• Quem é Quem - Profhistória
  • Facebook
  • Youtube

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ADRIANA BASTOS KRONEMBERGER "RESPEITO É BOM E EU ENSINO. DIREITOS HUMANOS E ENSINO DE HISTÓRIA " 2020 ELAINE LOURENÇO UNIFESP
Resumo
"O objetivo da pesquisa desenvolvida no ProfHistória (Mestrado Profissional em Rede na Área de Ensino de História) foi entrevistar professores de História da Educação Básica que atuam com a temática dos Direitos Humanos e analisar as representações que eles têm sobre suas práticas docentes. As entrevistas seguiram a metodologia da História Oral e o critério de escolha dos entrevistados foi a partir do trabalho que esses desenvolvem, abordando os Direitos Humanos. A análise foi feita a partir dos relatos coletados, tendo como base as políticas públicas expressas em documentos oficiais que preconizam estes direitos como fundamentais para todas as modalidades de Educação no Brasil. Buscou-se entender como esse tema é efetivado nas práticas docentes realizadas pelos professores de História na Educação Básica tanto em sala de aula quanto no ambiente escolar como um todo.
Palavras-chave
"Direitos Humanos e Ensino de História. História oral e Direitos Humanos. Políticas Educacionais e Direitos Humanos. Práticas docentes.
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CLAUDIO EDUARDO DA SILVA ENTRE PRESCRIÇÕES E LIÇÕES: AS PERSPECTIVAS DA SÉRIE APONTAMENTOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO (1986 - 1993) 2020 ELAINE LOURENÇO UNIFESP
Resumo
Esse trabalho tem como finalidade perscrutar a história recente do Ensino de História no Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida através da análise de um material didático da Videoteca Pedagógica Ceduc-vídeo e, também, pela análise das prescrições dos filmes elencados pela série Apontamentos para a disciplina História – a análise das prescrições constitui-se como o eixo central deste trabalho. Por fim, examinamos os filmes dessa série que foram selecionados pela Proposta Curricular para o Ensino de História 2º grau e as possibilidades de trabalhos do material de apoio Lições com Cinema. Mediante o estudo cuidadosos desses objetos, procuramos compreender como o cinema era pensado para o contexto da sala de aula no final da década de 1980 e início de 1990.
Palavras-chave
Ensino de História e Cinema, ProfHistória, Série Lições com Cinema, Série Apontamentos, Videoteca CENP.
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CRISTAL GUERRA DONATTI ENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL: OS FILMES BATISMO DE SANGUE E O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA 2020 JOÃO DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO UNIFESP
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar as relações entre História e Cinema, buscando compreender as disputas de memória que estão inseridas no campo cinematográfico, tendo como recorte temático a Ditadura Civil Militar Brasileira, bem como pensar e analisar as implicações que o uso do cinema pode trazer para o Ensino de História. A pesquisa foi produzida em virtude das disputas de memórias sobre o passado, principalmente sobre o regime militar brasileiro de 1964. No contexto atual, em que os usos do passado são recorrentes para legitimações de projetos políticos, o cinema, como meio de comunicação de massa, é um lugar de memória. Nessa pesquisa foram selecionados dois filmes: “O ano em que meus pais saíram de férias” e o filme “Batismo de Sangue”. A escolha dos filmes foi baseada na análise dos seus usos no ensino de história. Para compreender as memórias representadas nesses filmes foram analisados a partir de uma metodologia que buscou apresentar as sequências de cenas que constituem a narrativa do filme, bem como alguns elementos da linguagem cinematográfica utilizada. Também foram feitas análises buscando compreender como os aspectos memorialísticos relacionam-se com a História e suas implicações e potencialidades de seu ensino. Ao final, é apresentada a parte propositiva da pesquisa, na qual proponho uma sequência didática que possa fomentar e contribuir com os usos do cinema como fonte histórica por outros professores no ensino de história.
Palavras-chave
Ensino de história; Cinema; Memória; Ditadura Civil Militar no Brasil.
Link
Dissertação