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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARIA DE LOURDES CONCEIÇÃO DE SOUZA O PALÁCIO DA INSTRUÇÃO E O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE CUIABÁ-MT: CIDADE, TERRITORIALIDADE E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2018 CRISTIANE THAIS DO AMARAL CERZOSIMO GOMES UFMT
Resumo
A presente pesquisa trata de uma investigação histórica sobre o Palácio da Instrução, localizado no centro histórico da cidade de Cuiabá-MT, entre o período de 1914 a 2017, no processo de formação educacional e cultural da sociedade mato-grossense, destacando este espaço como fonte de pesquisa e educação patrimonial para o ensino médio, com ênfase no Ensino de História. Tem como objetivo analisar, a partir do Palácio da Instrução, a importância do patrimônio histórico e os lugares de memória da capital matogrossense, discutindo ações metodológicas, no âmbito do ensino de história, sobre o processo de conservação e restauração desse espaço histórico. Nesta proposta de investigação histórica foi realizada uma abordagem metodológica de análise interpretativa de fontes documentais acerca da implantação e funcionamento do Palácio da Instrução, através de análise de atas, registros escolares, jornais, fotos antigas e atuais. Como recurso para coleta de dados, optou-se pelo uso de questionário, como instrumento de pesquisa, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, matriculados no ano letivo de 2017, de uma Escola Estadual de Cuiabá-MT, para verificar o interesse e o conhecimento dos mesmos acerca da história local, através do estudo dos lugares de memória da capital mato-grossense. Nesse sentido, esta pesquisa transpõe os desafios de ensinar história na contemporaneidade, buscando, também, compreender as características do tempo presente e as relações que se estabelecem na prática docente, através da educação patrimonial e da inserção da tecnologia. Sendo assim, neste estudo, no primeiro momento, investigo o Palácio da Instrução, sua história e memória, destacando a cidade, as territorialidades constituídas nesse espaço e a educação patrimonial no ensino de história. No segundo momento de análise, tendo como foco o centro histórico de Cuiabá, através da realização de um percurso patrimonial nesse espaço urbano, culminando com aula-oficina no Palácio da Instrução, relatando vivências e experiências dos alunos. Para finalizar, apresento um aplicativo para aparelhos móveis, como recurso tecnológico para o ensino de história, com dados e informações sobre o Palácio da Instrução, possibilitando a realização de uma visita virtual nesse espaço de cultura e memória de Cuiabá, a ser utilizado por professores, alunos e usuários em geral. Conclui-se que a prática de atividades de educação patrimonial, através da visitação aos lugares de memória e o uso da tecnologia, são estratégias de ensino capazes de promover vivências e experiências no contato com os vestígios de outro tempo histórico.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTÓRIA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL CULTURA TECNOLOGIA
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Dissertação

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
SANDRA MÁRCIA GIARETTA O MANUAL DO PROFESSOR NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: APROPRIAÇÕES E USOS 2018 OSVALDO RODRIGUES JUNIOR UFMT
Resumo
O Manual do Professor, que acompanha as coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD apresenta além do conteúdo proposto para os (as) alunos (as), debates teórico-metodológicos, sobre a disciplina escolar e o seu ensino, sendo pensado enquanto um elemento subsidiário à prática docente. Diante disso, o trabalho teve como objetivo analisar os usos e apropriações que uma professora de História faz desse artefato cultural. Os objetivos específicos foram: a) compreender as relações entre os livros didáticos e os manuais didáticos e o ensino da História; b) contextualizar a investigação realizada; c) analisar os materiais empíricos da investigação. Teoricamente a pesquisa foi fundamentada em um conjunto de autores que discutem os livros e edições didáticas, as formas de produção e difusão dos impressos e a configuração do habitus professoral. Na primeira fase da pesquisa realizamos um estudo exploratório, que permitiu a construção de algumas hipóteses. Os materiais empíricos incluíram questionários, entrevistas semiestruturadas, observação de aulas, planejamento docente e manual do professor de História. Metodologicamente o trabalho foi sustentado na abordagem da pesquisa qualitativa a partir de elementos da groundedtheory. A análise dos documentos foi sustentada em alguns procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados nos permitiram evidenciar o uso do manual do professor pela professora investigada compreendido a partir da apropriação identificada em sala de aula. Tal apropriação nos permitiu observar o caráter transformador da leitura, ainda o uso do manual do professor enquanto elemento constituidor do habitus professoral.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTÓRIA COTIDIANO ESCOLAR SABERES HISTÓRICOS PRÁTICA DOCENTE LIVRO DIDÁTICO
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ALETHEIA PAULA LAPAS PRADO EM CENA A HISTÓRIA ENSINA: A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS VISUAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA 2018 MARCELO FRONZA UFMT
Resumo
Como profissionais responsáveis pelo ensino de História a procura por novos métodos de ensino que levem às aprendizagens históricas significativas é essencial em nossos dias. Estamos diante de uma nova geração de alunos. Precisamos, portanto, conhecer as particularidades, as formas de aprender desses estudantes para que o conhecimento histórico faça sentido. Meu objetivo, através do presente trabalho, é compreender como as aulas de História, fazendo uso da dramatização e sua veiculação audiovisual, podem auxiliar os jovens estudantes a desenvolverem a sua consciência histórica e estimular o diálogo entre a imaginação e a ciência, a partir da investigação das produções narrativas encenadas pelos alunos das turmas dos nonos anos de uma Escola Estadual localizada no município de Juara, Mato Grosso. A dramatização como instrumento didático consiste numa prática que visa explorar as potencialidades criativas de cada educando, além de valorizar a expressão oral e as suas subjetividades. Para o ensino de História, a dramatização oportuniza o uso de recursos discursivos e argumentativos que narram as ações humanas ao longo do tempo. Ao analisar essas produções narrativas, é possível entender como os nossos jovens estudantes concebem o passado e quais sentidos atribuem à história. Como metodologia de trabalho, pretendemos problematizar a linguagem audiovisual e utilizar técnicas de investigação qualitativa, para análise das fontes que são vídeos produzidos pelos alunos onde encenam temáticas relacionadas aos Conflitos Contemporâneos. Na perspectiva da educação histórica, a análise das narrativas produzidas pelos jovens estudantes é reveladora. Através das narrativas que produzem, os educandos demonstram suas elaborações cognitivas e recursos discursivos. Conhecendo a relação entre a narrativa e expressão da consciência histórica, é possível que os professores desenvolvam metodologias em que a competência narrativa esteja em evidência.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTÓRIA EDUCAÇÃO HISTÓRICA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NARRATIVAS DRAMATIZAÇÃO
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Dissertação