• facebook

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LEONARDO VINICIUS CHERMONT MUNIZ DE SÁ INTEGRANDO A HISTÓRIA: O LUGAR DA DISCIPLINA NO PACTO PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO 2016 MARCELO MAGALHÃES UNIRIO
Resumo
Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a História como disciplina escolar e seu lugar das nas propostas de integração curricular para o Ensino Médio. A análise teve como objeto os cadernos de formação do Pacto para o fortalecimento do Ensino Médio, programa de formação de professores lançado pelo governo federal em conjunto com os governos estaduais e distrital em 2013. A partir do texto desses cadernos, pretendeu-se vincular as características da integração curricular proposta pelo governo federal às consequências dos processos de aceleração temporal e da globalização econômica. A reflexão buscou encontrar entender como os processos de aceleração temporal influenciaram a composição da Área de Ciências Humanas e a qual o espaço dado à História e ao seu saber de referência científica, frente às outras disciplinas, nessa proposta de integração.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; INTEGRAÇAO CURRICULAR; ENSINO MEDIO; PRESENTISMO
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MAURO CARVALHO BRUM OLIVEIRA HERÓDOTO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA 2016 JULIANA BASTOS MARQUES UNIRIO
Resumo
A presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História pretende analisar os resultados de uma experiência do uso de trechos da História de Heródoto para uma reflexão sobre o uso de fontes historiográficas em sala de aula de Ensino Médio. Uma breve análise de livros didáticos para esse segmento demonstra a ausência desse texto considerado fundador da disciplina História e aponta a necessidade de uma reflexão sobre a importância de se discutir, ainda que superficialmente, o que é o estudo da história para deixar claro aos alunos da escola regular a inteligibilidade do campo de estudo da história.
Palavras-chave
ENSINO DE HISTORIA; HISTORIA ANTIGA; ENSINO MEDIO; HERODOTO
Link
Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CRISTIANO GOMES LOPES O ENSINO DE HISTÓRIA NA PALMA DA MÃO - O WHATSAPP COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA 2016 BRAZ BATISTA VAS UFT
Resumo
O século XXI nos apresenta um constante crescimento e avanços no campo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que tiveram e têm desdobramentos em todas as esferas da vida humana, inclusive no âmbito educacional, na medida em que a informação, após sua seleção, interpretação e entendimento, tende a se transformar em conhecimento. Esta dissertação de mestrado destaca a importância dos usos das TDIC como ferramentas de ensino da disciplina de História, enfatizando especificamente o uso pedagógico dos grupos formados dentro da plataforma do aplicativo para dispositivos móveis, chamado WhatsApp, fazendo desse ambiente virtual uma extensão da sala de aula. Seu potencial, como um espaço de aprendizagem móvel, ubíqua e colaborativa, pode facilitar e aprimorar o ensino de História, seja no interior ou fora do ambiente escolar. Este aplicativo pode, desde que utilizado pedagogicamente, disponibilizar ao professor e aos alunos, uma gama de possibilidades para se trabalhar os temas e conteúdos históricos, vindo a promover a construção do conhecimento histórico através do seu uso com fins educativos. O objetivo desta pesquisa é estimular a aprendizagem histórica, pelo viés da mobilidade, ubiquidade e da colaboração, subsidiadas pelo uso dos grupos do WhatsApp. Para tanto, foi necessária à verificação da importância do uso do aplicativo como ferramenta e ambiente que pode promover o ensino e a aprendizagem histórica de forma colaborativa. Através do método da pesquisa-ação, analisamos e intervimos de forma a observar, estimular e mediar grupos criados em uma turma do 3º ano do ensino médio, para que se fosse constatada ou não a hipótese que permeia nossa pesquisa, que é a de que os grupos do WhatsApp podem servir de extensão da sala de aula da disciplina de História. No decorrer do experimento, foi verificando como e em que condições, esse ambiente virtual funciona conforme a hipótese levantada, sendo esses grupos os objetos de estudo desta pesquisa. Nos resultados, foram identificados possibilidades e limites do uso pedagógico do aplicativo, além da sua repercussão com finalidade didática na relação professor/aluno.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, WhatsApp, Redes Sociais, Aprendizagem Histórica
Link
dissertação