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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
NATÁLIA LIMA DE MENDONÇA DICIONÁRIO AUDIOVISUAL DE CONCEITOS: AVENTURAS DA EXPERIÊNCIA E DA SENSIBILIDADE IMAGÉTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA 2018 MARIA THEREZA DIDIER DE MORAES UFPE
Resumo
A difusão das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação – em um contexto de informações globalizadas atinge as salas de aula promovendo mudanças na realidade escolar, o que nos move a repensar nossa prática cotidiana aliada a essas novas tecnologias Torna-se difícil ignorar as repercussões dessas ferramentas no Ensino de História, que podem se construir como dispositivos promissores na trilha de novos caminhos para o pensar e o sentir História. Essa pesquisa busca problematizar as potencialidades das TICs no Ensino de História através da elaboração de um Dicionário Audiovisual de Conceitos Históricos – DACH –, objetivando compreender de que maneiras o uso da linguagem audiovisual atrelada ao suporte do YouTube e suas relações com o conceito de Empatia Histórica podem contribuir para a aprendizagem dos Conceitos Históricos durante as aulas de História. O DACH se constrói como uma ferramenta dentro da plataforma YouTube que visa à construção de um Dicionário de Conceitos Históricos a partir das produções audiovisuais dos alunos. Compreendendo a linguagem audiovisual em sua dimensão inventiva e sensível, o dicionário abre espaço para a construção de discursos de maneira protagonista pelas alunas e pelos alunos, colocando-os em um local de fala de produtores da história e construtores de narrativas e dialogando com o ambiente escolar e com espaços públicos através do ciberespaço do YouTube. Durante o desenvolvimento da pesquisa temas como o despertar da Empatia Histórica, a cibercultura e a cultura de convergência, além das bases de uma História Pública e Digital foram problematizados ao redor da construção do DACH. Ao término, produzimos um material destinado ao uso educativo, um pequeno manual de apoio às práticas de outros docentes que desejem desenvolver o DACH em suas aulas.
Palavras-chave
ProfHistoria Ensino de História. Linguagens e narrativas históricas. Audiovisual. TICs. Empatia Histórica.. DACH.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MERVAL SANTOS DE OLIVEIRA FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: APROPRIAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES DE CONCEITOS HISTÓRICOS NO ENSINO MÉDIO 2018 MARTA MARGARIDA DE ANDRADE LIMA UFPE
Resumo
O presente estudo intitulado “Formação e saberes docentes: apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médio” apresenta como problemática central o trabalho dos professores de história do ensino médio com conceitos históricos. Nosso objetivo foi discutir as possibilidades e os limites da abordagem relacionada à compreensão das mudanças dos conceitos históricos substantivos a partir das práticas docentes e suas concepções sobre ensinar e aprender História no ensino médio. Para isso tomamos como fundamentos teóricos acerca do ensino e aprendizagem de conceitos históricos, os estudos de BARROS (2016), FREITAS (2014), CARRETERO (2011), LEE (2001, 2006), e SCHMIDT (1999). Como parte da pesquisa buscamos identificar os saberes docente relacionados ao trabalho com conceitos históricos no ensino médio através da realização de entrevistas com 8 profissionais do ensino de História, entre professoras e professores do Município de Ipojuca, que atuam em escolas de tempo integral do ensino médio, na rede pública estadual de PE. Após a análise do material das entrevistas e da documentação que direciona as orientações pedagógicas e curriculares para o ensino médio, verificamos as (in) compreensões que os professores constroem ao longo da sua carreira sobre a relevância do trabalho sistemático e de investigação em sala de aula acerca dos conceitos históricos que dão materialidade aos conteúdos trabalhados.Tendo em vista as análises elaboradas, a parte propositiva do nosso trabalho é composta por uma proposta de formação continuada para os professores, com a elaboração de oficinas de trabalho objetivando discutir e apresentar estratégias didáticas que tenham como foco o trabalho com as mudanças de conceitos históricos substantivos utilizando documentos históricos em sala de aula. A proposta parte da relação entre os diferentes saberes que compõem o universo dos saberes docentes com as orientações teórico-metodológicas que trabalham o ensino da história a partir dos fundamentos da própria ciência histórica.
Palavras-chave
ProfHistoria Ensino de história. Aprendizagem histórica. Conceitos históricos. Saberes docentes. Formação continuada.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JOSIRENE SOUZA INOCÊNCIO DE LUCENA HISTÓRIA DE PESCADORES E PESCADORAS DA PEDRA NEGRA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL APLICADA AO ENSINO DE HISTÓRIA 2018 RICARDO PINTO DE MEDEIROS UFPE
Resumo
Este trabalho tem como temática a cultura da pesca em Itapissuma e como ela pode ser apropriada de maneira positiva pela população, inclusive a escolar, através da educação Patrimonial. A finalidade é apresentar uma experiência pedagógica promovida a partir da articulação entre ensino de história, educação patrimonial e a metodologia da história oral. O projeto foi realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental, na escola pública municipal João Bento de Paiva, em Itapissuma. O objetivo geral foi problematizar e evidenciar a cultura da pesca como patrimônio cultural. Os conceitos de memória coletiva e de identidade coletiva serviram como base para nosso trabalho. Essa experiência possibilitou aos alunos realizar uma atividade pedagógica em outros espaços de memória, ter contato com uma técnica de produção de fontes históricas e com pessoas da comunidade, ampliando, dessa forma, a percepção sobre a escrita da história e o patrimônio cultural. A partir dos resultados das entrevistas, produzimos uma cartilha que objetivamos ser utilizada como um material pedagógico sobre a cultura da pesca em Itapissuma. Juntos, professora, alunos e comunidade, representada pelos pescadores/as, construimos conhecimento histórico sobre a história e a cultura do nosso lugar, chamado Itapissuma – Pedra Negra em tupi.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História Memória e identidade. Espaços de memória. Patrimônio. Pesca.
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Dissertaçao