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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MATEUS PINHO BERNARDES À LUTA CAMARADAS! A GREVE GERAL DE 1917 – SÃO PAULO: ENSINO DE HISTÓRIA E ANÁLISES DE CONJUNTURA ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO MODERNO 2017 CARLOS EDUARDO DOS REIS UFSC
Resumo
Esta dissertação trata das possibilidades de se ensinar história por meio de um jogo de tabuleiro moderno sobre a “Greve Geral de 1917” de São Paulo. Com base em pesquisas acerca da relação entre jogos e ensino, desenvolveu-se um “jogo temático” sobre aquele período histórico, em um formato viável de reprodução e utilização em sala de aula. O jogo tem por propósito desenvolver o conceito de temporalidade junto aos estudantes, bem como possibilitar o reconhecimento de diferentes grupos e classes sociais que se inter-relacionam de distintas maneiras. A imersão naquele tempo histórico ocorre por uma mecânica que privilegia as categorias de análises de conjuntura, adotadas como forma de explicitar que as avaliações e escolhas dos estudantes-jogadores tem consequências no desenvolvimento da partida e, que tal qual, a história não é obra do acaso, mas resultado da ação de sujeitos históricos. Com uma estrutura cooperativa, o jogo estimula a sociabilidade entre os estudantes e desenvolve a empatia com relação a outros sujeitos históricos – no caso, os grevistas da Greve Geral de 1917 de São Paulo que, ao se converterem em personagens do jogo estimulam o exercício de “colocar-se no lugar do outro”. Através destes elementos pretende-se conferir inteligibilidade ao processo histórico e explicitar a validade em se estudar a história.
Palavras-chave
Ensino de História; Jogo de tabuleiro moderno (boardgame); Temporalidades; Análise de conjuntura; Greve Geral de 1917 – São Paulo.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RILDSON ALVES DOS SANTOS GRUNOW PELAS TRILHAS DO PLANALTO NORTE CATARINENSE: COLONIZAÇÃO EUROPÉIA EM BELA VISTA DO SUL, TERRA CONTESTADA. DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIA E O ENSINO DE HISTÓRIA 2017 ELISON ANTONIO PAIM UFSC
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido junto aos estudantes dos 2º anos I e II do Ensino Médio da EEB Hercílio Buch em Bela Vista do Sul, Mafra-SC, dando enfoque específico às categorias memória e história local, explorando-as dentro de uma oralidade relacionada à imigração europeia na região, procurando contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de história e para uma percepção crítica do processo histórico envolvendo aquela localidade, tendo como viés o traço das várias identidades ali convergentes, as quais estão sempre se remodelando conforme as tensões sócio-culturais também se alteram. Discutir o processo de constante remodelagem identitária, pelo viés da memória, pode ser uma alternativa a mais de abordagem dos temas relevantes para essa região cercada por simbologias das mais profundas para se refletir ressignificações. Assim, propõe-se uma operação que visa pensar criticamente a história da região. Nesse sentido, trata-se de um repensar a história e o patrimônio do lugar, por parte dos estudantes. Do mesmo modo, significa permitir aos mesmos o conhecimento sobre a região e seus vínculos identitários.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; Planalto Norte Catarinense; Colonização Europeia; Contestado; Memória e Identidades
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FÁBIO AQUINO DE ALMEIDA PARA LER A MÔNICA : REFLEXÕES SOBRE QUADRINHOS, INDÚSTRIA CULTURAL E ENSINO DE HISTÓRIA 2017 HENRIQUE LUIZ PEREIRA OLIVEIRA UFSC
Resumo
Este trabalho constitui-se em um conjunto de reflexões sobre histórias em quadrinhos, como produto da indústria cultural e sua relação com o ensino de história. Para isso são usadas como base as leituras e análises das práticas do uso dos quadrinhos como fonte histórica ou como material de apoio didático relatadas em estágios ou artigos. Nele também se faz um estudo de caso sobre a coleção Você Sabia da Turma da Mônica, a respeito não apenas da história ensinada pela coleção, mas também das relações materiais estabelecidas pela história em quadrinhos que ultrapassam a construção de uma consciência histórica para moldarem outras relações de consumo e ideologia com o leitor. Este estudo se dá a partir de uma aproximação da perspectiva de consciência histórica de Jörn Rüsen, com a pedagogia crítica baseada em Paulo Freire. Como resultado prático deste estudo foi gerada uma pequena revista em quadrinhos experimental. Esta revista procura debater, pautada em Paulo Freire e Adorno, de modo acessível para estudantes, o conceito de indústria cultural, estabelecendo um olhar crítico sobre a mesma e debatendo sua relação social com o mundo e a formação ideológica dos mesmos.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; Indústria Cultural; Quadrinhos
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Dissertação