• facebook

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DENISE BELITZ QUAIATTO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: UMA HISTÓRIA DIDÁTICA DE SANTA MARIA E REGIÃO 2016 JOSÉ IRAN RIBEIRO UFSM
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo expor a importância do ensino de História local na construção de sujeitos históricos. A partir da argumentação, pretende-se apresentar como produto da discussão, um livro didático sobre a história de Santa Maria e região voltado para as séries iniciais. Em um primeiro momento será apresentada uma breve trajetória do livro didático no Brasil a partir da instituição do ensino básico na primeira metade do século XIX. A seguir, será apresentado o conceito de consciência histórica para a construção da cidadania, seguido da importância do ensino de História Local na construção dos sujeitos históricos. A partir de uma reflexão sobre a produção historiográfica local, finalmente, será apresentada a proposta de um material para uso didático a partir da produção acadêmica e não acadêmica sobre a História de Santa Maria e região.
Palavras-chave
Ensino de História. História local. Livro didático.
Link
dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JORGE EVERALDO PITTAN DA SILVA ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO 2016 CLAUDEMIR DE QUADROS UFSM
Resumo
Este trabalho tem como finalidade investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuem para a qualificação do ensino-aprendizagem de história no Ensino Médio. Inicialmente, foi feita uma abordagem do ensino de história ao longo tempo chegando ao momento atual, marcado pelo uso das tecnologias. Nesse contexto, aborda-se o Ensino Híbrido, conjunto de práticas que buscam conciliar o uso das tecnologias digitais ao espaço da sala de aula tradicional. A partir disso, buscou-se organizar atividades embasadas nos conceitos do Ensino Híbrido, as quais foram aplicadas nas turmas 3º 1 e 3º 3 do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta. Dois modelos foram desenvolvidos: Sala de Aula Invertida e Rotação por estações Estas atividades foram colocadas em prática tendo como princípio norteador a de uma Metodologia de Pesquisa Qualitativa, pois não buscou evidenciar dados fechados através de números, mas sim reflexões a partir das observações feitas em sala de aula. As análises serviram para verificar que realmente existe um potencial qualitativo no modelo híbrido, na medida em que houve maior envolvimento dos estudantes, bem como, potencialização do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, ainda existem alguns limites no que diz respeito ao acesso às tecnologias nas escolas, falta de capacitação de professores no uso dos recursos digitais e apego de muitos alunos ao modelo tradicional de ensino, baseado na ideia do professor como o centro do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave
Educação, Ensino de História, Ensino Híbrido, Metodologia de Ensino, Uso de tecnologias na educação
Link
dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARILEN FAGUNDES PERES PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE TUPANCIRETÃ 2016 JORGE LUIZ DA CUNHA UFSM
Resumo
O presente trabalho pretende tratar de questões ligadas ao patrimônio histórico e cultural do municipio de Tupanciretã, a partir de uma visão voltada para educação patrimonial, buscando instrumentalizar docentes e discentes a partir de um material no qual aborde as questões da história do municipio a partir da valorização do patrimônio histórico e cultural.O material deve ser disponibilizado para que amapare os professores no ensino de história local, o qual existe muita carência de material para ser trabalhado. Tentando mostrar uma visão de história que inclua a vária gama de grupos sociais que contribuíram para a formação do município partindo do seu passado missioneiro . Para isso é preciso que nos pautemos a partir de alguns conceitos fundamentais que respaldarão três eixos principais: ensino e aprendizagem/educação, ensino de história/história local; e patrimônio histórico cultural/educação patrimonial. A história a ser contada deve partir sempre que possível (dificuldade de fontes confiáveis) incluindo as classes populares, os trabalhadores, os negros, os pardos, não abordando apenas as classes privilegiadas as quais estão sempre presentes nos memoriais já produzidos sobre história do muncípio e verificada também no Museu Municipal. O trabalho será dividido em capítulos , sendo que nos capítulos introdutórios nos pautaremos principalmente a partir das questões teóricas , um anexo deverá conter o material produzido para ser utilizado pelos docentes e finalmente no capítulo final faremos um balanço para encerrar o trabalho, buscando fazer as amarras para finalizá-lo.
Palavras-chave
História local, patrimônio cultural, ensino, Tupanciretã
Link
dissertação