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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARIANA MENDES LINS LINHAS DO TEMPO: TRABALHANDO TEMPO E TEMPORALIDADES COM ALUNOS DO 6º ANO 2016 ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO UFRJ
Resumo
Reconhecendo a importância do estudo de tempo e temporalidades como estruturante do conhecimento histórico, esta dissertação tem como objetivo propor oficinas para desenvolver estas noções entre alunos no 6° ano do ensino fundamental. Partindo desta ideia, as oficinas foram construídas a partir do filme “De Volta para o Futuro II” propondo uma confecção de linhas do tempo com os alunos, utilizando o cinema como fonte em sequência didática. Em diálogo com autores da Teoria da História (Paul Ricouer, François Hartog e Reinhart Koselleck) juntamente com o pensamento de pesquisadoras do ensino de história e currículo (Ana Maria Monteiro e Carmem Teresa Gabriel) e ainda Elizabeth Macedo, do campo de currículo, as oficinas foram propostas oferecendo estratégias para desenvolver com alunos deste ano de escolaridade noções de sucessão, duração, simultaneidade, deslocamentos e ritmos fundamentais para pensar a história como disciplina capaz de articular passado, presente e futuro.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Tempo e temporalidades; História-currículo; Sexto ano
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CLEMIR BARBOSA DO NASCIMENTO "ABRAM ALAS PARA A HISTÓRIA: DA CONCEPÇÃO DO ENREDO À SAPUCAÍ: OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA COMO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE" 2016 MARCIA DE ALMEIDA GONÇALVES UERJ
Resumo
Este trabalho problematiza os desfiles das escolas de samba, em particular os que possuem como enredo temas históricos, como uma ferramenta didática para auxiliar os professores de História das escolas do sistema prisional. A dissertação apresenta o surgimento das escolas em regime de privação de liberdade e a ligação das escolas de samba com a História e com a cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, analisa a discussão do conceito de patrimônio e suas variações, passando pelas atuais políticas de patrimonialização no Brasil e pelos processos de reconhecimento do samba do Rio de Janeiro como patrimônio cultural imaterial do Brasil e das escolas de samba que desfilam no município do Rio de Janeiro como patrimônio cultural imaterial da cidade. Apresenta também um guia prático para professores das escolas do sistema prisional que tem como objetivo a execução de um projeto pedagógico cuja culminância é a montagem de um desfile de escola de samba, através de maquete, e uma exposição do processo criativo do mesmo.
Palavras-chave
Profhistória. Ensino de História. Escolas Prisionais. Patrimônio Cultural Imaterial. Samba. Escolas de Samba. Cidade do Rio de Janeiro.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
QUINCAS RODRIGUES DE SOUZA O USO DE FONTES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2016 CARMEN TERESA GABRIEL LE RAVALLEC UFRJ
Resumo
Partindo de um questionamento do modelo atual de ensino e especificamente do ensino de História, o presente estudo pretende sistematizar e analisar uma experiência de ensino que busca romper com algumas amarras dos currículos tidos como tradicionais, numa escola privada na zona sul do Rio de Janeiro. Procuro discutir a proposta escolar de um currículo integrado por procedimentos, que em nosso entender pode ajudar nos desafios colocados para e pelo ensino de História. Analiso essa construção curricular mobilizando as discussões curriculares atuais, refletindo sobre os conceitos de interdisciplinaridade. Procuro apresentar também o debate historiográfico sobre a importância do uso de fontes na produção do conhecimento histórico e suas implicações para pensar um currículo de história por procedimentos da educação básica na pauta da interdisciplinaridade. Para entender o funcionamento da proposta, analiso sequências didáticas inscritas nessa proposta de organização curricular, experimentadas e vivenciadas com um grupo de alunos/as.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História, Currículo; Fontes; Interdisciplinaridade
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dissertação