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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
HUGO MONÇÃO DE MATTOS CORRÊAROSA E SILVA VIOLÊNCIA EM QUESTÃO: PROPOSTAS PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DE FOTOGRAFIAS DA GUERRA DO VIETNÃ 2018 ANA MARIA MONTEIRO UFRJ
Resumo
Essa dissertação tem como tema a problematização da violência a partir da interpretação de fotografias da Guerra do Vietnã, tendo como produto um site que possibilita interpretações e debates na educação básica, dentro das concepções de História Visual, que busca analisar fotografias a partir de seu contexto de produção, consumo e trajetórias. Além disso, são pilares do trabalho os conceitos arendtianos de violência, banalização, naturalização e a ação reflexiva em torno da violência, ao mesmo tempo em que o conceito de contrato civil da fotografia de AriellaAzoulay é empregado para a problematização das fotografias de guerra em busca de um posicionamento ativo e crítico dos alunos em relação a violência. Neste sentido, o trabalho defende a concepção de que uma educação crítica e humanizada deve ser norteada em um currículo multidimensional e plural, e dentro de um saber histórico criado no âmbito da escola.
Palavras-chave
Ensino de História, Saberes e práticas no espaço escolar; uso de fotografias em sala de aula; violência; Guerra do Vietnã; Site
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
PAULO JOSÉ ASSUMPÇÃO DOS SANTOS ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM CLASSES INCLUSIVAS: PRÁTICAS E PROPOSTAS 2018 SILVIO DE ALMEIDA CARVALHO FILHO UFRJ
Resumo
Essa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor.
Palavras-chave
Ensino de História. Surdos. Inclusão. Educação Especial. Saberes e práticas no espaço escolar. Cotidiano escolar e saberes históricos
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LUCIANA FERNANDES DIAS A LESTE DE BUCARESTE: CINEMA, HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SALA DE AULA 2018 MONICA LIMA E SOUZA UFRJ
Resumo
Considerando o cinema como instrumento de transformação e exercício da alteridade, possuindo, portanto, imenso potencial didático, e, ainda, considerando a importância de se estudar os temas da memória e da história nas aulas de história, este trabalho consiste em um exame, análise e interpretação das atividades didáticas desenvolvidas junto a um grupo de dezoito alunos do Ensino Médio, do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, em torno do filme A da Revolução Romena (1989) e suas relações com a história. As atividades consistiram em debates e reflexões sobre a história e a memória, que resultaram na produção de um documentário de curta-metragem intitulado Entre a história e a memóriaLeste de Bucareste (Romênia, 2005), cujo tema central gira em torno das diversas memórias .
Palavras-chave
história, memória, ensino de história, cinema, documentário.
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Dissertação