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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RODRIGO ANTUNES CORREA MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO CIEP 228 BRIZOLÃO DARCY VARGAS: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA 2018 WARLEY DA COSTA UFRJ
Resumo
O trabalho aqui apresentado foi inspirado em uma experiência pedagógica, desenvolvida dentro e fora sala de aula, que utilizou como mote central a aplicação prática da abordagem da História Local no Ensino de História, e colocou alunos do ensino médio na posição de protagonistas da História. As pesquisas dos alunos envolvidos nesta ação educacional resultaram na criação coletiva de um espaço físico nomeado “Centro de Memórias Darcy Vargas”, dedicado à história e às memórias do CIEP 228 Brizolão Darcy Vargas, localizado em Saracuruna, município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Para compor o acervo desse Centro de Memórias foi produzida uma exposição de fotos, comparando o passado e o presente do CIEP 228, um conjunto de textos, que narram a história dessa escola e um documentário com entrevistas realizadas pelos próprios alunos.Além de abranger a história institucional da referida escola, esta pesquisa aborda parte da história dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), explicita as concepções pedagógicas que inspiraram esta modalidade de escola, de autoria de Darcy Ribeiro, e descreve todo o processo de elaboração e construção de um ambiente educacional dedicado ao Ensino de História, que teve como trilho condutor o diálogo entre diferentes tipos de escrita da história: a Micro-história e a História Oral. Após a análise da aplicação desses métodos, este trabalho é finalizado com a apresentação de um guia prático para a construção de centros de memória nos mesmos moldes.
Palavras-chave
História. Memória. Ensino de História. História Local. Micro-história. História Oral
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Dissertaçao
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ELIZETE GOMES COELHO DOS SANTOS SENTIDOS DE TEMPO EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO (PNDL 2015) 2018 CINTHIA MONTEIRO DE ARAUJO UFRJ
Resumo
A presente dissertação investiga processos de construção, mobilização e operação de sentidos de tempo reconhecidos numa coleção didática para o ensino médio do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), edição 2015. O aporte teórico deste estudo é fundamentado pelos conceitos de espaço de experiência e horizonte de expectativa, regime de historicidade, narrativa, marcas da tradição e sinais de alternativa, construídos por ReinhartKoselleck, François Hartog, Paul Ricouer e Cinthia Monteiro de Araujo. O recorte da obra selecionada foi inquirida através da abordagem metodológica de análise de discurso apresentada por Norman Fairclough (2001). Este estudo subsidiou a construção de atividades pedagógicas sobre as reformas urbanas ocorridas no Rio de Janeiro no início do século XX com o propósito não apenas de desenvolver sinais de alternativa reconhecidos na respectiva coleção didática mas também possibilitar a reflexão sobre a construção do conhecimento histórico.
Palavras-chave
Ensino de História. Livro Didático. Temporalidade
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
EVELYN BEATRIZ LUCENA JOSEFA MOÇAMBIQUE, CLARA REBOLO, JOAQUINA DE NAÇÃO E QUITANDEIRA MONJOLO: NOVAS NARRATIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO 2018 GIOVANA XAVIER UFRJ
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo trabalhar no ensino de História as agências e experiências de mulheres negras africanas escravizadas. Partindo da premissa que o Ensino de História da escravidão ocupa um lugar de fronteira entre a história social da escravidão e a Educação (MONTEIRA; PENNA, 2011), desejo contribuir na construção de outras memórias e identidades negras na educação básica. Para tal, proponho uma metodologia de trabalho que valoriza o uso de fontes históricas que oportunizam conhecer as muitas histórias da população negra feminina no Rio de Janeiro oitocentista. Lançando mão de anúncios de fuga do periódico Diário do Rio de Janeiro (1830 a 1832), a pesquisa propõe a construção de materiais pedagógicos que contribuam para a luta antirracista na Educação, fortalecendo assim o trabalho com a Lei nº 10.639/03.
Palavras-chave
Ensino de História, mulheres negras, escravidão, agência, fontes históricas
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Dissertação