• facebook

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
IGOR PEREIRA FAGUNDES A HISTÓRIA DO ÍNDIO ANTÔNIO FELIPE (POTI) CAMARÃO 2016 LARISSA VIANA UFF
Resumo
O trabalho se apresenta sob a forma de um produto, um livro dirigido ao público escolar e geral, cujo tema central é a análise da história do indígena Antônio Felipe Camarão. O objetivo central do trabalho é compartilhar e gerar conhecimento sobre a temática indígena a partir de reflexões mobilizadoras, despertadas pela trajetória docente do autor e pelas reflexões propiciadas pelo Profhistória. A proposta é colaborar com a implementação da Lei n° 11.645/08, que torna obrigatória a temática indígena no currículo das redes de ensino público e particular. Nesse sentido, deseja-se contribuir com a produção de material destinado ao ensino e reflexão sobre a temática dos povos indígenas a partir da trajetória de Antônio Felipe Camarão nas guerras pernambucanas do século XVII.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; Brasil Holandês; Felipe Camarão; Índios
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
BRUNO ORNELAS DA CUNHA JOGO URBANO: HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA 2016 PAULO KNAUSS UFF
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo demonstrar a possibilidade da utilização da história local como meio de facilitar a compreensão do conteúdo escolar de História. Foi escolhido como objeto de estudo para exemplificar a proposta abordada a cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Através da realização de um jogo que pode ser desenvolvido ao longo do ano letivo e que reúne a pesquisa de conteúdo sobre a história local, passando por uma comparação de fotografias sobre a cidade e um debate sobre as mesmas, culminando num jogo de cartas sobre a história local. Dessa forma, este trabalho procurou desenvolver nos estudantes o protagonismo, já que foram eles os grandes construtores das etapas do jogo, estabelecer o contato dos mesmos com a história do local que os cerca e incentivá-los a desenvolver o senso crítico através da observação do meio em que vivem. Foram utilizadas fontes bibliográficas que abordam e debates sobre assuntos como Memória, história local e a utilização de jogos no meio e no processo educativo. O jogo desenvolvido serve, então, como possibilidade de interligar o estudante com a história da cidade em que mora, colocando-o como observador e crítico de assuntos que abordam relacionados a mesma. Como protagonistas do processo eles tem a possibilidade de perceber as mudanças ocorridas, as permanências, as tensões políticas, econômicas e sociais envolvidas dentro da lógica histórica.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; História local; Memória; Espaço educativo; Fotografias; Protagonismo estudantil; Jogo educativo
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANA CAROLINA MOTA DA COSTA BATISTA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DO PROFESSOR: OS DEBATES CURRICULARES NO CONTEXTO QUILOMBOLA 2016 EVERARDO PAIVA DE ANDRADE UFF
Resumo
Analisar como os professores da Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, que atende alunos pertencentes a comunidade remanescente de quilombo de Sobara, incorporam aos debates curriculares a questão das relações étnico-raciais, a partir de experiências vivenciadas no cotidiano do espaço escolar é o artefato central de análise dessa pesquisa. Ela propõe retomar discussões sobre as relações étnico-raciais e o ensino da temática de história e cultura afro-brasileira no currículo, a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, considerando também a perspectiva da autonomia do trabalho docente na construção do currículo e no diálogo com os processos históricos de resistência negra e de enfrentamento das formas explícitas e implícitas de racismo. A partir das experiências e saberes acumulados, o professor e sua relevante contribuição foram considerados para se pensar nos possíveis avanços sobre a inclusão da História da África e Cultura Afro-brasileira no currículo. Tamanho debate traz como proposta pedagógica uma formação continuada que objetiva ofertar ao professor uma ferramenta tecnológica educacional para pesquisar, compartilhar e dialogar sobre as relações étnico-raciais junto a seus pares.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; Currículo; Relações étnico-raciais; Voz do professor; Tecnologia educacional
Link
Dissertação