• facebook

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CRISTIANE ALVES DE LEMOS TECENDO CAMINHOS PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DE 3º ANO DA REDE PÚBLICA 2016 KEILA GRINBERG UNIRIO
Resumo
O trabalho pretende relatar uma experiência pedagógica, em consonância com a Lei nº 10.639/2003, em turmas de ensino médio, da rede pública, sobre educação étnico-racial. A experiência relata atividades realizadas com os alunos com o uso de diferentes fontes relacionadas à construção do racismo e, ao mesmo tempo, procura visibilizar ações, dos movimentos sociais negros, no processo de luta para combater as desigualdades sociais. As atividades propostas contribuíram para a reflexão dos alunos sobre as questões que envolvem o racismo no tempo presente, pela mobilização do passado, a partir do estudo de diferentes referenciais. O trabalho ainda apresenta discussões sobre o currículo de história e as dificuldades de implantação da Lei nº 10.639/2003 e apresenta a possibilidade se construir um currículo orientado pela perspectiva do interculturalismo como forma de visibilizar a contribuição das diferentes culturas existentes na sociedade.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; ENSINO DE HISTORIA DA AFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA; Lei 10.639/13; RACISMO
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RAILANE ANTUNES PEREIRA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O PAPEL SOCIAL DO ARQUIVO NACIONAL 2016 RODRIGO TURIN UNIRIO
Resumo
O presente trabalho trata a importância da aproximação de instituições de arquivo com a comunidade escolar, através do incentivo a Educação Patrimonial. Traz a relevância dessa relação como forma de fomento a memória e cultura, preservação dos acervos e ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Aproximo o debate sobre memória, história e patrimônio para fundamentar o papel social que o arquivo desempenha. Como objeto de análise, foi escolhido o Arquivo Nacional, por desempenhar papel político significativo, nas ações voltadas para os arquivos. Além de aplicação de atividade pedagógica no Arquivo Nacional, para aferir as possibilidades e obstáculos encontrados na interação escola e arquivo, foi feito levantamento das ações de difusão promovidas por este órgão, para compreender a abrangência de suas ações. Os resultados obtidos apontam um grande distanciamento dessa instituição com o público escolar, mas também destaca os benefícios tanto para a educação quanto para o arquivo, quando ambos trabalham juntos.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; EDUCACAO PATRIMONIAL; ARQUIVO; PATRIMONIO DOCUMENTAL
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LUCIANO CORREA LOUREIRO TEATRO COMICO E MUSICADO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL PARA OFICINAS EM SALA DE AULA (1910-1930) 2016 PAULO CAVALCANTE DE OLIVEIRA JUNIOR UNIRIO
Resumo
O presente trabalho tem como proposta um estudo historiográfico-cultural do teatro cômico e musicado durante as décadas de 10 e 20, do século XX, na cidade do Rio de Janeiro, que sirva como material teórico complementar a ser trabalhado em forma de oficinas e seminários, para a disciplina de “História do Teatro Brasileiro”, em cursos técnicos de nível médio, dedicados à formação teatral. Justifica-se tal estratégia por constatar a relevância do tema e sua atualidade num período importante para a historiografia do teatro carioca e brasileiro, mas pouco presente nos conteúdos programáticos, tanto em escolas de teatro, como em disciplinas dedicadas ao estudo do teatro brasileiro no Ensino Médio. O trabalho está dividido em três segmentos amplos sobre a atividade teatral na cidade do Rio de Janeiro durante o segundo e terceiro decênios do século XX e tem, como finalidade, a introdução de questões que possam incitar problematizações e juízo de valores acerca do teatro nesse período. São eles: a) uma historiografia geral sobre o teatro cômico e musicado ocorrido no período; b) os teatros (prédios) existentes na Praça Tiradentes, e o lugar onde processos de socialização entre classes, conflituosos ou não, ocorriam; c) a presença cultural da performance afro-brasileira no teatro cômico e musicado e, consequentemente, as tentativas de depreciação e/ou obscurecimento que sofreu, bem como, sua apropriação cultural, ao longo do período, por uma classe média e branca. O direcionamento deste trabalho vai, portanto, ao encontro de abrir espaços para o debate junto aos alunos, em disciplinas que se ocupem da historiografia do teatro brasileiro, com o objetivo de reconhecer que o teatro cômico e musicado carioca existente na Primeira República, especialmente nos anos 10 e 20, teve significativa importância, efetiva participação e relevância na construção de uma identidade cultural para a população da cidade do Rio de Janeiro, nesse período, possibilitando-se, deste modo, rever os motivos de uma visão crítico-negativa, a ele imputado, pelas décadas seguintes.
Palavras-chave
Ensino de Historia; Historia do Teatro
Link
Dissertação