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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 262 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RAFAEL GUEDES NEGRITUDE E SAMBAS ENREDO NO CARNAVAL DE 1988: A CAIXA DO SAMBA E OS G.R.E.S BEIJA FLOR, MANGUEIRA, TRADIÇÃO E VILA ISABEL EM INTERFACE COM O ENSINO DE HISTÓRIA 2019 VERA LÚCIA BOGÉA BORGES UNIRIO
Resumo
Negritude e Sambas enredo no Carnaval de 1988: a Caixa do Samba e os G.R.E.S. Beija-Flor, Mangueira, Tradição e Vila Isabel em interface com o ensino de história. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. 185 f. A dissertação tem como objetivo principal discutir a negritude em seus diferentes alcances e abordagens com destaque para as questões associadas às identidades étnico-raciais, às interações culturais, ao racismo, às desigualdades sociais e ao preconceito. Para tanto, o gênero musical samba-enredo que se consolidou no Brasil desde os primórdios como um veículo de manifestação cultural e de transmissão de tradições e valores da população majoritariamente negra merece destaque na reflexão apresentada. Como produto final, a Caixa de Samba constitui um conjunto de atividades que articula as questões da negritude com a música a partir da seleção de quatro sambas enredo referentes aos Grêmios Recreativos Escolas de Samba Beija-Flor, Mangueira, Tradição e Vila Isabel que no ano de 1988 abordaram temas relacionados à negritude em função das celebrações por ocasião do centenário da abolição da escravidão no país. Neste sentido, a discussão conceitual acerca da cultura popular, da indústria cultural e da consciência histórica é realizada nos diferentes capítulos.
Palavras-chave
Profhistória - Ensino de História - Negritude; Samba Enredo; Cultura Popular; Escola de Samba; Caixa de Samba; Consciência Histórica; Beija-Flor; Mangueira; Tradição; Vila Isabel.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FÁBIO LIMA MESQUITA – RJ EM FOCO: A HISTÓRIA DA BAIXADA FLUMINENSE E AS RELAÇÕES IDENTITÁRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2019 ANITA CORREIA DE LIMA ALMEIDA UNIRIO
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo demonstrar possibilidades de utilização da história local como meio de promoção do ensino de História na educação básica. Para isso, escolhi como objeto de estudo a cidade de Mesquita, localizada na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, onde trabalho como professor da disciplina História nos anos finais do ensino fundamental. Para ensinar a história da Baixada Fluminense, tendo como foco a história da cidade de Mesquita – RJ, procurei desenvolver atividades multidisciplinares compostas por três oficinas pedagógicas. A primeira oficina conta com a utilização da ferramenta Google Street View, criada pela empresa norte-americana Google. A segunda tem um caráter lúdico, sendo composta por um jogo da memória com regras próprias. A terceira tem a característica da utilização de documentos em sala de aula na forma de arquivos simulados. Todas as oficinas foram confeccionas durante o ano de 2018 com a participação dos meus alunos.
Palavras-chave
Profhistória - Ensino de História - Historia local; Novas tecnologias; Jogos educativos; Arquivos simulados; Protagonismo estudantil
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ALESSANDRO BAPTISTA ENTRE PEDRAS E PAPÉIS: DA ESCOLA NORMAL AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, IDENTIDADES DELINEADAS NA CONSTRUÇÃO DE SUA SEDE E NOS PERIÓDICOS ESTUDANTIS PHAROL (1880-1881) E O TANGARÁ (1953-1957). 2019 ANITA CORREIA LIMA DE ALMEIDA UNIRIO
Resumo
Entre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede e nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957). 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. O presente trabalho se propõe a pensar sobre as possibilidades de utilização da história do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) na prática do ensino de História. Tal proposta tem como objetivo fazer com que os alunos e alunas do Iserj possam conhecer a história da instituição, identificando-se como parte integrante dela, construindo laços de pertencimento necessários à sua preservação, valorização e defesa. Buscando alcançar esses objetivos, a pesquisa se desenvolve no intuito de conhecer o histórico de sua sede atual, fundada em 1930, expressando uma concepção de educação, a Escola Nova, e um movimento artístico, o Neocolonial; e delinear as identidades discentes através dos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957). Por fim, como produto pedagógico, propõe-se a confecção de uma Caixa de Oficinas, onde estão reunidas as oficinas sugeridas a partir do levantamento de fontes realizado para esta Dissertação.
Palavras-chave
Profhistória - Ensino de História - Ensino de História; Identidades; Iserj; Periódicos Estudantis
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Dissertação