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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MAICON ROBERTO POLI DE AGUAIR O ORIENTE MÉDIO ATRAVÉS DE OUTRAS LENTES: UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL PARA REFLETIR AS REPRESENTAÇÕES SOBRE A REGIÃO EM SALA DE AULA 2017 LUCIANA ROSSATO UDESC
Resumo
A dissertação discute os estereótipos construídos pelos estudantes dos terceiros anos do ensino médio da E.E.M. Prof.ª Elza H. T. Pacheco acerca da região do Oriente Médio, em especial, da Palestina e de sua população dividida entre os espaços da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. A produção desse conhecimento é em grande parte fundamentada nas narrativas construídas pela imprensa – escrita ou televisionada –, pelos programas televisionados, como documentários e séries e, até mesmo pelo cinema, principalmente em obras oriundas dos Estados Unidos, levando-os a uma perspectiva que, predominantemente, cria inúmeros estereótipos acerca da população da região como um todo, uma vez que, também, aquilo que é produzido na própria região, pouco nos chega. No corpo do texto produzido, debatemos a relação da linguagem e da narrativa televisiva e cinematográfica com o ensino de história, estabelecendo uma perspectiva de uso das mesmas na construção de outras narrativas, dentro do cotidiano escolar, prioritariamente na elaboração de uma análise crítica acerca do telejornalismo e dos filmes, vistos aqui como instrumentos de elaboração de uma dicotomia entre a representação de si e do outro, na qual os palestinos, os árabes, os muçulmanos devem ser percebidos em toda a sua diversidade cultural. Por fim, elaboramos através do documentário – e de uma cartilha de orientação para o (a) docente – uma narrativa audiovisual, contrapondo-se a essa perspectiva predominante. A partir do debate acerca do processo educacional desenvolvido na região, trazemos imagens que desconstroem esses estereótipos, propondo novos olhares sobre a região e, que também servem como ponto de partida para outras regiões do mundo, inclusive dentro de nosso próprio país.
Palavras-chave
Oriente Médio – 2. Imprensa – 3. Cinema/Documentário – 4. Ensino de História.
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LICIA GOMES QUINAN AS MEMÓRIAS DOS JOVENS SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR E A FUNÇÃO SOCIAL DO HISTORIADOR/PROFESSOR 2017 ALESSANDRA CARVALHO UFRJ
Resumo
O presente trabalho trata das memórias que os jovens em idade escolar têm construído sobre a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e o papel do historiador/professor de história diante disso. Entendemos a memória como um constructo a partir das demandas do presente e fruto de intensas disputas. Sendo assim, nossa proposta é a de coletar informações a respeito das memórias que alguns alunos de ensino médio apresentam sobre o período em que o Brasil foi governado pelos militares utilizando a metodologia do grupo focal. A partir do discurso dos alunos, a proposta é estabelecer uma análise que permita compreender em que medida essas memórias se associam com a desvalorização do conceito de democracia e o desrespeito aos direitos fundamentais da pessoa humana. Finalmente, interessa-nos compreender o papel do historiador/professor no ensino da ditadura civil-militar, promovendo uma desconstrução de ideias capaz de fomentar um pensamento crítico entre os alunos que, no limite, promova a democracia e os direitos humanos como valores fundamentais ao bem da sociedade.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; memória; ditadura civil militar
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARA BETINA FORNECK ENSINO DE HISTÓRIA, NOÇÕES DE TEMPO E RELAÇÕES DE TEMPORALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE HISTÓRIA DE ARROIO DO MEIO/RS. 2017 MARA CRISTINA DE MATOS RODRIGUES UFRGS
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relacionar o ensino de História, as noções de tempo e as relações de temporalidade. O estudo aconteceu a partir da experiência de elaboração do curso de formação continuada O Ensino de História, as noções de tempo e as relações de temporalidade e sua aplicação junto aos professores da rede municipal de ensino do município de Arroio do Meio/RS. Pretendeu-se discutir fundamentos teóricos e metodológicos de maneira a correlacionar os temas e qualificar a ação docente no Ensino Básico. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação e análise de materiais produzidos pelos professores participantes e utilizando mecanismos vindos dos estudos etnográficos, como o caderno de campo. Nessa proposta utilizou-se o conceito de Tempo Histórico a partir dos estudos do historiador Reinhart Koselleck e suas contribuições para complexificar o entendimento das relações de temporalidade. A intenção da formação foi possibilitar uma análise das propostas de planejamento dos professores, de maneira a problematizar o conceito de tempo que perpassa a organização das aulas e dos conteúdos escolares. Ao finalizar a aplicação do curso de formação, foi possível observar uma ampliação nos entendimentos dos conceitos de forma a superar o modelo vigente de ensino baseado em uma visão tradicional, linear e naturalizada de História.
Palavras-chave
Tempo. Temporalidades. Ensino de História. Formação Continuada de Professores
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Dissertação