• facebook

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANDRÉ PINTO FERREIRA USINA SÃO JOÃO: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO NO ENSINO DE HISTÓRIA 2016 ANITA CORREA LIMA DE ALMEIDA UNIRIO
Resumo
Este trabalho é composto de dois volumes, sendo o primeiro um texto de acompanhamento com subsídios teóricos e didáticos e o segundo uma Oficina sobre a Usina São João, localizada no município de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro. A Oficina foi criada a partir da reflexão sobre História, Memória e Patrimônio na perspectiva do Ensino de História, utilizando fontes históricas de diferentes tipos. O material produzido destina-se a alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental e propõe-se se a discutir o patrimônio não apenas dentro de uma historicidade local, mas relacionado também ao desenvolvimento municipal, estadual e nacional.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; MEMORIA; PATRIMONIO; USINA SAO JOAO
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LEONARDO VINICIUS CHERMONT MUNIZ DE SÁ INTEGRANDO A HISTÓRIA: O LUGAR DA DISCIPLINA NO PACTO PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO 2016 MARCELO MAGALHÃES UNIRIO
Resumo
Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a História como disciplina escolar e seu lugar das nas propostas de integração curricular para o Ensino Médio. A análise teve como objeto os cadernos de formação do Pacto para o fortalecimento do Ensino Médio, programa de formação de professores lançado pelo governo federal em conjunto com os governos estaduais e distrital em 2013. A partir do texto desses cadernos, pretendeu-se vincular as características da integração curricular proposta pelo governo federal às consequências dos processos de aceleração temporal e da globalização econômica. A reflexão buscou encontrar entender como os processos de aceleração temporal influenciaram a composição da Área de Ciências Humanas e a qual o espaço dado à História e ao seu saber de referência científica, frente às outras disciplinas, nessa proposta de integração.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; INTEGRAÇAO CURRICULAR; ENSINO MEDIO; PRESENTISMO
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MAURO CARVALHO BRUM OLIVEIRA HERÓDOTO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA 2016 JULIANA BASTOS MARQUES UNIRIO
Resumo
A presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História pretende analisar os resultados de uma experiência do uso de trechos da História de Heródoto para uma reflexão sobre o uso de fontes historiográficas em sala de aula de Ensino Médio. Uma breve análise de livros didáticos para esse segmento demonstra a ausência desse texto considerado fundador da disciplina História e aponta a necessidade de uma reflexão sobre a importância de se discutir, ainda que superficialmente, o que é o estudo da história para deixar claro aos alunos da escola regular a inteligibilidade do campo de estudo da história.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; HISTORIA ANTIGA; ENSINO MEDIO; HERODOTO
Link
Dissertação