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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JULIO CESAR SARZI HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ITAQUIRAÍ (1970 – 1980) 2018 GLÁUCIA TAHIS DA SILVA CAMPOS PÉCLAT UEMS
Resumo
Este trabalho analisa como se deu o processo de emancipação política de Itaquiraí em relação ao município de Iguatemi, no início da década de 1980, a partir de narrativas de memória e como esse processo está diretamente ligado às transformações nas relações de poder político desencadeadas com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, no final dos anos de 1970. Como forma de contextualizar o objeto de pesquisa, foi necessária a análise de diversos elementos importantes relacionados à história do Mato Grosso Uno, levando em consideração episódios considerados relevantes em meados do século XIX, até o final da década de 1970 quando aconteceu a separação entre as porções norte e sul do estado de Mato Grosso. O processo de emancipação política de Itaquiraí em relação ao município de Iguatemi privilegiou a análise de diferentes narrativas orais, por meio de entrevistas e das memórias escritas. Observamos a existência de memórias referentes ao episódio político abordado, da mesma forma que também se tornaram evidentes vários silenciamentos em Itaquiraí que se deram a partir da consolidação de determinadas memórias coletivas, o que se evidenciou metodologicamente através da História Oral. O exercício de pesquisa desenvolvido também tem como objetivo propor a aplicabilidade das ideias abordadas ao longo da dissertação nos trabalhos desenvolvidos dentro do Ensino de História para a Educação Básica ao tratar de diversas temáticas importantes aos estudos de História de Mato Grosso do Sul e de História de Itaquiraí através da proposição de abordagens diferenciadas e da discussão de conceitos importantes para o Ensino de História.
Palavras-chave
Ensino de História; Educação Básica; Memória e Identidade; Categorias de Memória; História de Mato Grosso do Sul; História de Itaquiraí
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
VALÉRIA CRISTINA MOREIRA ENSINO DE HISTÓRIA E RPG COMO FERRAMENTA NOS ESTUDOS REGIONAIS: POSSIBILIDADES EM “A RETIRADA DA LAGUNA” DE ALFREDO D’ ESCRAGNOLLE TAUNAY 2018 MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES UEMS
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades para o ensino de história tendo como base obra A Retirada da Laguna, de Alfredo Maria Adriano d`Escragnolle Taunay. Optamos por sugerir o uso jogo de RPG como metodologia para o ensino de história regional. A partir da narrativa literária o professor introduz e aprofunda o conhecimento sobre a Guerra como Paraguai, no período de 1864 a 1870. Nesse exercício deverá buscar destacar a participação dos soldados brasileiros e paraguaios, mas, também de indígenas, mulheres, sertanejos, negros libertos e escravos, na Retirada da Laguna que ocorreu na Província de Mato Grosso, no século XIX. A escolha deste objeto de pesquisa fez-se pela necessidade vivenciada em sala de aula, sobretudo quando, o professor se depara com o exíguo conhecimento científico e material didático relacionado com o episódio em questão. Colocamos como proposta e sugestão a elaboração de um material didático no formato de jogo de Role Player Games (RPG) que tem como foco o trajeto percorrido pela coluna expedicionária de A Retirada da Laguna, desde o Rio de Janeiro até o sul da Província de Mato Grosso. Uma ferramenta que pode ser considerada como material didático alternativo, tendo em vista os meios tradicionais utilizados no ensino dos conteúdos históricos.
Palavras-chave
Ensino de História, aprendizagem histórica, prática docente e material didático, história regional, Guerra com o Paraguai, Role Player Games (RPG
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DENILDO DE SOUZA HISTÓRIAS EM MOVIMENTOS: CONQUISTAS E RESISTÊNCIAS NO ASSENTAMENTO SUL BONITO EM ITAQUIRAÍ MATO GROSSO DO SUL 2018 VIVIANE SCALON FACHIN UEMS
Resumo
O intuito desse trabalho de mestrado foi produzir um documentário e a partir do mesmo construir o presente artigo para explicitar metodologicamente como ele foi elaborado,no assentamento rural Sul Bonito, em Itaquiraí Mato Grosso do Sul. Com enfoque na história do tempo presente, a relação entre história e cinema, memória e história local. A constituição da distribuição de terras na região Sul de Mato Grosso do Sul e a relação entre trabalhadores do campo e movimentos sociais de luta pela terra na década de 1990. Esse foi o nosso fio condutor para analisar os relatos das famílias, com histórias em movimentos nas suas conquistas e resistências no assentamento, pois foi por meio das mobilizações nos movimentos, que conquistaram espaços, direitos e aprendizados que os coloca na posição de sujeitos de um processo histórico nesse local. Por fim, buscamos refletir sobre como inserir o ensino de história nas escolas, partindo da relação entre memória e história local, para levar à comunidade do assentamento e sociedade em geral uma realidade muitas vezes desconhecida.
Palavras-chave
Ensinode História; Assentamento rural; Questões Agrárias; Movimentos sociais do campo; Memória; História local
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Dissertação