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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANDRÉ LUIS MONTEIRO ENSINO DE HISTÓRIA E AS NARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE A REOCUPAÇÃO DE RONDÔNIA: PROJETO DE COLONIZAÇÃO PAULO DE ASSIS RIBEIRO (1974-1984) 2020 MARIA DO SOCORRO DE SOUZA ARAÚJO UNEMAT
Resumo
A presente dissertação está alinhada com o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA – vinculado à Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Cáceres. A pesquisa tem por objetivo analisar o processo de reocupação do Território Federal de Rondônia no contexto da Ditadura Civil-Militar, em especial o Projeto Integrado de Colonização (PIC) Paulo de Assis Ribeiro (PAR), projeto este que deu origem à reocupação da Região de Colorado do Oeste e cidades vizinhas, para entender e explicar as razões oficiais da reocupação, bem como as motivações das pessoas que se deslocaram em grande número do Centro-Sul do Brasil para o Sul de Rondônia. E ainda, como objetivo introduzir a história local de Colorado do Oeste construída a partir dessa pesquisa no ensino de história do Sul de Rondônia. Como um projeto de colonização oficial, na reocupação do sul de Rondônia, entre as décadas de 1970 e 1980 está também o registro de uma migração intensa oriunda de vários estados brasileiros que modifica a densidade demográfica da região. Por meio dessa pesquisa foi possível produzir uma narrativa histórica para dar visibilidade às peculiaridades que as memórias sobre esse lugar possam nos trazer e contribuir para a construção da história local dessa região, trazendo à tona a participação dessas pessoas na construção desse lugar e os colocando como sujeitos nesse enredo. Contribuindo com o ensino de história, temos como parte desta dissertação a produção de um material pedagógico que se materializa por meio de uma proposta de Unidade Temática Investigativa. Dessa forma o produto pedagógico servirá como ferramenta para auxiliar os professores de história a abordarem a história local de Colorado do Oeste vinculada a história do PIC PAR.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; História Local; Rondônia.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANDRÉ LUIS MONTEIRO ENSINO DE HISTÓRIA E AS NARRATIVAS DE MEMÓRIAS SOBRE A REOCUPAÇÃO DE RONDÔNIA: PROJETO DE COLONIZAÇÃO PAULO DE ASSIS RIBEIRO (1974-1984) 2020 MARIA DO SOCORRO DE SOUZA ARAÚJO UNEMAT
Resumo
A presente dissertação está alinhada com o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA – vinculado à Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Cáceres. A pesquisa tem por objetivo analisar o processo de reocupação do Território Federal de Rondônia no contexto da Ditadura Civil-Militar, em especial o Projeto Integrado de Colonização (PIC) Paulo de Assis Ribeiro (PAR), projeto este que deu origem à reocupação da Região de Colorado do Oeste e cidades vizinhas, para entender e explicar as razões oficiais da reocupação, bem como as motivações das pessoas que se deslocaram em grande número do Centro-Sul do Brasil para o Sul de Rondônia. E ainda, como objetivo introduzir a história local de Colorado do Oeste construída a partir dessa pesquisa no ensino de história do Sul de Rondônia. Como um projeto de colonização oficial, na reocupação do sul de Rondônia, entre as décadas de 1970 e 1980 está também o registro de uma migração intensa oriunda de vários estados brasileiros que modifica a densidade demográfica da região. Por meio dessa pesquisa foi possível produzir uma narrativa histórica para dar visibilidade às peculiaridades que as memórias sobre esse lugar possam nos trazer e contribuir para a construção da história local dessa região, trazendo à tona a participação dessas pessoas na construção desse lugar e os colocando como sujeitos nesse enredo. Contribuindo com o ensino de história, temos como parte desta dissertação a produção de um material pedagógico que se materializa por meio de uma proposta de Unidade Temática Investigativa. Dessa forma o produto pedagógico servirá como ferramenta para auxiliar os professores de história a abordarem a história local de Colorado do Oeste vinculada a história do PIC PAR.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; História Local; Rondô
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ALEX CARBONEL PEREIRA AS MARCAS DA TERRA NAS MEMÓRIAS E SABERES HISTÓRICOS: OS CALOS DO SABER 2020 MARION MACHADO CUNHA UNEMAT
Resumo
Nesta Dissertação destaca-se o estudo do processo migratório pelos trabalhadores da terra na constituição da cidade de São José dos Quatro Marcos/MT, entre as décadas de 1960 e 1980. Com o objetivo de analisar e explicitar narrativas e saberes históricos para apreender as representações sociais produzidas sobre as marcas da terra, por meio das memórias da cidade. Sob a metodologia da História oral, utilizamos princípios da pesquisa qualitativa com caráter exploratório que somaram a documentos impressos da constituição do território em cidade, quer dizer, esta cidade constituída enquanto ambiente de memórias, compôs-se, reformulou e eliminou alguns saberes em detrimento de outros. As narrativas, nessa medida, balizaram o campo empírico da pesquisa. Portanto, essa pesquisa histórica direcionada para o Ensino de História se apresenta como possibilidades de conscientização no movimento com a História local com uma educação que valorize o conhecimento e experiências históricas dos sujeitos do local de pertencimento de alunos e professores e, em nosso caso, da cidade de São José dos Quatro Marcos/MT. Do processo de apreensão do objeto, a cidade de São José dos Quatro Marcos foi arregimentada por meio dos “jogos de poder” (promovido pelo Estado e capital econômico) que legitimavam e postulavam, em última instância, a capitalização da terra sob o movimento do mercado e da desvalorização dos calos do saber (as experiências e conhecimentos produzidos pelos próprios trabalhadores da terra), em nome da modernização.
Palavras-chave
ProfHistória. Ensino de História. Terra. Conscientização. Memórias
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Dissertação