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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RAFAEL ALVES BASTOS PRIVATTI QUE HISTÓRIA É ESSA? LETRAMENTO EM HISTÓRIA E EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO 2016 JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO PUC-RIO
Resumo
Trata-se de um estudo sobre o ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental e suas implicações para os anos finais deste mesmo ensino fundamental (1º ao 5º e 6º ao 9º anos, respectivamente). Muito comuns são as lamentações dos professores de sexto ano a respeito das relações já estabelecidas com a história e os educandos deste ano. Por outro lado, temos os professores de 1º ao 5º ano que não somente não possuem formação, via de regra, voltada para o ensino de história especificamente, como também sofrem pressões mais voltadas para o letramento em Língua Portuguesa e para o letramento em Matemática, ficando, portanto, outras áreas de ensino e aprendizagem, como a Geografia e a História, enquadradas em atividades complementares e normalmente não obrigatórias para os planejamentos desta fase. Com estas atividades, poucas ou muitas, não importa, e uma grande quantidade de materiais de temática ou, digamos, origens históricas, sendo apresentadas aos alunos, dentro, mas principalmente fora da escola, produzidos não exatamente por historiadores, como filmes, séries, jogos, propagandas, músicas e etc. (história pública), os educandos chegam ao sexto ano com diversas e, muitas das vezes, consistentes construções sobre a história (consciência histórica). Sendo assim, não é possível negar que eles já tenham formulações sobre e como a história funciona, suas funções e provavelmente até especulem seus métodos de construção. Portanto, se aproximar destes anos iniciais seria fundamental para em conjunto com as diversas formas de construções históricas, trocarmos conhecimentos em favor de construções históricas que se seguirão por toda a vida. Um dos caminhos possíveis, são os desenhos animados, linguagem imagética familiar e recorrente para parte considerável dos educandos de todo o ensino fundamental. Construí-los na íntegra, de forma autoral, é parte do esforço intelectual do trabalho em questão. Roteiro, dublagem, animação, edição, produção e pós-produção são demandas do autor. Os materiais, disponibizados no site YouTube (Canal Animações Revolução), com ampla e total liberdade aos espectadores para significá-los e resignificá-los, de acordo com seus interesses em História, possuem três matrizes: a História e Cultura Afro Brasileira, a História e Cultura da África e a História e Cultura dos Povos Indígenas Brasileiros, todas presentes na Lei 11645. Compreender os contatos possíveis dos educandos com a História em seus primeiros anos de escolarização em favor de consciências históricas plurais faz-se necessário para o ensino de História em toda a educação básica.
Palavras-chave
Ensino de História; Letramento; Desenho Animado; Historia da Africa e da Cultura Afro Brasileira
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
PRISCILLA DE SOUZA CRUZ FERREIRA PINTO AVALIAÇÕES COMPARADAS, ENSINO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO DO NOVO MILÊNIO 2016 EUNÍCIA BARROS BARCELOS FERNANDES PUC-RIO
Resumo
Os alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro realizam um número considerável de avaliações comparadas e diagnósticas ao longo de um ano letivo. O presente trabalho estabelece conexão entre essas e acordos internacionais dos quais o Brasil participa com o objetivo de ampliar o acesso à educação e também de promover um ensino de qualidade. A proposta de tais avaliações é gerar dados que alimentam os índices educacionais em todo o país, viabilizando políticas públicas, neste trabalho, porém são identificados outros desdobramentos tais como a geração de rankings de escolas que atingem posicionamentos de outros agentes que não o governo ou interferência nos conteúdos escolares, como no caso do ensino de história. O trabalho discute tais realidades para argumentar em favor de uma articulação entre a cidadania nacional e a cidadania global
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; AVALIACOES COMPARADAS; CIDADANIA
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CAMILA ABREU DE CARVALHO QUILOMBO DE MARIA CONGA EM MAGÉ: MEMÓRIA, IDENTIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA 2016 KEILA GRINBERG UNIRIO
Resumo
O projeto “Quilombo de Maria Conga em Magé: Memória, Identidade e Ensino de História” tem por objetivo fazer com que um lugar de memória relacionado a escravidão seja também um lugar de ensino de história, com o fim de que os alunos conheçam um pouco da história e cultura afro-brasileira e, de modo geral a história de Magé, tornando o projeto uma ação para o ensino de História que está de acordo com as demandas presentes na Lei 10.639 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Como resultado desse projeto foi elaborado dois produtos com objetivo de contribuir no ensino de história na escola, especificamente o ensino de história e cultura afro-brasileira. São eles: o catálogo “Usos da Lei 10.639 em sala de aula: sugestões de atividades para o Ensino e História Afro-Brasileira e para o Dia da Consciência Negra” e o livro “Maria Conga: A Guerreira de Magé”.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; MEMORIA; EDUCACAO PARA AS RELAÇOES ETNICO RACIAIS; QUILOMBO
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Dissertação