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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JOSÉ HUMBERTO GOMES BARBOSA A GUERRILHA DO ARAGUAIA: MEMÓRIA, ESQUECIMENTO E ENSINO DE HISTÓRIA NA REGIÃO DO CONFLITO 2016 EUCLIDES ANTUNES DE MEDEIROS UFT
Resumo
A Guerrilha do Araguaia é considerada uma das páginas mais sombrias e difusas da ditadura civil-militar (1964-1985). O movimento ocorreu no sul dos Estados do Pará e do Maranhão e no norte de Goiás (atual Estado do Tocantins). O conflito armado, que se desenvolveu dos anos de 1972 a 1974, constitui-se em um tema ainda pouco pesquisado. Embora bastante comentado, a maioria dos trabalhos que o focalizam foi feita por jornalistas. Nossa pesquisa se propõe a perceber como, depois de mais de quatro décadas, as memórias desse episódio estão sendo trabalhadas em sala de aula no perímetro do conflito e se esse tema tem sido abordado nos livros didáticos de história adotados pelas escolas pesquisadas. Dessa forma, problematizamos as diversas memórias históricas ou sociais já consolidadas, em que pese a escassa bibliografia pertinente. Nesse sentido, discutimos as narrativas de professores das redes estadual e municipal de ensino, além de apresentarmos um capítulo propositivo.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Guerrilha do Araguaia, ditadura civil-militar
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DISSERTAÇÃO
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARCELO MARCOS DE ARAÚJO A UTILIZAÇÃO DO MECANISMO DE BUSCA DO GOOGLE NA PESQUISA E NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES 2016 BRAZ BATISTA VAS UFT
Resumo
As tecnologias, quando bem utilizadas, podem trazer benefícios para a sociedade, facilitando a realização de nossas necessidades. A internet pode contribuir sobremaneira para a concretização dos objetivos voltados tanto para o lazer quanto para os negócios e os estudos. Para a educação, esta pode se tornar uma importante ferramenta, desde que bem utilizada por professores, em sala de aula e extraclasse, em atividades e pesquisas. O objetivo deste estudo é propiciar aos professores diálogos e possibilidades para a utilização do mecanismo de busca Google como ferramenta para a pesquisa e ensino de História. Esta ferramenta possui alguns aplicativos que podem ser utilizados na área de educação, e podem, de alguma forma, auxiliar aos professores em suas atividades e propostas voltadas para o aprendizado, e, aos alunos em seu aprendizado de História por meio de uma importante ferramenta tecnológica. Trata-se, assim, de estudo exploratório sobre metodologias que incorporem a utilização do mecanismo de busca do Google ao processo de ensino-aprendizagem de História, com foco nas perspectivas de trabalho do professor.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, novas tecnologias
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DISSERTAÇÃO
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RAFAEL DA SILVA ASSIS OS ÍNDIOS DO TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO 2016 EUCLIDES ANTUNES DE MEDEIROS UFT
Resumo
Esta pesquisa apresenta um diálogo entre obras acadêmicas e o ensino básico, e um confronto entre história oficial e memória subterrânea. Durante muito tempo, ouvimos não existir mais índios no estado do Piauí. As narrativas escritas dão destaque ao extermínio, considerando o século XIX como marco do fim dos indígenas no estado do Piauí. Investigando as narrativas da tradição oral percebemos divergências entre narrativa oral e escrita, subterrânea e oficial (POLLAK, 1989). Acreditamos que há um abuso de memória a cerca do extermínio das populações indígenas do Piauí. As narrativas trabalhadas principalmente em sala de aula contribuem para a formação de uma identidade que se distancia, silencia e esquece os povos nativos como elemento de formação do povo piauienses. Nessa perspectiva problematizemos três obras acadêmicas, que são recorrentemente usadas no ensino básico, por seguinte trabalhamos com as memórias subterrâneas que divergem com a história oficial, nesse sentido recorremos a uso de entrevistas. Em um terceiro momento trabalhamos com o ensino de história indígena e como os professores trabalham a temática na disciplina de História do Piauí.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, índios, território Serra da Capivara, memória, Ensino de História Indígena
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DISSERTAÇÃO