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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JULIANA SILVA DA CONCEIÇÃO EM BUSCA DE CONEXÕES COM AS JUVENTUDES NO ENSINO DE HISTÓRIA: POR UMA PRÁTICA DIDÁTICA PROTAGONIZADA PELOS ALUNOS 2018 MÁRCIA GUERRA PEREIRA UERJ
Resumo
Neste trabalho objetivou-se elaborar um produto didático que auxiliasse na pratica docente para atender as demandas Lei 10.639/2003, tendo em vista que o ensino de História foi fortemente impactado, nos últimos anos, pela introdução da web e redes sociais no cotidiano do aluno. Busca-se estimular a interação dos alunos na produção de conhecimento, modificar as suas relações com o professor, a escola e o ensino de História. As propostas trazidas pela Lei 10.639/2003 com possibilidade de novas formas de abordagens para dar significado ao cotidiano de ensino/aprendizagem, assim como para conquistar e envolver os alunos nestas práticas educativas com o intuito de estimular neles uma postura mais proativa. Os avanços tecnológicos e ferramentas virtuais de um modo geral, necessitam estar presentes dentro das salas de aula e nesta medida configuram canais de comunicação dos alunos. Nesta direção, este estudo propõe um banco de fontes, um produto de mídia virtual em formato de site abastecido de forma colaborativa por docentes e discentes. Onde professores de História abastecem as fontes e os alunos tem um espaço especial para a produção autoral. Este projeto, de ensino de História, tem no banco de fontes (site) seu produto principal. Pretende-se aqui apresentar o produto e analisar os princípios que norteiam sua concepção.
Palavras-chave
Ensino de História. Lei 10.639/2003. Material didático. Site colaborativo. Juventudes.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LARA XIMENES GILDATE : DIÁLOGOS ENTRE A HISTÓRIA LOCAL E O ENSINO FUNDAMENTAL – 2º SEGMENTO: PROPOSTAS DE INSERÇÃO CURRICULAR EM CASIMIRO DE ABREU/RJ 2018 RUI ANICETO NASCIMENTO FERNANDES UERJ
Resumo
Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a importância e os desafios da inserção de temáticas locais e regionais no processo de ensino-aprendizagem em História ao longo do Ensino Fundamental, acreditando que essas auxiliam e dinamizam o aprendizado histórico e o desenvolvimento da consciência do aluno, enquanto cidadão local. Na perspectiva de que a utilização de temáticas locais se fazem necessárias ao longo dos Anos Finais – 2º segmento, em um processo contínuo e não de ruptura, e não somente como orientação e prescrito para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estruturamos nossa pesquisa sob o entendimento de que a experiência do aluno e a sua relação com a localidade se faz necessária no decurso de todo o processo educacional. Por conseguinte, apresentamos algumas críticas e posicionamentos frente aos documentos curriculares oficiais, em especial, à recente aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, tendo em vista seu caráter normativo e homogeneizador do currículo brasileiro, concepção essa que, no ângulo da nossa pesquisa, mina e sufoca os trabalhos e as perspectivas locais. Alicerçado no diálogo com autores dos campos da educação, do ensino de história e das teorias do currículo, este ensaio utilizou como referência o estudo de caso do município de Casimiro de Abreu/RJ, no qual reside e leciona a autora deste. Tendo-o como paradigma, desenvolvemos um balanço sobre a estrutura curricular vigente, os materiais didáticos existentes de História para os Anos Iniciais e os desafios e percalços frente à proposta defendida nesta pesquisa. Assim sendo, como resultado das análises contidas, foi elaborado um produto que visa oferecer ao professor do 2º segmento do Ensino Fundamental da rede municipal, um suporte didático para o ensino de História e os possíveis diálogos com as temáticas locais.
Palavras-chave
Ensino de História. História Local. BNCC. Currículo. Casimiro de Abreu
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LAIRA DE AZEVEDO PINHEIRO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO: A PROVA OBJETIVA E O SISTEMA DE MÚLTIPLAS RESPOSTAS 2018 HELENICE APARECIDA BASTOS ROCHA UERJ
Resumo
O tema central dessa pesquisa é uma proposta metodológica denominada Guia Prático para Professores do Ensino Médio: A Prova Objetiva no Ensino de História e o Sistema de Múltiplas Respostas e Pontuações e tem como principal objetivo colaborar com os professores de história em suas atividades docentes de elaboração de instrumentos para a avaliação de aprendizagem escolar no ensino de História, ou seja, a avaliação daquelas aprendizagens pelas quais a escola é responsável. Utilizaram-se como referenciais teóricos os trabalhos de Cipriano Carlos Luckesi, Jussara Hoffmann, Vasco Pedro Moretto e Philippe Perrenoud sobre avaliação escolar. No que concerne ao quadro teórico em Ensino de História, empregou-se como base os trabalhos de Helenice Rocha, Selva Fonseca e LeideTurini. Dialogamos junto a 20 professores de História que atuam no Ensino Médio em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro através de questionário e aplicação do método proposto no Guia Prático, questionário preenchido via internet e com comunicação complementar diversificada. Após a aplicação do método tal como proposto, todos os professores, fizeram uma avaliação da experiência e relataram como foi a experiência para os discentes e para si próprios.
Palavras-chave
Ensino de História. Aprendizagem Histórica. Saberes e Práticas no Espaço Escolar. Ensino Médio. Avaliação Escolar. Prova Objetiva.
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Dissertação