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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LARISSA DA SILVA MANARA AS REPRESENTAÇÕES DO SEGUNDO REINADO EM LIVROS DIDÁTICOS. 2020 ROGÉRIO DA PALMA UEMS
Resumo
Universidade Estadual de Mato Grosso do sul Resumo: Os livros didáticos são o principal suporte metodológico oferecido aos professores e alunos da Educação Básica no Brasil, já que são distribuídos gratuitamente pelo Estado brasileiro através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Essa dissertação teve por objetivo analisar como o Segundo Reinado no Brasil é abordado em três livros didáticos: Projeto Apoema (MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane de, 2015); Projeto Mosaico (VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno, 2016); História: sociedade e cidadania (BOULOS JÚNIOR, Alfredo, 2015) utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e aprovados pelo PNLD de 2017 e propor metodologias referentes a formas de se trabalhar esse conteúdo em sala de aula. A pesquisa se desenvolveu mediante a realização de debates sobre o processo de construção dos guias do PNLD, discussões sobre como os conceitos de Monarquia, Parlamentarismo e República, considerados essenciais para a compreensão do conteúdo analisado, são trabalhados nos livros fonte da pesquisa, além de reflexões sobre o suporte metodológico oferecido aos professores contido no manual do professor. Após as análises feitas dos guias do PNLD é possível constatar que os mesmos tiveram papel importante no processo do aprimoramento da qualidade dos livros didáticos distribuídos às escolas públicas, mas também representam uma interferência do Estado sobre o que deve ser ensinado nas escolas brasileiras. Em relação aos conceitos os três livros apresentam falhas, mas cumprem com o papel de serem um dos suportes metodológicos de ensino para os professores que os utilizarem, mas não os únicos. Palavras-chave: Ensino de História; Estudantes indígenas; Identidade; Escola urbana; Educação Escolar de Indígenas
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Segundo Reinado; Livro didático; Aprendizagem Histórica; Currículo.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
PEDRO BAMBIL SOUZA IMPACTOS DA EDUCAÇÃO NÃO INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO NA COMUNIDADE PIRÁKUA EM BELA VISTA, MS 2020 SANDRA CRISTINA DE SOUZA UEMS
Resumo
A proposta da pesquisa desenvolveu-se durante reflexões da Prática pedagógica, nas escolas públicas não indígenas de nível médio, em Bela Vista, MS em relação aos povos indígenas da Aldeia Pirákua. Tendo a preocupação de conhecer, valorizar e respeitar as culturas diferentes aos saberes formais oferecidos pelo Estado, bem como a preocupação de entender os significados da busca da apropriação da educação formal tradicional oferecida pela escola não indígena a esses povos. A pesquisa ouviu e entrevistou alunos indígenas do ensino médio, professores, coordenador, lideranças tradicionais e política da aldeia, com perguntas semiestruturadas, como forma de entender como se dá o ensino tradicional não indígena e a sua relação com o ensino não indígena, buscando entender o impacto da educação não indígena na comunidade. Respeitando o contexto cultural dos povos indígenas, a construção da pesquisa se fez através da História Oral, a opção por esse método de pesquisa, se justifica pelo fato do grupo estudado ser portador de vasto conhecimento mantido e transmitido através da oralidade, buscando assim produzir a pesquisa, permitindo que o outro possa se manifestar através de sua própria voz, preservada em sua oralidade e seu lugar de fala. O desenvolvimento do trabalho abordou quatro capítulos, tendo como preocupação historicizar brevemente a ocupação indígena no continente Abya Yala; a ocupação territorial, a política indigenista no Brasil, no Mato Grosso e no atual Mato Grosso do Sul, até situação da atual da etnia Guarani Kaiowá, na aldeia Pirákua em Bela Vista, MS, envolvendo os desafios a serem enfrentados por essa comunidade e possíveis soluções, no campo da educação, tanto tradicional indígena quanto na educação formal não indígena, buscando uma perspectiva de construção de futuro, em harmonia com seus valores tradicionais.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Educação escolar não indígena; Eurocentrismo; guarani/kaiowá; diferentes saberes
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RODRIGO VAREIRO COMPANHONI TEMPO, TERRITÓRIO E HISTÓRIA: PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO -KAIOWÁ E GUARANI 2020 CÉLIA MARIA FOSTER UEMS
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo das percepções de estudantes kaiowá e guarani a respeito do tempo e como esta categoria se apresenta como referência no cotidiano e em suas narrativas históricas. A intenção foi perceber as implicações da temporalidade kaiowá e guarani a partir do conceito nativo de Ára - tempo/espaço, procurando entender as dimensões desta temporalidade em suas narrativas históricas. A contraposição entre a temporalidade kaiowá e guarani com a temporalidade histórica eurocêntrica pode ser facilitadora na análise das representações indígenas presentes na historiografia brasileira e como estas representações estão inseridas nos livros didáticos. A proposta metodológica envolveu a realização de oficinas com essa temática, especialmente com a presença de professores pesquisadores e estudantes kaiowá e guarani. Os resultados destas análises foram incorporados em um material de apoio didático direcionado para professores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, trazendo, a partir da discussão a respeito do tempo histórico, a cosmovisão dos Kaiowá e Guarani para a sala de aula, representada em sua percepção sobre o tempo. Desta forma, o estudo se embasou na proposta do ProfHistória, que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino de História, tornando o professor um pesquisador das suas práticas para aproximar o conhecimento histórico produzido na academia aos conteúdos ministrados em sala de aula e, assim, transformar o ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Ára (tempo/espaço); Kaiowá e Guarani.
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Dissertação