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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
SARITA SOUZA DOS SANTOS AS TIRAS DE CALVIN & HOBBES: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2020 RODRIGO BIANCHINI CRACCO UEMS
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo verificar de que forma as tirinhas de Calvin & Hobbes podem contribuir, enquanto material didático formativo, para o saber histórico nas aulas de história da educação básica. Como metodologia, relacionamos pesquisa bibliográfica com a linguagem dos quadrinhos, já que se dá pela perspectiva de texto-imagem. Para tal intento foram estabelecidos diálogos que comunguem com a perspectiva da utilização viável das tiras na prática didática, como se apresentam nas obras de Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos. Além disso, sob o viés de Michel Foucault buscamos compreender as relações estabelecidas entre Calvin, sua família e a escola e as reações advindas dela. Presentes nos jornais desde fins do século XIX verifica-se que as tirinhas rapidamente caíram no gosto popular e se voltaram a uma gama de estilos e temáticas. Com sua linguagem específica, que alia a imagem ao texto com quadros justapostos indicando uma sequência narrativa, contribuem para relacionar os diferentes modos de pensar e agir de uma época e, mais que entreter e provocar o riso, elas podem ser utilizadas como fonte histórica e material didático nas aulas de história, pois suas significações geram, no leitor, um olhar mais atento a respeito do mundo que o cerca, conferindo seu teor crítico/político. Desse modo, o trabalho analisa as tiras de Bill Watterson e observa de que forma Calvin & Hobbes traduzem sua temporalidade enquanto sujeitos a partir da perspectiva ficcional. Para tanto, utilizamos a obra de Paul Ricoeur e Roger Chartier, cotejando os temas abordados pelos personagens, assim como a condição e a consciência histórica presentes nas tiras com suporte nos pressupostos elaborados por Jörn Rüsen e Luis Fernando Cerri. Os resultados apontam a importância do papel do professor enquanto mediador do conhecimento, bem como atestam as tiras como uma alternativa facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, utilizando-as com outras fontes nas aulas de história da educação básica.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Cultura visual, mídias e linguagens; Tirinhas; Calvin & Hobbes
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
THIAGO LISBOA RAMOS PARA ALÉM DOS MUSEUS: POR UM ENSINO DE HISTÓRIA PATRIMONIAL A PARTIR DO PALÁCIO DO RIO NEGRO 2020 MARIETA DE MORAES FERREIRA UFRJ
Resumo
A presente dissertação apresenta uma proposta de educação, na qual o patrimônio é o principal elemento articulador das aulas. Dessa forma, esse trabalho se propôs a uma ação de Educação Patrimonial com a criação de Caixas de Memória de um objeto que pode ser material ou imaterial. Para a sua realização usamos como elemento patrimonial articulador o Museu Palácio Rio Negro (MPRN), devido o mesmo permitir uma melhor afinação com o currículo do nono ano da rede municipal de Petrópolis. Além disso, o Palácio Rio Negro é o elemento principal de uma história silenciada: a “Petrópolis republicana”, que foi um período importante e marcante na cidade, mas que sobre o qual não há muitas pesquisas. Essa dissertação teve como produto final uma Caixa de História”, criada pelos alunos. Essa Caixa é composta de três documentos, nove fichas e nove exercícios que podem aumentar de tamanho através da inclusão de novos documentos, além de poder ser replicada para outros objetos, sendo uma experiência surpreendente do ponto de vista pedagógico, pois permitiu que temas aparentemente distantes se tornassem próximos aos alunos e extremamente cativantes.
Palavras-chave
Ensino de História. Educação Patrimonial. Patrimônio, acervos e museus. Espaços de memória. Palácio Rio Negro. Petrópolis
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RONALDO ELÓI DA SILVA SANT`ANA A HISTÓRIA DA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS: ENTRE OFICINAS E JOGOS DIDÁTICOS 2020 FÁBIO GARCEZ DE CARVALHO UFRJ
Resumo
Esta dissertação se propõe a fazer uso de métodos de ensino de história como a utilização de fontes históricas, o emprego da História Local, de aulas-oficinas e do lúdico em sala de aula. Com o auxílio do conceito de consciência histórica trabalhado por Jörn Rüsen, a presente proposta de ensino tem como pressuposto básico criar situações didáticas nas quais os alunos possam identificar parte do processo científico de construção histórica e ainda contribuir com a estruturação da percepção de sua própria historicidade e da historicidade da localidade em que habitam. Para tanto, teremos a cidade de Duque de Caxias como objeto e contexto para ilustrar esta proposta de ensino de História. Desta forma, vamos propor que a aplicação desta proposta de ensino seja destinada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública ou privada da cidade estudada, pois faremos relações com temas da história geral que são abordados na série citada. Utilizaremos também a abordagem micro para a concepção do local como categoria de análise, pois a micro-história pode produzir efeitos de reconhecimento e sensibilização nos discentes para questões que não são contempladas pela análise macro. Como as aulas-oficinas precisam da participação ativa dos discentes, vamos propor também atividades ligadas ao exercício da cidadania. Pois conhecendo parte do processo histórico que resultou na realidade atual da cidade, acreditamos que será possível incentivar a atuação dos alunos como cidadãos e assim serão mais conscientes e capazes de agir em prol de mudanças que levem à melhoria da localidade.
Palavras-chave
Ensino de História. História Local. Jogos didáticos. Fontes históricas. Oficinas de História. Duque de Caxias-RJ.
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Dissertação