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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FELIPE SILVA VEDOVOTO O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E PRÁTICA DOCENTE EM MATO GROSSO DO SUL 2018 MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES UEMS
Resumo
Esta dissertação pretende apresentar como a prática docente em História vem se efetivando nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Mato Grosso do Sul e como os conteúdos históricos têm sido abordados nessa etapa de ensino. Além disso, visa compreender qual o perfil profissional dos professores (grande parte formados em Pedagogia), os desafios e dificuldades enfrentadas por eles e qual sua concepção sobre diversos elementos que envolvem a prática cotidiana, incluindo quanto ao seu preparado para ensinar História às crianças. Para esta investigação foram coletados dados de caráter amostral por meio de questionários respondidos por professores que atuam no ensino público estadual nos municípios de Amambai, Dourados, Itaquiraí, Naviraí, Paranhos e Ponta Porã, situados na região sul do estado. As informações foram analisadas levando em consideração a produção acadêmica na área, reunida por meio do levantamento bibliográfico, e também pelas legislações e documentos norteadores produzidos pelo poder público, como a LDB, os PCN’s de História, Resoluções e o Referencial Curricular da SED/MS. Por meio das reflexões observou-se que o ensino de História nos anos iniciais é um campo de estudo que começa a se consolidar, mas que em alguns momentos tende a estigmatizar o professor pedagogo que, apesar da ausência de materiais didáticos, demandas internas e externas e problemas pertinentes à formação inicial e continuada, tem se adaptado mediante sua experiência ao ministrar os conteúdos históricos. Sugere ainda alguns pontos de partida rumo à valorização profissional e melhoria do ensino de História nos anos iniciais.
Palavras-chave
Ensino de História; Saberes e práticas no espaço escolar; Escola, currículo e ensino de História; Anos Iniciais; Ensino Fundamental; Experiências e prática docente.
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CRISTIANE MARIA BARBIERO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL PARA CRIANÇAS: (RE)CONSTRUINDO HISTÓRIAS DE PARANHOS 2018 VIVIANE SCALON FACHIN UEMS
Resumo
Esse trabalho objetivou compreender parte do processo histórico envolvendo o município de Paranhos em Mato Grosso Sul e sistematizar os resultados obtidos em um material didático para uso de alunos e professores dos anos iniciais da Educação Básica. Considerando a importância das relações históricas locais, principalmente por sua proximidade com as questões que permeiam o cotidiano dos alunos e motivados pela pequena incidência de pesquisas e produção historiográfica local, nos propusemos a fazer um estudo sobre algumas questões, como a presença histórica e quase desconhecida do Forte do Iguatemi no município, bem como as relações estabelecidas pelos indígenas Guarani e Kaiowá que correspondem a mais de um terço da população local, e o processo de mudanças pelo qual passou a vila de Taquaperi e também Paranhos desde quando configurava-se como povoamento de Ipehum. Como fontes de pesquisa, optamos pela utilização de documentos e também narrativas orais coletadas por meio de entrevistas. Os dados levantados nos permitiram analisar o tema sob diversos aspectos, principalmente quanto às questões econômicas relacionadas ao processo de formação do município e suas implicações nas dinâmicas sociais locais. Como produto das reflexões, buscamos elaborar uma cartilha para ser utilizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em conta importantes aspectos historiográficos e didáticos que possibilitarão melhor estudo e compreensão da História nessa etapa de ensino.
Palavras-chave
Ensino de História, História Local, Currículo, Prática docente, Livro Didático
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CARLOS MONTEIRO ALVES DITADURA MILITAR BRASILEIRA: MEMÓRIA E ENSINO EM TEMPOS DE REDEMOCRATIZAÇÃO 2018 DIOGO DA SILVA ROIZ UEMS
Resumo
O tema principal deste trabalho é a História Política do Brasil Contemporâneo. Neste trabalho, analisamos o depoimento de militares e civis que tiveram relação direta com a Ditadura Militar Brasileira, tendo como escopo identificar conceitos que essas pessoas retomam para explicar o processo político-social vivido no período 1964/1985. A partir da identificação de tais conceitos construímos um dicionário que, pretende ser útil ao professor para problematizar os acontecimentos históricos do período em sala de aula. As fontes utilizadas aqui foram seis depoimentos retirados da Coletânea 31 de Março: O Movimento Revolucionário e sua História, da Coleção Memória Militar Sobre a Abertura, e dos depoimentos coletados pela Comissão Nacional da Verdade. Todas essas foram analisadas sob a perspectiva de autores que abordam os estudos sobre a memória. É notável na pesquisa que, os depoimentos de militares favoráveis ao Golpe de 1964 procuram justiçá-lo, e para isso fazem esboço do contexto internacional, do risco do comunismo no Brasil, e apontam para o apelo popular pela intervenção, assim como da relativização da ditadura vivida. Nos depoimentos civis, especialmente coletados pela Comissão Nacional da Verdade, pulsa as denúncias sobre as torturas sofridas.
Palavras-chave
Ensino de história; Memória; Ditadura Militar
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