• Quem é Quem - Profhistória
  • Facebook
  • Youtube

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CARLOS EDUARDO MIRANDA DA CONCEIÇÃO O NAZISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA BRASILEIROS: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE. 2019 EDILZA JOANA OLIVEIRA FONTES UFPA
Resumo
Este trabalho tem por objetivo averiguar de que maneira o nazismo, enquanto conteúdo curricular, pode contribuir para o ensino de história tendo em vista determinadas demandas do tempo presente. Partindo de pressupostos teóricos que abrangem as ideias de presentismo, função social do livro didático e consciência histórica, as abordagens sobre o tema feitas nas obras didáticas de história, em particular do Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018, passam a ser o foco de investigação, tendo como finalidade última a proposta de um ensino reflexivo que ajude o aluno a orientar-se para a vida prática. Assim, o diálogo proposto entre o saber histórico acadêmico e o escolar são complementares e possibilitam discutir o totalitarismo alemão, tema erroneamente dado como encerrado no passado histórico, a partir de problemas da realidade em que a escola e seus sujeitos estão inseridos, direta ou indiretamente, tais como racismo, intolerância, xenofobia e participação política. Posteriormente, então, será possível concretizar a proposta pedagógica de produção de uma revista eletrônica na qual o tema “nazismo” seja analisado dentro dessa relação com o mundo vivido, a fim de que o aluno compreenda o assunto a partir de seu próprio tempo.
Palavras-chave
ProfHistoria; Ensino de História; Livro Didático; Nazismo; Narrativa; Tempo Presente.
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DANIEL RODRIGUES TAVARES O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ILHA DE MOSQUEIRO 2019 PERE PETIT PEÑAROCHA UFPA
Resumo
Este trabalho apresenta uma possibilidade de ensinar História por meio da Educação Patrimonial na Ilha de Mosqueiro – distrito administrativo de Belém, capital do Estado do Pará. Foi desenvolvido na escola Honorato Filgueiras, da rede pública estadual, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do turno da manhã – duas turmas de 2017 e duas de 2018. A narrativa se constrói discutindo Patrimônio Cultural, História e seu ensino, Educação Patrimonial, Memória, Identidade, Cidadania, numa relação entre o que os educandos entendem desses conceitos e o que autores/historiadores apresentam em sua produção acadêmica a respeito. Assim como relaciona a economia da borracha em Belém na virada do século XIX para XX com a história local de Mosqueiro. Os bens culturais mencionados na pesquisa sobre o que os alunos entendiam como Patrimônio Cultural em Mosqueiro surgiram na virada dos 1800 para os 1900, com uma determinada conexão com o comércio gomífero de Belém. A escrita dialoga com a história pública, quando da divulgação da estratégia de ensino por meio do WhatsApp e de uma página no Facebook, que foram utilizados para compartilhar a prática de ensino de história e o produto pedagógico: um texto didático – “Ensino de História e Educação Patrimonial em Mosqueiro”.
Palavras-chave
ProfHistoria; Ensino de História; Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural; Conhecimento Histórico Escolar; Ilha do Mosqueiro; Educação Básica.
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
EDGAR CABRAL VIEGAS BORGES DA CRUZ TEMPORALIDADES, ANACRONISMO E ENSINO DE HISTÓRIA 2019 SIMÉIA DE NAZARÉ LOPES UFPA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar como as noções de temporalidade e os anacronismos podem e devem ser explorados como importantes ferramentas aplicadas na didática da história, facilitando a compreensão das temáticas abordadas na relação de ensino-aprendizado, bem como na elaboração de conceitos, buscando através da observação participante e dos diálogos travados com a comunidade escolar, nas figuras de professores e alunos, elaborar como produto final workshop e um conjunto de práticas voltadas a atribuir aos professores know-how e servir como materiais de suporte para os professores de história da educação básica no sentido de trabalharem como agentes multiplicadores das ideias desenvolvidas.
Palavras-chave
ProfHistoria; Didática da História; Temporalidade; Anacronismo; Ensino de História.
Link
Dissertação