história é o de oportunizar, aos discentes, um entendimento do saber-fazer historiográfico. Pois, desta forma, há a possibilidade dos educandos entenderem que a História não é apenas um conhecimento de lembranças de eventos passados, mas, sim, o resultado de um processo cognitivo e social. Como fonte empírica, desse exercício de construção de saberes históricos, feito em sala de aula, lançamos mão da literatura. Afinal, a narrativa literária representa uma dada realidade e, apesar de não ter o compromisso com o factível,como é o caso da narrativa histórica, na tentativa de se fazer crível, se remete a um “como poderia ter sido”. É o verossímil, que nos permite antever traços da época em que os escritos literários foram produzidos e tornam a literatura uma fonte riquíssima para a produção de conhecimento histórico. No trabalho, abordamos às relações entre História e Literatura, destacando as atuais discussões sobre essas duas modalidades de representação da realidade, descrevemos o processo de preparação da turma, para a aplicação do procedimento didático proposto e,seguindo reflexões de estudiosos da chamada Educação Histórica, analisamos as narrativas, produzidas pelos discentes, sobre os traços de historicidade, vislumbrados nas fontes literárias trabalhadas.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Literatura, História
Link
dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JULIANA DE ALMEIDA FREITAS RPG MEDIEVO IBÉRICO: A INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS COMO UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE IDADE MÉDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017 ALINE DIAS DA SILVEIRA UFSC
Resumo
Esta dissertação apresenta os passos da construção do jogo de RPG Medievo Ibérico, desenvolvido para a abordagem do conteúdo de idade média com os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. O jogo se passa no califado de Córdoba na segunda metade do século X, tendo como foco a biblioteca do califa Al-Hakan II e sua relação com diferentes bibliotecas nas regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo. Reunidos em pequenos grupos os alunos receberão missões para trazer à biblioteca novos manuscritos selecionados por Lubna, bibliotecária do califa e importante intelectual do período. Como apoio ao professor e ao desenrolar das missões, foi construído um banco de dados com diversas fontes onde os estudantes poderão encontrar soluções para as dificuldades do jogo. Este RPG apresenta uma estrutura clássica onde o professor, representando Lubna, será o mestre da narrativa, as ações dos alunos/personagens serão medidas pele rolar de dois dados de seis lados, e as missões e atividades mais complexas serão realizadas pelos alunos em casa. Ao longo dos capítulos desta dissertação está o processo teórico da construção do jogo, desde as discussões sobre o uso pedagógico dos jogos e outras mídias em sala de aula, até o diálogo com as produções historiográficas sobre a temática do jogo. Esta dissertação não se propõe a ser um modelo a ser reproduzido pelo professor, mas um conjunto de possibilidades para a abordagem do medievo no ensino fundamental.
Palavras-chave
Profhistória, RPG – Medievo Ibérico – Ensino de História – Islamismo Link:
Link
Dissertação