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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ÉDER DIAS DO NASCIMENTO A METODOLOGIA WEBQUEST NA AULA DE HISTÓRIA 2018 FÁBIO ANDRÉ HAHN UNESPAR
Resumo
Com enfoque no uso escolar da internet, esta dissertação investigou as contribuições da metodologia WebQuest para o ensino de história analisando as produções de estudantes do ensino médio e fundamental . A base teórico-metodológica foi o conceito de competência narrativa, que diz respeito à forma de tratamento do saber histórico. O estudo se dividiu em três etapas: (1) elaboração de recurso educativo sobre a escravidão no estado do Paraná; (2) aplicação de um questionário com uso da plataforma Survey Monkey e (3) implementação do material produzido na escola selecionada para a pesquisa. A WebQuest mostrou-se uma metodologia exequível; contudo , quanto a alguns elementos qualitativos das produções estudantis analisadas, os resultados não foram como esperado . De modo efetivo, ficou evidente que a metodologia WebQuest deve ser pensada a partir de propostas que considerem as especificidades do conhecimento produzido na disciplina de história e dos estudantes a quem ela se dirige. Após tais reflexões, como produto final desta dissertação, a WebQuest aplicada na terceira etapa foi reformulada e ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.
Palavras-chave
Ensino de História; Metodologia WebQuest; Uso da internet
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS RAÇA, RACISMO E QUESTÃO RACIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS 2018 ROGÉRIO DA PALMA UEMS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem, nos livros didáticos de História distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático/PNLD, da questão racial na sociedade brasileira. Desde as primeiras pesquisas, nos anos 1950, ficou revelado que raramente a discriminação racial se apresenta explicitamente nos livros didáticos. Adotamos a hipótese de que a lei 10.639/03, fruto da preocupação dos movimentos sociais negros com a discriminação racial na educação, não incrementou a inserção da questão racial nos manuais escolares. Apesar de denunciado, o mito da democracia racial persiste resistente no imaginário nacional, distorcendo a percepção sobre as relações raciais no Brasil. Decidimos, primeiro, compreender as relações raciais no país desde o ocaso do período escravista. Após, destacamos a absorção ativa pelos intelectuais brasileiros das teorias raciais promovidas na Europa e nos Estados Unidos, bem como o seu impacto na imigração de europeus. Por fim, recolhemos para análise as três coleções didáticas mais distribuídas pelo PNLD para o ensino médio, no triênio 2015-2017. O sentido racista do translado de milhões de europeus, entre os anos de 1880-1914, quando justificado pela necessidade de reposição de mão de obra escravizada, reproduz o discurso racista da incompatibilidade do negro e do mestiço (do elemento nacional) para o trabalho não coercitivo e regular. Acreditamos que a abordagem da questão racial, na Educação Básica, contribuirá para a desconstrução de estereótipos naturalizados sobre a (e pela) população negra que pavimentam as discriminações e a desigualdades raciais. Nossas análises serviram para concluir que as coleções apenas tangenciam a questão racial, exigindo, por sua vez, a qualificação de professores para o desenvolvimento de tema tão essencial para a transformação das relações raciais brasileiras.
Palavras-chave
Ensino de História; Relações étnico-raciais; Questão racial; Livro didático; Mito da Democracia racial; População negra
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
TÁRIK DE ALMEIDA ABRAHIM NA CARA DO GOL: USOS E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 2018 VIVIAN LUIZ FONSECA UERJ
Resumo
Nesta dissertação, refletimos sobre os desafios enfrentados para o Ensino de História e, a partir destes, analisamos como a História do Futebol nos oferece usos e potencialidades pedagógicas para aproximar os alunos dos conteúdos curriculares e de conceitos fundamentais para o desenvolvimento de sua consciência histórica durante as aulas de História. Para tanto, realizamos uma discussão sobre as teorias do currículo e as dificuldades encaradas pelos agentes participantes das aulas de História, tanto os professores quanto os alunos. Além de compreendermos a História do Futebol como área dos estudos históricos a ser investigada e pensada pedagogicamente, associando-a à História Local, procuramos revisitar criticamente práticas pedagógicas anteriores com uso da História do Futebol no Ensino de História para, à luz das reflexões teóricas, apresentar e discutir uma nova atividade pedagógica. Esta foi posta em prática com alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma escola particular localizada em Bangu, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, usando como base o time de futebol mais antigo da localidade, o Bangu Athletic Club.
Palavras-chave
Ensino de História. Aprendizagem histórica. Saberes e práticas no espaço escolar. História do Futebol. História Local. Educação Básica
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Dissertação