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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CAMILA ABREU DE CARVALHO QUILOMBO DE MARIA CONGA EM MAGÉ: MEMÓRIA, IDENTIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA 2016 KEILA GRINBERG UNIRIO
Resumo
O projeto “Quilombo de Maria Conga em Magé: Memória, Identidade e Ensino de História” tem por objetivo fazer com que um lugar de memória relacionado a escravidão seja também um lugar de ensino de história, com o fim de que os alunos conheçam um pouco da história e cultura afro-brasileira e, de modo geral a história de Magé, tornando o projeto uma ação para o ensino de História que está de acordo com as demandas presentes na Lei 10.639 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Como resultado desse projeto foi elaborado dois produtos com objetivo de contribuir no ensino de história na escola, especificamente o ensino de história e cultura afro-brasileira. São eles: o catálogo “Usos da Lei 10.639 em sala de aula: sugestões de atividades para o Ensino e História Afro-Brasileira e para o Dia da Consciência Negra” e o livro “Maria Conga: A Guerreira de Magé”.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; MEMORIA; EDUCACAO PARA AS RELAÇOES ETNICO RACIAIS; QUILOMBO
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DEBORAH SILVA DE QUEIROZ MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA À DITADURA MILITAR BRASILEIRA: GUIA PARA UTILIZAÇÃO DE FILMES EM SALA DE AULA 2016 PEDRO CALDAS UNIRIO
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo a confecção de um material auxiliar para o professor, do ensino médio, trabalhar com o tema da ditadura militar brasileira, através de filmes, curtas e médias metragens, em sala de aula. O trabalho de pesquisa apresenta um vasto panorama sobre o tema da resistência à ditadura militar brasileira, extratado dos Relatórios Finais da Comissão Nacional da Verdade (CNV), sendo que muitos documentos estão diretamente relacionados aos protagonistas do curta-metragem “15 Filhos”, de Marta Nehring e Maria de Oliveira, que é o filme utilizado para a elaboração do guia para a análise fílmica em sala de aula; este é o produto final da presente pesquisa. Tendo como premissa básica a questão de como são construídas, conformadas, as representações recorrentes que transparecem no imaginário coletivo e/ou social, pertinentes ao tema, a dissertação apresenta o conceito de “representação cristalizada”, demonstrando os muitos momentos em que elas se concretizam enquanto lugares-comuns no tratamento do tema, no que tange às mídias em geral.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; MEMORIA; RESISTENCIA; DITADURA MILITAR BRASILEIRA; COMISSAO NACIONAL DA VERDADE
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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FLAVIO ANTONIO DE SOUZA FRANÇA A CONTEMPORANEIDADE DOS POVOS INDÍGENAS EM SALA DE AULA 2016 MARIA DA CONCEIÇÃO FRANCISCA PIRES UNIRIO
Resumo
O presente estudo aborda como os povos indígenas são apresentados nos livros didáticos reiterando apenas características consolidadas ao longo do tempo como, por exemplo, a permanência dos povos indígenas apenas em florestas ou que todos vivem do mesmo modo desde antes da chegada dos europeus. Analisa também, por meio de uma oficina, se os discursos produzidos por indígenas em suportes textuais e audiovisuais permitem que alunos deficientes visuais construam a perspectiva de que esses povos vivenciam a contemporaneidade e constroem suas identidades de acordo com as dinâmicas das sociedades com que travam contatos.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; POVOS INDIGENAS; IDENTIDADE INDIGENA; LIVROS DIDATICOS; DEFICIENTES VISUAIS
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Dissertação