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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CRISTIANE OLIVEIRA CONTOS DA ÁFRICA LUSÓFONA: FONTES LITERÁRIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 2018 KEILA GRINBERG UNIRIO
Resumo
A pesquisa propõe uma sequência didática a partir de fontes literárias para o ensino de história. Especificamente, o gênero textual conto para o ensino de história da África Lusófona. Através das discussões sobre a história do ensino de história africana na educação básica brasileira; o uso da literatura como fonte histórica em sala de aula; e a sugestão de um procedimento pedagógico destinado aos anos finais do ensino fundamental e médio, para servir de auxílio no tratamento do tema.
Palavras-chave
Profhistória - Ensino de História - Ensino de História; História da África; Fontes Literárias.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
GABRIEL MENDES CANAL “OUTRA HISTÓRIA”: O USO DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 2018 RODRIGO TURIN UNIRIO
Resumo
O objetivo principal desta dissertação é discutir novas formas de apropriação do conhecimento histórico através das ferramentas existentes no mundo virtual. Desta forma, cabe pontuar, a importância das discussões existentes no cerne acadêmico, no que diz respeito à História Digital, e principalmente, com relação a novos espaços de construção do conhecimento histórico, tais como propostos pelos estudos no viés da História Pública. Nesse aspecto, a construção do canal “Outra História” no Youtube é fruto desta vontade de articular a produção acadêmica por meio de uma linguagem que dialogue de forma mais direta com as novas gerações. Diante disto, uma dificuldade encontrada por estes nativos digitais é o acesso a ferramentas de pesquisas mais precisas que proporcionem a estes indivíduos contato com a produção de informações rigorosa, criteriosa e factual. No momento que conceitos como fakenewse pós-verdade são tão recorrentes, a utilização da própria internet como antídoto a veiculação de tais concepções me parece um caminho promissor e eficaz.
Palavras-chave
Profhistória - Ensino de História -Ensino de História; História Digital, História Pública, Pós-verdade, Fake News. Youtube
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JONTHAS PINHEIRO HISTÓRIA E DIREITO: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS NAS AULAS DE HISTÓRIA 2018 PEDRO SPINOLA PEREIRA CALDAS UNIRIO
Resumo
História e Direito: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Esta pesquisa se iniciou com o objetivo de incluir nas aulas de história uma discussão sobre os direitos humanos envolvendo casos de violações desses direitos ocorridas no dia a dia dos alunos, mas que não são abordados em sala de aula por diversos motivos. Buscamos demonstrar que para trabalhar com esses direitos nas aulas de história não é necessário criar um novo conteúdo e nem uma nova disciplina, bastando que coloquemos em prática o que já é preconizado por diversos documentos oficiais. Isso seria realiado através de uma sequência didática onde o aluno possa problematizar o tempo presente e desnaturalizar a realidade em sua volta, a partir da teoria do historiador alemão Jörn Rüsen, que demonstrou que quanto mais desenvolvida a capacidade de dar sentido à história, melhor o aluno se orienta no mundo. Nesse sentido traçamos um breve histórico dos direitos humanos, onde buscamos historicizar e entender o processo de criação e reconhecimento desses direitos a partir de um recorte temporal que listou os principais documentos que tratam do tema a partir do século XVIII. Ao final propusemos uma sequência didática tendo como base a teoria da didática da história proposta por Jörn Rüsen, seguindo os princípios da educação em direitos humanos apresentados pelos professores Abrahan Magdenzo, Aída Monteiro, Selma Garrido Pimenta, e Susana Sacavino. Esperamos que a partir dessa experiência possamos formar cidadãos críticos, ativos e defensores dos direitos humanos e da democracia.
Palavras-chave
Profhistória - Ensino de História - Direitos Humanos; Didática da História; sequência didática
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Dissertação