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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
VALÉRIA CRISTINA MOREIRA ENSINO DE HISTÓRIA E RPG COMO FERRAMENTA NOS ESTUDOS REGIONAIS: POSSIBILIDADES EM “A RETIRADA DA LAGUNA” DE ALFREDO D’ ESCRAGNOLLE TAUNAY 2018 MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES UEMS
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades para o ensino de história tendo como base obra A Retirada da Laguna, de Alfredo Maria Adriano d`Escragnolle Taunay. Optamos por sugerir o uso jogo de RPG como metodologia para o ensino de história regional. A partir da narrativa literária o professor introduz e aprofunda o conhecimento sobre a Guerra como Paraguai, no período de 1864 a 1870. Nesse exercício deverá buscar destacar a participação dos soldados brasileiros e paraguaios, mas, também de indígenas, mulheres, sertanejos, negros libertos e escravos, na Retirada da Laguna que ocorreu na Província de Mato Grosso, no século XIX. A escolha deste objeto de pesquisa fez-se pela necessidade vivenciada em sala de aula, sobretudo quando, o professor se depara com o exíguo conhecimento científico e material didático relacionado com o episódio em questão. Colocamos como proposta e sugestão a elaboração de um material didático no formato de jogo de Role Player Games (RPG) que tem como foco o trajeto percorrido pela coluna expedicionária de A Retirada da Laguna, desde o Rio de Janeiro até o sul da Província de Mato Grosso. Uma ferramenta que pode ser considerada como material didático alternativo, tendo em vista os meios tradicionais utilizados no ensino dos conteúdos históricos.
Palavras-chave
Ensino de História, aprendizagem histórica, prática docente e material didático, história regional, Guerra com o Paraguai, Role Player Games (RPG
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DENILDO DE SOUZA HISTÓRIAS EM MOVIMENTOS: CONQUISTAS E RESISTÊNCIAS NO ASSENTAMENTO SUL BONITO EM ITAQUIRAÍ MATO GROSSO DO SUL 2018 VIVIANE SCALON FACHIN UEMS
Resumo
O intuito desse trabalho de mestrado foi produzir um documentário e a partir do mesmo construir o presente artigo para explicitar metodologicamente como ele foi elaborado,no assentamento rural Sul Bonito, em Itaquiraí Mato Grosso do Sul. Com enfoque na história do tempo presente, a relação entre história e cinema, memória e história local. A constituição da distribuição de terras na região Sul de Mato Grosso do Sul e a relação entre trabalhadores do campo e movimentos sociais de luta pela terra na década de 1990. Esse foi o nosso fio condutor para analisar os relatos das famílias, com histórias em movimentos nas suas conquistas e resistências no assentamento, pois foi por meio das mobilizações nos movimentos, que conquistaram espaços, direitos e aprendizados que os coloca na posição de sujeitos de um processo histórico nesse local. Por fim, buscamos refletir sobre como inserir o ensino de história nas escolas, partindo da relação entre memória e história local, para levar à comunidade do assentamento e sociedade em geral uma realidade muitas vezes desconhecida.
Palavras-chave
Ensinode História; Assentamento rural; Questões Agrárias; Movimentos sociais do campo; Memória; História local
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ÉDER DIAS DO NASCIMENTO A METODOLOGIA WEBQUEST NA AULA DE HISTÓRIA 2018 FÁBIO ANDRÉ HAHN UNESPAR
Resumo
Com enfoque no uso escolar da internet, esta dissertação investigou as contribuições da metodologia WebQuest para o ensino de história analisando as produções de estudantes do ensino médio e fundamental . A base teórico-metodológica foi o conceito de competência narrativa, que diz respeito à forma de tratamento do saber histórico. O estudo se dividiu em três etapas: (1) elaboração de recurso educativo sobre a escravidão no estado do Paraná; (2) aplicação de um questionário com uso da plataforma Survey Monkey e (3) implementação do material produzido na escola selecionada para a pesquisa. A WebQuest mostrou-se uma metodologia exequível; contudo , quanto a alguns elementos qualitativos das produções estudantis analisadas, os resultados não foram como esperado . De modo efetivo, ficou evidente que a metodologia WebQuest deve ser pensada a partir de propostas que considerem as especificidades do conhecimento produzido na disciplina de história e dos estudantes a quem ela se dirige. Após tais reflexões, como produto final desta dissertação, a WebQuest aplicada na terceira etapa foi reformulada e ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.
Palavras-chave
Ensino de História; Metodologia WebQuest; Uso da internet
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Dissertação