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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DEBORAH SILVA DE QUEIROZ MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA À DITADURA MILITAR BRASILEIRA: GUIA PARA UTILIZAÇÃO DE FILMES EM SALA DE AULA 2016 PEDRO CALDAS UNIRIO
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo a confecção de um material auxiliar para o professor, do ensino médio, trabalhar com o tema da ditadura militar brasileira, através de filmes, curtas e médias metragens, em sala de aula. O trabalho de pesquisa apresenta um vasto panorama sobre o tema da resistência à ditadura militar brasileira, extratado dos Relatórios Finais da Comissão Nacional da Verdade (CNV), sendo que muitos documentos estão diretamente relacionados aos protagonistas do curta-metragem “15 Filhos”, de Marta Nehring e Maria de Oliveira, que é o filme utilizado para a elaboração do guia para a análise fílmica em sala de aula; este é o produto final da presente pesquisa. Tendo como premissa básica a questão de como são construídas, conformadas, as representações recorrentes que transparecem no imaginário coletivo e/ou social, pertinentes ao tema, a dissertação apresenta o conceito de “representação cristalizada”, demonstrando os muitos momentos em que elas se concretizam enquanto lugares-comuns no tratamento do tema, no que tange às mídias em geral.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; MEMORIA; RESISTENCIA; DITADURA MILITAR BRASILEIRA; COMISSAO NACIONAL DA VERDADE
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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FLAVIO ANTONIO DE SOUZA FRANÇA A CONTEMPORANEIDADE DOS POVOS INDÍGENAS EM SALA DE AULA 2016 MARIA DA CONCEIÇÃO FRANCISCA PIRES UNIRIO
Resumo
O presente estudo aborda como os povos indígenas são apresentados nos livros didáticos reiterando apenas características consolidadas ao longo do tempo como, por exemplo, a permanência dos povos indígenas apenas em florestas ou que todos vivem do mesmo modo desde antes da chegada dos europeus. Analisa também, por meio de uma oficina, se os discursos produzidos por indígenas em suportes textuais e audiovisuais permitem que alunos deficientes visuais construam a perspectiva de que esses povos vivenciam a contemporaneidade e constroem suas identidades de acordo com as dinâmicas das sociedades com que travam contatos.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; POVOS INDIGENAS; IDENTIDADE INDIGENA; LIVROS DIDATICOS; DEFICIENTES VISUAIS
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CRISTIANE ALVES DE LEMOS TECENDO CAMINHOS PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DE 3º ANO DA REDE PÚBLICA 2016 KEILA GRINBERG UNIRIO
Resumo
O trabalho pretende relatar uma experiência pedagógica, em consonância com a Lei nº 10.639/2003, em turmas de ensino médio, da rede pública, sobre educação étnico-racial. A experiência relata atividades realizadas com os alunos com o uso de diferentes fontes relacionadas à construção do racismo e, ao mesmo tempo, procura visibilizar ações, dos movimentos sociais negros, no processo de luta para combater as desigualdades sociais. As atividades propostas contribuíram para a reflexão dos alunos sobre as questões que envolvem o racismo no tempo presente, pela mobilização do passado, a partir do estudo de diferentes referenciais. O trabalho ainda apresenta discussões sobre o currículo de história e as dificuldades de implantação da Lei nº 10.639/2003 e apresenta a possibilidade se construir um currículo orientado pela perspectiva do interculturalismo como forma de visibilizar a contribuição das diferentes culturas existentes na sociedade.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; ENSINO DE HISTORIA DA AFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA; Lei 10.639/13; RACISMO
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Dissertação