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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MYLENE SILVA DE PONTES VISANI CONSTRUINDO VISIBILIDADES NA CIDADE DE SÃO JOSÉ/SC: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS E AFRODESCENDENTES 2018 MÔNICA MARTINS DA SILVA UFSC
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino de História que problematiza a cidade e seus diferentes espaços de memória articulados ao debate das relações étnico-raciais. A pesquisa promoveu o uso de fontes históricas agenciadas para a reflexão sobre o Patrimônio Cultural articulado à história de povos africanos e afrodescendentes, construindo, em conjunto com alunos (as) de uma turma de oitavo ano do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, reflexões históricas, por meio de debates, discussões, leitura, escrita e análise de documentos que deram origem a um Roteiro Histórico, que visa dar visibilidade à presença de povos africanos e afrodescendentes, questionando os marcos urbanos da cidade de São José/SC. As atividades foram construídas e desenvolvidas a partir dos eixos: análise dos conhecimentos prévios dos (as) alunos(as); atividades de leitura e escrita a partir de textos didáticos sobre o Patrimônio Cultural; análise de diferentes fontes históricas sobre a história dos povos africanos e afrodescendentes; e a cidade como espaço de educação patrimonial por meio de um roteiro histórico. São apresentadas as propostas de atividades, a análise das diferentes etapas de desenvolvimento desse trabalho, refletindo-se sobre alguns elementos da prática pedagógica da professora pesquisadora que é autora da pesquisa e também alguns elementos da recepção dos alunos envolvidos. Por fim, é apresentado um roteiro didático destinado a professores com a finalidade de expor cada uma das etapas da atividade e também uma proposta de percurso pela cidade de São José, por meio de um folder específico, como resultado final do trabalho desenvolvido no decorrer das etapas anteriores.
Palavras-chave
Ensino de História; Patrimônio Cultural; História Local; Povos africanos e afrodescendentes, cidade de São José
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ERIKA MINAS RIBEIRO HISTÓRIA ORAL E HISTÓRIA DO FUNK NAS ESCOLAS 2018 SAMANTHA VIZQUADRAT UFF
Resumo
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada no Colégio Estadual Augusto CezárioDiáz André, nos anos de 2017 e 2018, com alunos das turmas de 7º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se inserir a metodologia de pesquisa científica em sala de aula, a fim de proporcionar análise e promoção da apreensão de conceitos históricos pelos educandos. Assim, a partir da metodologia de História Oral os estudantes elaboraram pequenas narrativas a respeito da História do Funk no Município de São Gonçalo. O trabalho seguiu o campo de pesquisa denominado Educação Histórica, preocupando-se em entender a formação de conceitos históricos e os sentidos dados pelos educandos à História. Ao mesmo tempo, o trabalho com a cultura funk proporcionou a inserção da cultura juvenil no espaço escolar, além de discussões a respeito de gênero, das relações étnico-raciais, da criminalização da pobreza e da presença da História da cultura afro-brasileira.
Palavras-chave
: Ensino de História. Aprendizagem Histórica. História Oral. Memória e Identidade. Funk
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MATEUS BERTOLINO DAS HQS À IMAGINAÇÃO HISTÓRICA: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 2018 PAULO KNAUSS DE MENDONÇA UFF
Resumo
: O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de autores como Paul Ricoeur, IvorGoodson, Umberto Eco, Hayden White e R. G. Collingwood. Trata-se de uma análise sobre a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis nas aulas de História, em que as tramas do Superman são contempladas como referência para a proposição de temas e diálogos a serem desenvolvidos com os alunos. A ideia é criar um meio de, a partir de um texto ficcional excepcional (os quadrinhos), se abrir um campo de possibilidades a uma experiência de aula menos circunscrita à lógica da prescrição curricular e mais atenta às sensibilidades dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em relação àquilo que se é estudado. O público-alvo da proposta são os professores de História apaixonados por quadrinhos que gostariam de incrementar sua prática docente com o uso das referidas fontes alternativas, caracterizadas por um perfil mais lúdico e dinâmico.
Palavras-chave
Ensino de História;Produção e difusão de narrativas históricas; Cultura visual, mídias e linguagens; Histórias em quadrinhos; Imaginação histórica; Narrativa
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Dissertaçao