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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FÁBIO LIMA MESQUITA – RJ EM FOCO: A HISTÓRIA DA BAIXADA FLUMINENSE E AS RELAÇÕES IDENTITÁRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2019 ANITA CORREIA DE LIMA ALMEIDA UNIRIO
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo demonstrar possibilidades de utilização da história local como meio de promoção do ensino de História na educação básica. Para isso, escolhi como objeto de estudo a cidade de Mesquita, localizada na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, onde trabalho como professor da disciplina História nos anos finais do ensino fundamental. Para ensinar a história da Baixada Fluminense, tendo como foco a história da cidade de Mesquita – RJ, procurei desenvolver atividades multidisciplinares compostas por três oficinas pedagógicas. A primeira oficina conta com a utilização da ferramenta Google Street View, criada pela empresa norte-americana Google. A segunda tem um caráter lúdico, sendo composta por um jogo da memória com regras próprias. A terceira tem a característica da utilização de documentos em sala de aula na forma de arquivos simulados. Todas as oficinas foram confeccionas durante o ano de 2018 com a participação dos meus alunos.
Palavras-chave
Profhistória - Ensino de História - Historia local; Novas tecnologias; Jogos educativos; Arquivos simulados; Protagonismo estudantil
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ALESSANDRO BAPTISTA ENTRE PEDRAS E PAPÉIS: DA ESCOLA NORMAL AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, IDENTIDADES DELINEADAS NA CONSTRUÇÃO DE SUA SEDE E NOS PERIÓDICOS ESTUDANTIS PHAROL (1880-1881) E O TANGARÁ (1953-1957). 2019 ANITA CORREIA LIMA DE ALMEIDA UNIRIO
Resumo
Entre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede e nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957). 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. O presente trabalho se propõe a pensar sobre as possibilidades de utilização da história do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) na prática do ensino de História. Tal proposta tem como objetivo fazer com que os alunos e alunas do Iserj possam conhecer a história da instituição, identificando-se como parte integrante dela, construindo laços de pertencimento necessários à sua preservação, valorização e defesa. Buscando alcançar esses objetivos, a pesquisa se desenvolve no intuito de conhecer o histórico de sua sede atual, fundada em 1930, expressando uma concepção de educação, a Escola Nova, e um movimento artístico, o Neocolonial; e delinear as identidades discentes através dos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957). Por fim, como produto pedagógico, propõe-se a confecção de uma Caixa de Oficinas, onde estão reunidas as oficinas sugeridas a partir do levantamento de fontes realizado para esta Dissertação.
Palavras-chave
Profhistória - Ensino de História - Ensino de História; Identidades; Iserj; Periódicos Estudantis
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CLAUDIMIR DE OLIVEIRA ESPINDOLA SABERES E VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PROF. JEAN HÉBETTE (MARABÁ-PA) 2019 DAGMAR MANIERI UFT
Resumo
Neste trabalho, objetivamos identificar as etapas do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de História a partir da história dos saberes e vivências dos estudantes do 8º ano da Escola Família Agrícola Professor Jean Hébette, localizada na Rodovia transamazônica Km 23, cidade de Marabá-Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo com a realização de uma pesquisa-ação, método utilizado com o objetivo de uma visão estratégica que requer a participação dos atores, sendo identificada como uma nova forma de criação do saber, onde as relações entre teoria e prática e entre pesquisa e ação são constantes. Assim, em busca de respostas a temática proposta, contamos com o aporte teórico-metodológico dos autores: FREIRE (1983; 1987; 1997; 2011), THIOLLENT (2009), RÜSEN (2010), SCHMIDT (2009; 2010), entre outros. A partir dos dados produzidos esperamos que estes permitam endossar a possibilidade de progressão do conhecimento apresentado pelos alunos, assim como a eficácia de uma metodologia que estabeleça como pressuposto a relação entre a história de vida dos estudantes e os conhecimentos científicos como forma de aprendizagem da História.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Consciência Histórica, Aprendizagem Histórica, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.
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Dissertação