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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RICARDO PINHO O TEMPO DO ENGENHO: A MODERNIZAÇÃO RECENTE DE FLORIANÓPOLIS CONSIDERADA A PARTIR DA TRAJETÓRIA E OBRA DO GRUPO ENGENHO. HISTÓRIA E FONTES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 2016 CARLOS EDUARDO DOS REIS UFSC
Resumo
Entre as décadas de 1960 e 1980, Florianópolis passou por um período de rápidas transformações, deixando de ser uma pacata e provinciana cidade de aspecto colonial para se tornar uma pequena metrópole moderna e um polo internacional de turismo. O final desse processo foi vivenciado por um grupo musical que, no início da década de 1980, pôde ser considerado pela crítica local como “o mais famoso grupo de Santa Catarina”, compondo e interpretando canções que falam do modo de vida e da cultura das comunidades de pescadores-agricultores espalhadas pelas praias da Ilha de Santa Catarina. Determinadas condições históricas possibilitaram a existência desse grupo, cujas representações a respeito da cidade podem ser tomadas como fontes históricas, representações de sua experiência no tempo. Esta dissertação se propõe dois objetivos complementares: fazer uma narrativa acerca da história da cidade que contribua para a compreensão do Grupo Engenho enquanto possibilidade histórica e compor um conjunto de documentos acerca dessa história, que possa ser empregado por professores e professoras no ensino básico.
Palavras-chave
Modernização; Florianópolis; Grupo Engenho; Ensino de História; História Local; Fontes Históricas.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
SAMUEL PEREIRA MARCOLIN ESCRITAS DE SI: MEMÓRIAS E NARRATIVAS HISTÓRICAS DE ESTUDANTES DA EJA FLORIANÓPOLIS 2016 CRISTINA SCHEIBE WOLFF UFSC
Resumo
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de história. A Pesquisa foi desenvolvida junto a um núcleo de jovens e adultos no município de Florianópolis, no ano letivo de 2015, com o objetivo de traçar as possibilidades do ensino de história a partir das narrativas e memórias da/os estudantes. Este trabalho buscou desenvolver uma ação educativa levando em consideração a pesquisa como princípio educativo, modelo de educação que estrutura a educação de jovens e adultos do ensino fundamental no município de Florianópolis. As narrativas das memórias desta/es estudantes foram mobilizadas a partir de entrevistas que foram posteriormente problematizadas individual e coletivamente. O objetivo desta ação foi desenvolver , a partir desta problematização, uma pesquisa junto aos estudantes da EJA. O trabalho de pesquisa junto aos estudantes seguiu o modelo de educação estabelecido pela EJA no município. Durante este processo, as entrevistas da/os estudantes foram transcritas e problematizadas, visando ao final, a criação de uma problemática coletiva que respeitasse os interesses individuais, que foram levantados a partir das narrativas de suas memórias. Após esta ação, uma pesquisa coletiva foi desenvolvida junto aos estudantes, que seguiu a estrutura de etapas desenvolvidas pelo modelo de educação da EJA em Florianópolis e buscou abrir espaço para as singularidades do ensino de história neste contexto.
Palavras-chave
Ensino de história; História de vida; Memória; Narrativa; Educação
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MAGNA ABRANTES RODRIGUES HISTÓRIA, ENSINO E MÚSICA: O ROCK BRASILEIRO DA DÉCADA DE 1980 2016 MARTHA VICTOR VIEIRA UFT
Resumo
Este trabalho tem como tema o uso da música, mais especificamente o Rock Nacional, em sala de aula, como fonte para se compreender a década de 1980, período onde esse gênero musical foi mais expressivo. Buscamos entender os desdobramentos culturais e políticos através das letras das músicas e do comportamento desses cantores que tocavam o coração da juventude através das suas letras. A escolha do rock se deu por uma tentativa de maior aproximação com alunos, por ser um gênero musical considerado sempre jovem. O nosso objetivo principal é contribuir com a melhoria do Ensino de História e vemos na música um caminho para isso. Debatemos o uso da música como fonte historiográfica, fizemos um diagnostico de como o aluno e o professor veem a música como opção metodológica, porque considero importante ouvir a voz dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem. Analisamos o Rock como uns dos formadores de identidade da juventude e buscamos, por meio da letra de cada uma dessas músicas, ler a realidade da sociedade brasileira tanto na década de 1980 e perceber como, tanto tempo depois, as reivindicações postas naquele contexto da história do Brasil não foram superadas e ainda são recorrentes na nossa realidade atual. Achamos importante fazer a aplicação de uma dessas aulas propostas para perceber a receptividade do aluno e se foi realmente possível alcançar aquilo que foi proposto inicialmente, uma aula mais dinâmica, participativa, onde o aluno fosse capaz de ler um documento histórico e compreender.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Música, Rock
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Dissertação