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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
THAIS ELISA SILVA DA SILVEIRA IDENTIDADES (IN)VISÍVEIS: INDÍGENAS EM CONTEXTO URBANO E ENSINO DE HISTÓRIA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO 2016 MARCIA GONÇALVES UERJ
Resumo
Este trabalho é um material didático para a implementação nas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro da lei 11.645/08, que inclui a história e a cultura indígena no currículo obrigatório do ensino básico no Brasil. Ele parte do princípio de que a compreensão da população indígena a partir do paradigma da colonialidade, impede que grande parte das pessoas perceba as transformações passadas por aqueles povos ao longo dos séculos, ao mesmo tempo em que leva a uma percepção precária de sua presença no espaço urbano, especialmente na região metropolitana do Rio de Janeiro, que possui uma considerável população indígena, assim como descendentes diretos, que convivem diariamente com o restante da sociedade, inclusive nas salas de aula, mas que são invisíveis. Este material é composto de uma exposição sobre indígenas em contexto urbano, um caderno de atividades e um texto dissertativo que explicita as opções teóricas e metodológicas adotadas.
Palavras-chave
Profhistória. Ensino de História Lei 11.645/08. Indígenas em Contexto Urbano
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARTA CRISTINA SOARES DILE ROBALINHO OS OBJETOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR PARA O SÉCULO XIX NO MUSEU DA REPÚBLICA 2016 CARINA MARTINS COSTA UERJ
Resumo
A dissertação versa sobre como podemos pensar o Ensino de História a partir da leitura de objetos museais e patrimônio. A pesquisa foi realizada com objetos pertencentes ao século XIX da exposição do Museu da República, no Rio de Janeiro, e com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. O recorte dos objetos se deu naqueles pertencentes ao Barão de Nova Friburgo, portanto relacionados ao período Imperial. Realizamos a pesquisa no Museu da República sobre a biografia desses objetos. Os alunos participaram da análise e leitura desses objetos proporcionando uma aproximação entre o saber do museu e o saber da sala de aula. Em todo o processo estivemos atentos às falas e idéias dos alunos. A partir desse exercício tivemos subsídios para a elaboração do roteiro do aplicativo. Apresentamos, no final da dissertação, a descrição desse roteiro de aplicativo pedagógico que une a leitura desses objetos com as possibilidades do aluno criar e interagir através do digital.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;História digital;Patrimônio;Museu da República;Objetos
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LUISA DUQUE ESTRADA ROSATI O TEMPO HISTÓRICO EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES 2016 MARIA APARECIDA CABRAL UERJ
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste na elaboração de materiais e propostas didáticas que aprofundem a compreensão e a reflexão sobre o tempo histórico no 6º ano do ensino fundamental, conjugando conteúdos previstos no currículo com o trabalho com conceitos relacionados ao tema em questão. Para isto, buscamos estabelecer um diálogo com alguns dos principais autores que discutem o tempo histórico nos campos da teoria da história e do ensino de história. Como um tema complexo, o tempo suscita debates e permite uma pluralidade de abordagens e perspectivas. Partimos da avaliação de que, a despeito de sua centralidade para o pensamento histórico, o tempo é ainda pouco explorado ou problematizado em sala de aula. O diálogo com a teoria, portanto, nos permitiu pensar de que forma as discussões sobre o tempo histórico se expressam em sala de aula, através tanto das perspectivas temporais dos alunos quanto da forma como os professores podem fazer uso delas. A reflexão sobre a prática de sala de aula nos permitiu definir alguns dos principais desafios a serem enfrentados para uma melhor compreensão do tempo histórico por parte dos alunos do 6º ano.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;tempo histórico
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dissertação