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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
PLÍNIO SÁ DE ARAÚJO HISTÓRIA, NARRATIVA GRÁFICA E DITADURA MILITAR EM BELÉM: PRESENTE, PASSADO E FUTURO PELA ÓTICA DA ARTE SEQUENCIAL. 2019 CARLOS LEANDRO DA SILVA ESTEVES UFPA
Resumo
A proposta dissertativa está pautada na linha de pesquisa "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão", do Mestrado Profissional de Ensino de História (PROFHISTÓRIA). O corpo dissertativo está dividido em quatro capítulos que se interrelacionam, objetivando a metodização de práticas de ensino de história, usando as histórias em quadrinhos como gênero literário capaz de narrar histórias de longa duração. Para tal, o trabalho pauta-se no diálogo entre características da semiótica, própria das histórias em quadrinhos, combinadas às proposições da teoria da história como narrativa histórica, consciência histórica e aprendizagem histórica. A realização desse diálogo está aliada aos debates e oficinas de pesquisa realizada na Escola Ruth dos Santos Almeida, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no recorte historiográfico que antecede e inicia a Ditadura Civil-Militar, na cidade de Belém de 1964. O resultado do debate dessas proposições apresenta como produto uma HQ.
Palavras-chave
ProfHistoria; Ensino de História; Aprendizagem Histórica; Ditadura Civil-Militar; Narrativas Históricas; Quadrinhos
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANDRÉ LUIZ GARRIDO BARBOSA PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL EM CABO FRIO: UM ROTEIRO HISTÓRICO ESCOLAR. 2019 LEILA BIANCHI AGUIAR UNIRIO
Resumo
Este trabalho tem por finalidade o estudo do processo de patrimonialização efetuado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na cidade de Cabo Frio, por meio do forte São Mateus e do Convento Nossa Senhora dos Anjos. Foi criado a partir da reflexão sobre História, Memória e Patrimônio um guia virtual com informações a respeito de bens culturais da cidade e oficinas pedagógicas destinadas a alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Palavras-chave
Profhistória, Ensino de História, História; Memória; Patrimônio; Ensino da História; Forte São Mateus; Convento Nossa Senhora dos Anjos
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JERÔNIMO ADELINO PEREIRA CISNEIROS GALVÃO BIOGRAFIA NA SALA DE AULA: A CONSTRUÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS A PARTIR DO TRABALHO COM HISTÓRIAS DE VIDA 2019 JULIANA ALVES DE ANDRADE UFPE
Resumo
O presente trabalho estuda possibilidades de uso da biografia, como recurso didático em sala de aula, no Ensino Médio, em diálogo com a produção historiográfica mais recente. O objetivo é analisar como o estudo de biografias, dentro do aporte teórico-metodológico da historiografia atual, em um processo de mediação pedagógica desenvolvido pelo docente em sala de aula, pode contribuir para a construção de saberes históricos entre os discentes do Ensino Médio. Dessa forma, busca-se responder à questão: Como desenvolver a construção de saberes históricos em sala de aula a partir do trabalho com biografias? O debate acerca da relação entre biografia e historiografia/ciências humanas perpassa por autores como François Dosse, Pierre Bourdieu, Lígia Pereira e Benito Schmidt. A questão da mediação pedagógica do docente frente ao desafio de trabalhar em sala de aula com o uso de biografias, diante dos novos olhares e sujeitos que emergem na historiografia atual, tem como referência autores como Jörn Rüsen, Peter Lee, Fernando Penna, Selva Guimarães e Ilmar Mattos. Através da análise da narrativa biográfica em relação a historiografia e da constatação da presença de biografias no Ensino de História ao longo do tempo busca-se problematizar essa prática bem como estudar possibilidades do emprego de histórias de vida em sala de aula na atualidade, dentro de um processo de ressignificação das mesmas. Como resultado pretende-se a construção de um produto didático-pedagógico para uso dos professores de Ensino Médio, com orientações, sugestões e caminhos para o trabalho com biografias em sala de aula a partir de seus novos papéis e perspectivas historiográficas atuais.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Saberes e práticas no espaço escolar.
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Dissertaçao