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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANA PAULA DA SILVA SANTOS “FESTA DO LIXO” NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO, SALVADOR-BA: UM PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E SEU CARÁTER POLÍTICO-PEDAGÓGICO 2018 MARIA DAS GRAÇAS DE ANDRADE LEAL UNEB
Resumo
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, do Programa PROFHISTÓRIA - Mestrado Profissional em Ensino de História, tem como tema a Educação Patrimonial e o Ensino de História, visando identificar a “Festa do Lixo” como Patrimônio Cultural Imaterial do bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador - BA, valorizando-a como instrumento de ensino e aprendizagem nas aulas de História. Nessa perspectiva, o uso das fontes históricas: jornais, entrevistas orais, documentos de arquivos públicos e a pesquisa bibliográfica permitiram responder a questão central da dissertação: como ensinar para a valorização do patrimônio cultural e da memória, vinculados a experiência da comunidade e ao cotidiano dos discentes. A trajetória investigativa pautou-se pela Pesquisa Participante, por refletir acerca de uma realidade sem dissociar a teoria da prática, envolvendo os sujeitos pesquisados: os estudantes e os “guardiões da memória” da “Festa do Lixo”, a partir da metodologia do Círculo de Cultura que valoriza o diálogo existente entre os vários saberes, científico, escolar e popular, percebendo o educando como sujeito histórico. A importância social deste trabalho dá-se por ser um meio de problematizar a prática pedagógica no Ensino de História, que por muito tempo privilegiou os “grandes heróis” e a memória oficial atrelada a uma concepção de patrimônio histórico ligado aos bens de “pedra e cal” – imóveis tombados. Os resultados dessa investigação possibilitam aos educadores de História um ensinar e aprender com sentido e na medida em que os educandos vão reconhecendo um passado construído pelas pessoas que chegaram à comunidade antes deles instalasse um sentimento de pertencimento entre eles.
Palavras-chave
Ensino de História. Educação Patrimonial. Círculos de Cultura. “Festa do Lixo”. Memória. Patrimônio.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DAGSON JOSÉ BORGES SANTOS O USO DE BLOGS NO ENSINO DE HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA DA HISTÓRIA DO ENGENHO DE SANTANA EM ILHÉUS-BA 2018 ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA UNEB
Resumo
Os constantes avanços tecnológicos e as novas concepções pedagógicas, ajudam para uma educação mais inclusiva e colaborativa, permeando a adoção de estratégias dentro e fora de sala de aula. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo a construção de um Blog (Blogsopt) Engenho de Santana em Ilhéus Bahia. O material a ser desenvolvido deve servir para professores e alunos trabalharem a história local dentro e fora de ambientes escolares. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Impacto de Ilhéus Bahia. A proposta foi a construção de uma História Pública, onde os alunos e o professor, desenvolveram uma pesquisa sobre a história do engenho, e que seus resultados eram postados no Blog. Propondo assim, a construção de uma história interativa, com saberes compartilhados entre diferentes atores sociais.
Palavras-chave
Ensino de história, Blogs, História Pública
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ELINE DE OLIVEIRA SANTOS A MULHER NEGRA NA EJA: REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA 2018 CLÁUDIA PONS CARDOSO UNEB
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo central investigar a contribuição que o ensino de história oferece na construção da consciência histórica de gênero e raça de mulheres negras, ao desna- turalizar as relações hierarquizadas de gênero tecidas historicamente. Nesse sentido, busca-se responder como as/os discentes são instrumentalizadas/os pelo ensino de história para desen- volver um pensamento crítico e reflexivo que evidencie o desenvolvimento da consciência histórica. Este estudo se realizou no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro na cidade de Porto Seguro- BA em uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para efetivar a investigação, adotou-se como lentes, a consciência histórica que está inserida na área da Didática da História e nesse trabalho é compreendida a partir das concepções e teori- zações de JornHusen. Adota-se ainda a perspectiva interseccional dos marcadores sociais da exclusão para descrever o entendimento de como historicamente as múltiplas opressões e dis- criminaçõesvulnerabilizam as mulheres negras. De natureza qualitativa, nesta pesquisa parti- cipante, os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com quatro mu- lheres negras cujos relatos se constituíram como fonte de pesquisa principal para a elaboração da dimensão pedagógica da pesquisa, materializada na forma de sequências didáticas para discussões das relações étnico- raciais e de gênero no ensino de história. As sequências foram organizadas em torno dos eixos: família, escola e trabalho. A partir da aplicação das sequên- cias didáticas, verificou-se que ocorreram transformações significativas na percepção das/os discentes em relação à relevância da mulher negra na sociedade. No entanto, nota-se que há ainda uma grande necessidade de redimensionar o currículo de história, de modo que este contribua para a quebra de estereótipos e preconceitos que ainda são direcionados à presença feminina negra na sociedade.
Palavras-chave
Ensino de História, EJA, Relações Étnico-raciais, Gênero, Interseccionali- dade, Consciência Histórica.
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Dissertação