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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
VIVIANE ALICE DE OLIVEIRA HISTÓRIA QUE SE ENSINA E SE APRENDE NAS COMEMORAÇÕESESCOLARES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM XINGUARA – PA:FESTA JUNINA, DIA DA INDEPENDÊNCIA E DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2018 VASNI DE ALMEIDA UFT
Resumo
A abordagem sobre as comemorações escolares desenvolvidas no Ensino Básicoda cidade de Xinguara, no Estado do Pará, a saber: Festa Junina, Dia daIndependência e Dia da Consciência Negra, apresenta-se como instrumentos eoportunidades para o ensino e aprendizagem em História. Nossa intenção foi a deapresentar as relações entre tais comemorações e o currículo ensinado em sala deaula, ou seja, em que medida ocorre o conhecimento histórico para além dos Conteúdosnos programas e planos dessa disciplina. Por meio de anotações nocaderno de campo, de entrevistas com professores de História e da aplicação dequestionários aos alunos, verifica-se como, e até que ponto, as comemoraçõesanalisadas permitiram o aprendizado em História. As fontes da pesquisa foramanalisadas na perspectiva da cultura escolar, nos termos propostos por DominiqueJulia, André Chervel e AntonioViñaoFrago. Na dissertação, além das análisesconsideradas pertinentes aos professores e alunos, apresentamos uma propostametodológica de Ensino de História relacionado a essa temática, refletindo sobre osusos das comemorações integradas ao currículo, pois verificou-se que estas, além de momentos de descontração e de sociabilidade, se mostram ambientes profícuospara a produção do conhecimento histórico. Discorremos, ainda, sobre aapresentação de um minicurso proposto aos professores da Educação Básica deXinguara, oportunizando aos docentes discussões sobre a aprendizagem histórica apartir dos resultados obtidos na pesquisa.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Comemorações, Currículo, Aprendizagem Histórica
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Dissertaçao
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ODAIR DE SOUZA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2018 ELISONANTONIO PAIM UFSC
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar interfaces de memórias e experiências de professoras de História a partir da análise da implementação da lei 10.639/2003, bem como das orientações emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e sua associação aos princípios da interculturalidade e da decolonialidade. A metodologia adotada foi a análise das mônadas oriundas de entrevistas com professoras de História do ensino médio da Escola Pública Estadual Luiz Carlos Luiz, no município de Garopaba-SC, inspiradas em França (2015) com fundamentação em Walter Benjamin (1984). Orientou-se também na perspectiva da decolonialidade como uma possibilidade epistemológica radical para o rompimento com os saberes eurocêntricos e metodologias e práticas pedagógicas fundamentadas na interculturalidade. Neste sentido,dialogou-se com autores e autoras latino-americanos que postulam a colonização do poder, do saber, do ser, memória e experiência,interculturalidade e interculturalidade na educação. As considerações finais indicam que ainda são necessários cursos de formações continuada e de disciplinas nas licenciaturas que abordem temáticas relacionadas à ERER e à história e cultura africanas e afro-brasileiras, mas ao mesmo tempo aponta por uma série de trabalhos pedagógicos produzidos por professoras/es em suas salas de aula que problematizam as relações étnicorraciais, o preconceito e a discriminação. Como elemento propositivo, indico aos professores/as uma série de livros, artigos, teses, dissertações e vídeos que poderão auxiliar no aprofundamento teórico e prático em Educação para as Relações Étnicorraciais em sala de aula.
Palavras-chave
Ensino de História; Relações Étnicorraciais; memórias e experiências; interculturalidade; decolonialidade
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
GUILHERME BRAUNSPERGER DE LIMA VIEIRA RELIGIOSIDADES EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE HISTÓRIA: HISTÓRIA SOCIEDADE E CIDADANIA (2013) E NOVA HISTÓRIA INTEGRADA (2015) 2018 ELISONANTONIO PAIM UFSC
Resumo
O Livro Didático é uma ferramenta fundamental na prática docente, ele tem no Brasil a diretriz dada pelo Plano Nacional do Livro Didático(PNLD) e tem dentro de seu projeto analisado neste trabalho a função de trabalhar questões étnico raciais inerentes a pluralidade cultural brasileira. As coleções analisadas sob viés da religiosidade dos povos abordados tem como intenção demonstrar a colonialidade das mentes e a influência de que a historiografia eurocêntrica ainda é predominante dentro dos Livros Didáticos e de como as religiosidades dos diferentes povos apresentados são tratadas nas coleções. Analiso as coleções didáticas pelo viés da decolonialidade, me apoiando fundamentalmente em autores como Franz Fanon, Catherine Walsh, HomiBhabha, Arturo Escobar, Walter Mignolo e Stuart Hall. Na análise de Livros Didáticos há aproximação do método de abordagem de Circe Bittencourt e KazumeMunakata.
Palavras-chave
Livro Didático;Decolonialidade;PNLD 2015;Religiosidade
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Dissertaçao