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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ELIANE LEITE BARBOSA BRINGEL O USO DO FILME NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA EM ARAGUAÍNA-TO 2016 VASNI DE ALMEIDA UFT
Resumo
A dissertação tem como objeto de estudo o uso do filme como recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem de História. Tomamos como referência para o tratamento do tema nossa experiência com o uso dos filmes ―A História das Coisas” e ―Tempos Modernos‖. Aplicamos a proposta didática ―Mundo do Trabalho‖ sobre o uso desses filmes na Escola Municipal Zeca Barros, em Araguaína-TO, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA. O estudo pretende contribuir com reflexões que possam auxiliar o professor em suas práticas em sala de aula quanto à utilização do filme como recurso didático para a construção do conhecimento histórico. Nossa proposta é apresentar experiências advindas do uso do referido recurso, com o objetivo de divulgar resultados que possam ser ajustados a outros ambientes educativos. O estudo foi conduzido a partir de incursões teóricas de autores que se debruçam sobre a temática do ensino de História no Brasil, como Abud (1998, 2009), Bittencourt (2011), em especial autores que se dedicam a relacionar o cinema e o ensino de História, como Fonseca (2009), Saliba (1993) e aqueles que se ocupam em desvelar os pressupostos da didática da disciplina de História como Rüsen (2011). A proposta didática referida foi ancorada nos pressupostos da Aula oficina (BARCA, 2004). Como estratégia metodológica, utilizamos os princípios da pesquisa-ação, cuja abordagem é de natureza qualitativa. Para a geração de dados, recorremos à aplicação de questionários. Sob uso desse aporte teórico e metodológico, os dados apontam para o fato de que o processo ensino-aprendizagem de História pode ocorrer a partir de diálogos teóricos que remetem para discussões acerca do uso de imagens, o que permite abordagens historiográficas que possam nortear a prática docente.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Recurso didático-pedagógico, filme, Educação de Jovens e Adultos
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ELYNEIDE CAMPOS DE SOUZA RIBEIRO O CURRÍCULO DE HISTÓRIA E A LEI Nº 10639-2003- AS AÇÕES AFIRMATIVAS DO “PROJETO BATUQUE” DO COLÉGIO ESTADUAL DE CRISTALÂNDIA-TO 2016 MARTHA VICTOR VIEIRA UFT
Resumo
O currículo de História assim como todo o currículo escolar oficial não pode ser entendido apenas como uma lista de conteúdos a serem ensinados e aprendidos em séries ou ciclos específicos. O currículo traz em si uma intencionalidade educacional que procura definir o ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade. O currículo escolar oficial do Brasil contemporâneo está voltado para uma concepção do mundo ocidental e firmado num ideal de identidade nacional que foi proposto a partir do século XIX e que marginaliza alguns grupos étnicos que fazem parte da sociedade brasileira. Com base nessa consideração, essa dissertação de mestrado busca analisar o impacto da aprovação da Lei 10. 639/2003 e seus desdobramentos nos diversos espaços de aprendizagem, especialmente o espaço escolar. Analisa ainda as ações do Projeto Batuque que é desenvolvido no Colégio Estadual de Cristalândia/TO, considerando as contribuições que essas ações valorativas trazem para as relações etnicorraciais no ambiente escolar e na comunidade em geral.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Currículo, Identidade, Lei nº 10639/2003, Projeto Batuque
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
EMANUELA DE MORAES SILVA ENSINO DE HISTÓRIA EM DEBATE: A HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO E A ESCOLA JOSÉ CAETANO DOS SANTOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SÃO VITOR – SÃO RAIMUNDO NONATO - PI 2016 DAGMAR MANIERI UFT
Resumo
Os estudos sobre Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira vêm ganhando cada vez mais espaços nos debates acadêmicos. Uma de suas razões é a obrigatoriedade de seu ensino nas instituições escolares, a partir da lei 10.639/ 2003. A proposta deste trabalho é fazer uma análise das diretrizes que regem e orientam este ensino, tentando perceber como estes documentos compreendem conceitos como: Alteridade, Diferença e Identidade e quais demandas sociais inseriram este tema como obrigatório nas legislações educacionais. A partir de uma perspectiva de um ensino para a diversidade, tentaremos fazer uma análise dos discursos textuais e iconográficos de uma coleção didática “História nos dias de Hoje”, editora Leya, do ensino fundamental (6º ao 9º ano) utilizada na Escola José Caetano dos Santos, situada na comunidade Quilombola São Vitor, no município de São Raimundo Nonato, Piauí, como também compreender o processo de escolha e a apropriações que alunos e professores fazem com este material didático. Por fim, este trabalho propõe caracterizar as experiências do ensino de História na escola e sua relação com o passado desta comunidade, elaborando uma coletânea de narrativas, a partir de entrevistas com os moradores mais antigos da comunidade.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Livro Didático, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira
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dissertação