• Quem é Quem - Profhistória
  • Facebook
  • Youtube

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FERNANDO NASCIMENTO ROCHA DO AMARAL O LÚDICO NA AULA DE HISTÓRIA: A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO 2020 ANITA CORREIA LIMA UNIRIO
Resumo
A presente dissertação de Mestrado Profissional de Ensino de História apresenta o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro com o objetivo de ser utilizado na aula de História para o nono ano de escolaridade. Através do jogo, buscou-se trabalhar o conteúdo de Segunda Guerra Mundial, bem como conceitos do pensamento histórico.
Palavras-chave
Profhistória, Ensino de História, História, Segunda Guerra Mundial, jogos de tabuleiro, conceitos históricos, estratégias didáticas lúdicas, ensino de História.
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
EDILSON DE OLIVEIRA RANGEL JOÃO CÂNDIDO E ALMIRANTE NEGRO: DISPUTAS DE MEMÓRIA E SENSIBILIZAÇÃO PARA O LOCAL. 2020 MARCELO DE SOUZA MAGALHÃES UNIRIO
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo analisar as possibilidades de elaborarmos aulas de história mais significativas a partir da construção de uma identidade com o local por meio do uso de personagens que possibilitem formas de identificação com os discentes. A partir do processo de disputa de memórias em relação ao personagem João Cândido Felisberto, o “Almirante Negro”, líder da Revolta da Chibata e seu processo de heroificação realizado no município de São João de Meriti, local onde o mesmo viveu por mais de 30 anos e amparados na Lei n. 10.639/03, alterada pela Lei n. 11.645/08, que torna obrigatório nas escolas públicas e particulares do Brasil a discussão sobre as questões raciais, buscamos apresentar projetos relacionados ao tema para alunos do ensino fundamental, ensino médio e, em especial, na educação de jovens e adultos, discentes das mais diversas faixas etárias e condições sociais. Acreditamos que a pesquisa apresenta novas possibilidades para trabalharmos conteúdos escolares de história que podem ser realizados de forma colaborativa por praticamente todas as disciplinas escolares, tornando as aulas mais significativas, interativas e participativas, sem abrir mão dos conteúdos previstos.
Palavras-chave
Ensino de História, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Aprendizagem histórica, Saberes e práticas no espaço escolar, Cidadania e identidade social.
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LEON NEVES GUIMARÃES OFICINAS DO TEMPO: ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA 2020 MARIANA DE AGUIAR FERREIRA MUAZE UNIRIO
Resumo
A presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História pretende analisar os resultados de uma sequência didática construída com objetivo de desenvolver uma visão mais complexa, por parte dos alunos, acerca do tempo. Tendo como ponto de partida histórias de vida destes alunos e o curta metragem Barbosa (1988), buscamos que ao final, estes estudantes conseguissem aprimorar suas percepções em relação aos usos do tempo, em diferentes narrativas.
Palavras-chave
Profhistória, Ensino de História, Ensino de História,Tempo, Temporalidade, Cinema.
Link
Dissertação