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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
BÁRBARA ZACHER VITÓRIA SOBRE MEMES E MIMIMI: LETRAMENTO HISTÓRICO E MIDIÁTICO NO CONTEXTO DO CONSERVADORISMO E INTOLERÂNCIA NAS REDES SOCIAIS 2018 ALEXANDRE BUSKO VALIM UFSC
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida partindo-se de um olhar sobre os memescomo fontes ricas em elementos para refletirmos sobre a atual onda conservadora que perpassa o país e a relação dos estudantes com a produção imagética que circula pelas redes. Nossa proposta é a criação de um material didático sobre o uso de memes intolerantes no Ensino de História, cuja finalidade essencial é a apresentação de uma metodologia para o uso de memes como fontes no Ensino de História. Esta metodologia estará concatenada ao objetivo desta pesquisa de contribuir para o letramento midiático e histórico dos estudantes, visando uma reflexão e aprimoramento do olhar dos mesmos sobre os produtos de mídia, com a intenção de promover mudanças sociais, transformar realidades e estimular a tomada de consciência dos sujeitos sobre seu papel como agentes transformadores no processo democrático. Durante este percurso, nos ancoramos em conceitos relacionados à memética, ao letramento midiático e ao letramento histórico. A intersecção entre estes conceitos contribuiu para a compreensão dos memes enquanto fonteshistóricas afinadas ao seu contexto de produção com grande potencial para serem utilizados no Ensino de História. O material didático que propomos visa uma intervenção crítica que desnaturalize o olhar sobre as violências presentes nos memes intolerantes, evidencie um vínculo entre a orientação destas mensagens e a História, e acima de tudo, interfira no incentivo a constituição de identidades sensíveis, empáticas e comprometidas a um posicionamento crítico sobre conteúdos de mídias que ferem a ética e dignidade de outras identidades.
Palavras-chave
Ensino de História; Memes; Letramento;Conservadorismo
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
VIVIANE DA SILVA MOREIRA ENSINAR MULHERES NA HISTÓRIA: ABORDAGENSBIOGRÁFICAS 2018 JANE BITTENCOURT UFSC
Resumo
:Este trabalho tem como foco o estudo da história das mulheres do período colonial brasileiro, na perspectiva da história social e cultural,com base em biografias e narrativas, tendo em vista sua inserção noensino de história. Tem por objetivo principal colocar em evidência a importância e a responsabilidade de se ensinar mulheres na história por meio de abordagens biográficas, e ainda: refletir a respeito da história das mulheres como campo historiográfico; questionar as omissões e silenciamentos de mulheres na história, particularmente no período colonial; elaborar um levantamento de materiais para ensinar história das mulheres a partir da seleção de autores; organizar narrativas e biografias para compor um acervo que possibilite comparar diferentes realidades, com foco no período colonial brasileiro, considerando as mudanças e transformações que algumas mulheres vivenciaram em suas existências. Como metodologia, trabalha com a perspectiva da escrita de si para problematizar o uso de biografias em sala de aula e sugerir a criação de narrativas por parte das próprias professoras, autoras do saber histórico escolar. A escolha das biografias, assim como as temáticas abordadas, está baseada em análises de gênero, ao considerar os mecanismos simbólicos em torno das mulheres no período colonial brasileiro. Como produto final, este trabalho disponibiliza um site constituído por um acervo de materiais diversificados, que apresentam biografias selecionadas de mulheres do período colonial; textos temáticos; sugestões metodológicas e indicações bibliográficas diversas para consulta de professoras da educação básica, para que possam, em seu protagonismo, elaborar um material didático que inclua a história das mulheres no ensino.
Palavras-chave
Ensino de História. Produção e Difusão de narrativas históricas. Gênero. Mulheres. História das Mulheres
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
NATÁLIA LIMA DE MENDONÇA DICIONÁRIO AUDIOVISUAL DE CONCEITOS: AVENTURAS DA EXPERIÊNCIA E DA SENSIBILIDADE IMAGÉTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA 2018 MARIA THEREZA DIDIER DE MORAES UFPE
Resumo
A difusão das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação – em um contexto de informações globalizadas atinge as salas de aula promovendo mudanças na realidade escolar, o que nos move a repensar nossa prática cotidiana aliada a essas novas tecnologias Torna-se difícil ignorar as repercussões dessas ferramentas no Ensino de História, que podem se construir como dispositivos promissores na trilha de novos caminhos para o pensar e o sentir História. Essa pesquisa busca problematizar as potencialidades das TICs no Ensino de História através da elaboração de um Dicionário Audiovisual de Conceitos Históricos – DACH –, objetivando compreender de que maneiras o uso da linguagem audiovisual atrelada ao suporte do YouTube e suas relações com o conceito de Empatia Histórica podem contribuir para a aprendizagem dos Conceitos Históricos durante as aulas de História. O DACH se constrói como uma ferramenta dentro da plataforma YouTube que visa à construção de um Dicionário de Conceitos Históricos a partir das produções audiovisuais dos alunos. Compreendendo a linguagem audiovisual em sua dimensão inventiva e sensível, o dicionário abre espaço para a construção de discursos de maneira protagonista pelas alunas e pelos alunos, colocando-os em um local de fala de produtores da história e construtores de narrativas e dialogando com o ambiente escolar e com espaços públicos através do ciberespaço do YouTube. Durante o desenvolvimento da pesquisa temas como o despertar da Empatia Histórica, a cibercultura e a cultura de convergência, além das bases de uma História Pública e Digital foram problematizados ao redor da construção do DACH. Ao término, produzimos um material destinado ao uso educativo, um pequeno manual de apoio às práticas de outros docentes que desejem desenvolver o DACH em suas aulas.
Palavras-chave
ProfHistoria Ensino de História. Linguagens e narrativas históricas. Audiovisual. TICs. Empatia Histórica.. DACH.
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Dissertação