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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ROBERTO DOS SANTOS VIANA CEMITÉRIO MUNICIPAL DE PÉROLA - PR: ESPAÇO DOS MORTOS, VIDAS NARRADAS (1959 - 2018) 2018 SOLANGE RAMOS DE ANDRADE UEM
Resumo
A presente dissertação, com o respaldo da História Cultural, objetiva analisar as maneiras pelas quais uma determinada sociedade se organiza para vivenciar suas relações com a morte. Especificamente aborda o Cemitério Municipal da cidade de Pérola, Estado do Paraná, enquanto espaço produtor de memória da cidade, durante o período de 1959 a 2018. A partir da utilização de fotografias dos espaços do Cemitério, ao abordar os espaços dos mortos enquanto construção das memórias locais, propõe um álbum pedagógico com vistas a contribuir para a prática docente do professor de História, nos anos finais do ensino fundamental.
Palavras-chave
Ensino de História; Álbum Pedagógico; Cemitério Municipal; Memória; Pérola.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ROSELI DA CUNHA SANCHES FRONTEIRAS ÉTNICAS E EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA MUNICIPAL JÚLIOMANVAILER 2018 CÉLIA MARIA FOSTER SILVESTRE UEMS
Resumo
O presente estudo se propõe ao exercício de compreender as razões que levamestudantes das etnias Kaiowá e Guarani a buscarem a escolarização nas escolas urbanas, mesmo tendo à sua disposição a escola indígena diferenciada. O estudo foi feito a partir da observação participante e questionários que foram aplicados aosestudantes indígenas que estão nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e os resultados analisados a partir de documentos oficiais como o Censo Escolar. Os dados foramproblematizados a partir da ótica das relações que sedesenvolvem na escola urbana entre estudantes e professores, a fim de compreender as suas concepções a respeito da escola e do ensino ofertado por ela, além das relações de poder que se estabelecem através dos saberes privilegiados na sala de aula resultando numa fronteira étnica. Também foi analisado o Plano Municipal de Educação de Amambai-MS com o intuito de perceber a dimensão dada para a educação escolar indígena e se há preocupação enquanto política educacional para atender as demandas geradas pelosestudantes indígenas que frequentam as escolas urbanas
Palavras-chave
Ensino de História; Estudantes indígenas; Identidade; Escola urbana; Educação Escolar de Indígenas
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JULIO CESAR SARZI HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ITAQUIRAÍ (1970 – 1980) 2018 GLÁUCIA TAHIS DA SILVA CAMPOS PÉCLAT UEMS
Resumo
Este trabalho analisa como se deu o processo de emancipação política de Itaquiraí em relação ao município de Iguatemi, no início da década de 1980, a partir de narrativas de memória e como esse processo está diretamente ligado às transformações nas relações de poder político desencadeadas com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, no final dos anos de 1970. Como forma de contextualizar o objeto de pesquisa, foi necessária a análise de diversos elementos importantes relacionados à história do Mato Grosso Uno, levando em consideração episódios considerados relevantes em meados do século XIX, até o final da década de 1970 quando aconteceu a separação entre as porções norte e sul do estado de Mato Grosso. O processo de emancipação política de Itaquiraí em relação ao município de Iguatemi privilegiou a análise de diferentes narrativas orais, por meio de entrevistas e das memórias escritas. Observamos a existência de memórias referentes ao episódio político abordado, da mesma forma que também se tornaram evidentes vários silenciamentos em Itaquiraí que se deram a partir da consolidação de determinadas memórias coletivas, o que se evidenciou metodologicamente através da História Oral. O exercício de pesquisa desenvolvido também tem como objetivo propor a aplicabilidade das ideias abordadas ao longo da dissertação nos trabalhos desenvolvidos dentro do Ensino de História para a Educação Básica ao tratar de diversas temáticas importantes aos estudos de História de Mato Grosso do Sul e de História de Itaquiraí através da proposição de abordagens diferenciadas e da discussão de conceitos importantes para o Ensino de História.
Palavras-chave
Ensino de História; Educação Básica; Memória e Identidade; Categorias de Memória; História de Mato Grosso do Sul; História de Itaquiraí
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Dissertação