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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
BENILSON MARIO IECKER SANCHO MARÉ DE CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA NO MUSEU DA MARÉ 2016 EVERARDO PAIVA DE ANDRADE UFF
Resumo
A presente pesquisa é resultado de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada com estudantes da turma 1902, concluintes do Ensino Fundamental do ano de 2015, da Escola Municipal Nerval de Gouveia, em Ramos, na cidade do Rio de Janeiro. Busca oportunizar experiências de valorização de memórias pessoais e familiares, bem como de objetos pessoais e de espaços comunitários e musealizados na tessitura do conceito de cidadania. A partir do contato com exposições permanentes do Museu Histórico Nacional e do Museu da Maré, pretendeu que os estudantes se apropriassem de diferentes patrimônios, ampliando o olhar acerca da cidadania. Em Chagas (2003) procurou reconhecer a dimensão poética dos museus, bem como valorizar patrimônios e referências comunitárias, enquanto ações pedagógicas inclusivas de pertencimento. A compreensão da materialidade da história travestida em objeto, dentro e fora do museu, é sugerida por Ramos (2004). Em Larrosa (2015) o saber da experiência é concebido na relação entre o conhecimento e a vida humana. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa resultante da experiência pedagógica, expressa uma compreensão de autoria como uma rede de conhecimentos compartilhados com os estudantes da escola, no sentido apontado por Certeau (2012). A partir de tais pressupostos teórico-metodológicos, e em consonância com a proposta do Mestrado Profissional em Ensino de História, os resultados incluem a promoção de experiências marcadas pela relação apropriação/pertencimento que culminaram com a produção de uma exposição coletiva, solidária e autoral no espaço institucional do Museu da Maré, a Maré de Cidadania, bem como a escrita deste texto. A exposição ocorreu no período de 24 de outubro a 4 de dezembro de 2015, no Museu da Maré.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; Memória; Museu da Maré; Patrimônio e Cidadania
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RITA DE CASSIA LOUBACK DE SOUZA A HISTÓRIA LOCAL E SUAS ABORDAGENS NA SALA DE AULA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO 2016 EVERARDO PAIVA DE ANDRADE UFF
Resumo
O presente trabalho foca no impacto das pesquisas sobre a formação histórica de Nova Friburgo, realizadas pelos historiadores vinculados à Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, no trabalho com o segundo segmento do ensino fundamental da rede municipal de educação. Tal investigação buscará, através dos relatos de três professoras regentes da rede municipal de ensino, as suas abordagens em sala de aula sobre a história local. A nossa análise terá como fundamento teórico a articulação entre os conceitos de saber acadêmico, saber docente e saber escolar, além de tratar das condições de trabalho dos professores, sob uma perspectiva de “proletarização” da carreira docente, como obstáculo a um suposto ideal do professor prático reflexivo. E, ainda, apresenta como produto didático-pedagógico, uma proposta de trabalho da história local como metodologia da disciplina, através de um Guia de Estudo do Local da área central da cidade, tendo como cenário a Praça Getúlio Vargas, sob o viés das memórias silenciadas e da circularidade entre a atividade humana e a paisagem.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; História local; Saber escolar; Saber docente; Proletarização docente; Produto didático-pedagógico
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
BRENO BERSOT DA SILVA FLASHES DE FAMÍLIAS: RELAÇÕES DE GÊNERO NO BRASIL ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS (SÉCULOS XX E XXI) 2016 ANGELA DE CASTRO GOMES UFF
Resumo
O trabalho consiste em parte escrita e material didático, em Power Point, sobre relações de gênero através do tema “família”, para ser utilizado por professores de história em suas aulas, como uma nova possibilidade de trabalho com esse tema. Para tanto, nos utilizamos de fotografias de família como principais fontes, para observar como, do início do século XX até início do século XXI, as famílias brasileiras foram se transformando e assumindo arranjos e modelos os mais variados. Tais temas partiram da preocupação de que há na sociedade brasileira uma forte propagação de preconceitos em forma de homolesbotransfobia, machismo e racismo que estimulam a violência física e simbólica, sobretudo contra as mulheres, população LGBT e minorias raciais. Procuramos dar destaque a esses temas para serem devidamente discutidos na escola de forma complexificada, trabalhando a diversidade de modelos familiares, sem deixar de tocar na temática racial também. Assim, foi necessário, primeiro, diagnosticar como esses temas vinham sendo abordados nos livros didáticos de história. Percebemos que, na poucas vezes em que apareciam, eles eram trabalhados como apêndice, devido ao fato de os livros didáticos privilegiarem tudo o que se relaciona à esfera pública, e, portanto, política, em detrimento das questões relacionadas ao âmbito da vida privada. Também notamos como esses conteúdos eram tratados, com algumas exceções, de maneira muito superficial pedagogicamente, quase sem articulação com a aprendizagem histórica, defendida por Circe Bittencourt, Jörn Rusen e Anadir Miranda dos Reis. Por isso, de maneira conjunta, o material didático também contemplou um pouco da história social da fotografia, pois era necessário que as mesmas perdessem o caráter meramente ilustrativo e passassem a ser entendidas pelos alunos como um documento de grande valor histórico. O material Flashes de Famílias pode ser acessado através do link https://1drv.ms/u/s!AinjNoufS2XQxT4FfQpANjkjVy9n , gerado pelo Microsoft Onedrive. Atenção: Para o acesso ao material, através do link, são necessárias duas coisas: 1) possuir uma conta microsoft (gratuita); 2) possuir o programa Powerpoint devidamente instalado no computador, para que todos os efeitos de animação inseridos nos slides possam ser exibidos.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; Gênero; Família; Fotografia
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Dissertação