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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANDRÉ BRASIL DA SILVA PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: VIVÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA ENOC VIEIRA EM BARRA DO CORDA - MA 2020 CLEUBE ALVES DA SILVA UFT
Resumo
Esta pesquisa trata da incorporação da pesquisa histórica como estratégia didático-metodológica de Ensino de História Local, utilizando o Conflito de Alto Alegre – revolta dos indígenas da etnia Tenetehara-Guajajara contra os religiosos capuchinhos da missão catequética de São José da Providência em Barra do Corda–MA, em 1901 – como conteúdo base do processo investigativo com os discentes da turma do 7º ano A da escola municipal Unidade Integrada Enoc Vieira da cidade de Barra do Corda. Assim, o objetivo do trabalho é analisar as contribuições que a pesquisa histórica como estratégia de ensino de História pode oferecer ao processo de aprendizagem histórica dos estudantes. Além disso, buscamos refletir acerca da importância do conhecimento histórico escolar para o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico discente. A metodologia desse trabalho, que se insere no âmbito qualitativo, está fundamentada nos princípios da Pesquisa-ação, em conformidade com a perspectiva de Michel Thiollent (2007). Desse modo, buscamos fundamentar os estudantes na utilização de algumas técnicas e métodos da pesquisa histórica – de maneira adaptada à realidade da Educação Básica –, como a História Oral e a análise crítica de fontes históricas, para a construção do conhecimento histórico escolar (SCHMIDT; GARCIA, 2003) acerca do conteúdo do Conflito de Alto Alegre. Ao mobilizar os conceitos de pesquisa histórica, ensino de História Local e aprendizagem histórica, a partir das discussões teóricas de alguns autores do campo do Ensino de História, como Schmidt (2003) e Garcia (2003), Caimi (2008), Saddi (2010), Rüsen (2011) e Cerri (2001), buscamos compreender os problemas práticos e os fenômenos históricos emergidos da realidade investigada junto aos estudantes da turma de 7º ano A da referida escola municipal em relação à temática desse trabalho. Através da observação crítica dos dados e do uso desses aportes teóricos e metodológicos, os resultados identificados dão-nos segurança para concluir que a pesquisa histórica, como estratégia didático-metodológica de ensino de História local, possibilita o desenvolvimento da aprendizagem histórica dos estudantes. Como produto didático desta dissertação, produzimos uma Sequência Didática, disponibilizada em uma revista digital, na qual sugerimos um percurso metodológico baseado na incorporação da pesquisa histórica como estratégia de ensino de História na Educação Básica.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Aprendizagem histórica; Pesquisa Histórica; Saberes e práticas no espaço escolar
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
EVA MARIA CARDOSO MACIEL A REPRESENTAÇÃO DO GUIA LOPES NO ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL 2020 SUZANA ARAKAKI UEMS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir elementos históricos que envolvem a criação de um herói e a representação deste dentro do Ensino de História Local. Para tanto, buscou-se realizar inicialmente a apresentação do objeto dessa pesquisa, o Guia Lopes, no cenário da Guerra do Paraguai. Em seguida a pesquisa traz algumas reflexões teóricas conceituais acerca de conceitos e temáticas como, representação, memória e Ensino de História para apontar o caminho escolhido na etapa final do trabalho de pesquisa. Foram elaboradas oficinas temáticas como sugestão para professores que trabalham na disciplina de História no município de Guia Lopes da Laguna. Para construção do trabalho descrito acima foram utilizadas fontes bibliográficas e aplicação de questionário, essas fontes se configuram no nosso principal material de análise e subsidiaram a construção da pesquisa em todas suas etapas. A Guerra do Paraguai é um tema que aparece em muitos trabalhos de História no Brasil, no Paraguai e nos outros países envolvidos. Nosso desafio aqui é tornar o tema significativo para estudantes que estão ao mesmo tempo distanciados cronologicamente desse fato histórico e convivem com fragmentos de história local que faz a Guerra do Paraguai muito presente nas narrativas, símbolos e na memória dos habitantes do município.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; História; História Local; Representações.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MAYARA ALVES LEITE APRENDIZAGEM HISTÓRICA E HISTÓRIA LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 8º ANO SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DE PARAUAPEBAS-PA 2020 WELLINGTON AMARANTE OLIVEIRA UFT
Resumo
O presente trabalho objetivou investigar como ocorre a aprendizagem histórica dos estudantes a partir da utilização da História local. Apresentamos algumas reflexões em relação a prescrição do ensino da história local nos currículos educacionais nos níveis nacional, estadual e municipal. A pesquisa é de cunho qualitativo. A metodologia utilizada é a história oral. Esse método de pesquisa foi escolhido com intenção de compreender e refletir sobre as narrativas existentes em torno de seu surgimento. Tivemos como hipótese que o ensino da história local pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento do aprendizado histórico dos discentes, pois ao refletir articulando presente, passado e futuro, eles conseguirão pensar sua importância enquanto sujeito histórico, compreendendo-se com parte substancial para a construção social de sua comunidade e o fortalecimento de sua identidade local, e se percebendo enquanto agente transformador de seu grupo. Para responder à hipótese sugerida foram organizadas etapas com intervenções distintas: questionários com perguntas abertas relacionadas ao ensino de História e história local, análise de poemas sobre o município, texto sobre história local, oficina com técnicas de entrevista e entrevistas com duas pessoas que residem em Parauapebas desde período anterior à emancipação até os dias atuais. Como produto didático pedagógico elaboramos uma proposta de planejamento flexível, com orientações sobre as metodologias utilizadas em nossa pesquisa que se mostraram eficazes, para serem aplicadas pelos docentes de acordo com sua realidade.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Aprendizagem Histórica, História Local, Parauapebas.
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Dissertação