• Quem é Quem - Profhistória
  • Facebook
  • Youtube

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ALERRANDSON AFONSO MELO PINON O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO DECOLONIAL EM CONEXÃO COM A DIDÁTICA DA HISTÓRIA. 2020 LUIZ AUGUSTO PINHEIRO LEAL UFPA
Resumo
A proposta deste trabalho foi produzir uma metodologia de ensino de História de orientação decolonial, com o objetivo de dar prioridade ao ensino de História da África e da cultura afrobrasileira. Demonstraremos como o pensamento decolonial - tendo como autores de referência Aníbal Quijano, Walter Mignolo e Catherine Walsh -, pode nos revelar o quanto a História da África e da cultura afro-brasileira estiveram historicamente subalternizadas nos currículos escolares. Também enfatizaremos as principais críticas ao eurocentrismo na produção do conhecimento histórico, advindas do pensamento pós-colonial africano, tendo como autores de referência Mudimbe, Mbembe e Appiah. A partir dessas reflexões, foi possível traçar as diretrizes que nortearam a formulação do trabalho de intervenção pedagógica no espaço escolar. Para executar o trabalho de intervenção foram realizadas pesquisas sobre o acervo historiográfico disponível nas bibliotecas dos espaços escolares pesquisados, além de pesquisas sobre os sentidos históricos que os alunos atribuíram à História da África e às relações do continente africano com o Brasil, antes e depois dos trabalhos de intervenção. Para compreender os sentidos históricos atribuídos pelos alunos à África e suas relações com o Brasil foi realizado um diálogo com a Didática da História, tendo como autor de referência o historiador Jörn Rüsen e seus conceitos de "consciência histórica" e "cultura histórica". A conexão com a Didática da História permitiu a realização de diagnósticos sobre como os alunos pensam historicamente a História da África e suas relações com o Brasil. A partir deste diagnóstico foi possível formular o trabalho de intervenção no espaço escolar, onde elaborei produtos educacionais (textos didáticos e apresentações de slides) sobre a História da África e da cultura afro-brasileira, que foram utilizados na minha prática de ensino em duas escolas de educação básica da região metropolitana de Belém do Pará: Helder Fialho Dias (SEMEC Belém) e Américo Souza de Oliveira (SEDUC Pará). A intervenção ocorreu no segundo semestre do ano de 2019 e foi executada a partir de aulas expositivas e atividades avaliativas, que culminaram em Mostras Culturais e seminários apresentados pelos alunos. Após a intervenção, foi realizada uma pesquisa de avaliação dos resultados de aprendizagem, na qual foi possível diagnosticar aprendizados significativos, que levaram os alunos: a superar o reducionismo da História da África à História da escravidão; a desfazer suas imagens negativas e quebrar os estereótipos criados sobre a História da África e o continente africano; e a superar o racismo
Palavras-chave
ProfHistoria; História da África; Cultura Afro-Brasileira; Relações Étnico-Raciais; Pensamento Decolonial; Didática da História.
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
EVA MARIA CARDOSO MACIEL A REPRESENTAÇÃO DO GUIA LOPES NO ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL 2020 SUZANA ARAKAKI UEMS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir elementos históricos que envolvem a criação de um herói e a representação deste dentro do Ensino de História Local. Para tanto, buscou-se realizar inicialmente a apresentação do objeto dessa pesquisa, o Guia Lopes, no cenário da Guerra do Paraguai. Em seguida a pesquisa traz algumas reflexões teóricas conceituais acerca de conceitos e temáticas como, representação, memória e Ensino de História para apontar o caminho escolhido na etapa final do trabalho de pesquisa. Foram elaboradas oficinas temáticas como sugestão para professores que trabalham na disciplina de História no município de Guia Lopes da Laguna. Para construção do trabalho descrito acima foram utilizadas fontes bibliográficas e aplicação de questionário, essas fontes se configuram no nosso principal material de análise e subsidiaram a construção da pesquisa em todas suas etapas. A Guerra do Paraguai é um tema que aparece em muitos trabalhos de História no Brasil, no Paraguai e nos outros países envolvidos. Nosso desafio aqui é tornar o tema significativo para estudantes que estão ao mesmo tempo distanciados cronologicamente desse fato histórico e convivem com fragmentos de história local que faz a Guerra do Paraguai muito presente nas narrativas, símbolos e na memória dos habitantes do município.
Palavras-chave
História. Ensino de História. História Local. Representações
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANDERSON LUIZ FERNANDES DA SILVA EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS: OFICINAS DE HISTÓRIA SOBRE VIOLÊNCIA POLICIAL EM SÃO GONÇALO, NOS SÉCULOS XX E XXI 2020 LUÍS REZNIK UERJ
Resumo
O presente trabalho buscou analisar o crescente aumento da violência policial na cidade de São Gonçalo - RJ. Mesmo com as garantias constitucionais que instituíram de maneira legal os marcos dos Direitos Humanos no Brasil, a violência policial continua sendo um dos grandes entraves ao pleno exercício da cidadania. Ao reproduzir as velhas práticas do passado, a polícia brasileira tem deixado de cumprir o papel de instituição garantidora da segurança e dos direitos dos cidadãos, tornando-se uma das grandes violadoras dos direitos humanos. Sendo assim, visando compreender melhor as origens e as consequências dessa violência para o cidadão gonçalense, e reconhecendo o papel da escola como lócus privilegiado de construção do conhecimento, elaboramos um caderno de oficinas de História, voltado para educar em direitos humanos, no qual propomos uma reflexão acerca do percurso ideológico e político de criação do aparato policial brasileiro e da necessidade da luta pela garantia dos direitos humanos.
Palavras-chave
Ensino de História. Violência Policial. Segurança Pública. Direitos Humanos
Link
Dissertação