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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CLAUDIMIR DE OLIVEIRA ESPINDOLA SABERES E VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PROF. JEAN HÉBETTE (MARABÁ-PA) 2019 DAGMAR MANIERI UFT
Resumo
Neste trabalho, objetivamos identificar as etapas do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de História a partir da história dos saberes e vivências dos estudantes do 8º ano da Escola Família Agrícola Professor Jean Hébette, localizada na Rodovia transamazônica Km 23, cidade de Marabá-Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo com a realização de uma pesquisa-ação, método utilizado com o objetivo de uma visão estratégica que requer a participação dos atores, sendo identificada como uma nova forma de criação do saber, onde as relações entre teoria e prática e entre pesquisa e ação são constantes. Assim, em busca de respostas a temática proposta, contamos com o aporte teórico-metodológico dos autores: FREIRE (1983; 1987; 1997; 2011), THIOLLENT (2009), RÜSEN (2010), SCHMIDT (2009; 2010), entre outros. A partir dos dados produzidos esperamos que estes permitam endossar a possibilidade de progressão do conhecimento apresentado pelos alunos, assim como a eficácia de uma metodologia que estabeleça como pressuposto a relação entre a história de vida dos estudantes e os conhecimentos científicos como forma de aprendizagem da História.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Consciência Histórica, Aprendizagem Histórica, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
KÁSSIO VINICIUS FONTES DE AZEVEDO NEOPENTECOSTALISMO, RAÇA E ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: DISPUTAS DE NARRATIVAS NO ENSINO BÁSICO DO RIO DE JANEIRO 2019 FERNANDO LUIZ VALE CASTRO UFRJ
Resumo
A presente dissertação de mestrado aborda o tema do Neopentecostalismo, Raça e Ensino de História da África: disputas narrativas no ensino básico do Rio de Janeiro. A obrigatoriedade e a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 que versam sobre a inclusão no currículo escolar do ensino de História da África e Educação para as relações étnico-raciais têm causado algumas tensões embora exista sintonias do assunto no ambiente escolar. Os professores de História em geral e alunos, em especial, de origem evangélica (neo) pentecostal têm sido desafiados a tratarem de temas sensíveis que se entrelaçam à religião, ao pensamento social brasileiro e ao processo de ensino-aprendizagem desse campo disciplinar. O Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht na Taquara – Rio de Janeiro serviu para o estudo de caso. No final, há algumas propostas de atividades com os estudantes.
Palavras-chave
Ensino de História, África, Neopentecostalismo, Teologia da Prosperidade, Raça, Evangélicos.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ALINE DE SOUSA LIMA IMPRESSO, ESCOLA E ENSINO DE HISTÓRIA NO ESTUDO DA COLEÇÃO DE LIVROS FUNDADORES DA AMÉRICA LATINA. 2019 MARIA RITA DE ALMEIDA TOLEDO UNIFESP
Resumo
Essa dissertação de mestrado se propõe a um estudo sobre o Ensino de História no tocante a América Latina partindo do material paradidático de ensino de história da América, a coleção Fundadores da América Latina. Essa coleção de livros foi publicada em 2008 pela Fundação Memorial, Fundo de Desenvolvimento da Educação (FDE) e pela SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SEE/SP) para as escolas da rede pública estadual de ensino. A coleção Fundadores da América Latina é composta por seis volumes autorais, em formato bilíngue, português e espanhol, pensada como iniciativa para divulgação e conhecimento das questões latino-americanas nas escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Assim, este estudo se propõe a realizar uma análise do projeto político, pedagógico e editorial desta publicação em diálogo com o ensino de história, segundo bibliografia sobre história do livro e das coleções.
Palavras-chave
Palavras-chaves: Coleção de Livros; Ensino de História; América Latina; ProfHistória
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Dissertação