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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FÁBIO DE JESUS CARVALHO METRÔ-LINHA 2: HISTÓRIA LOCAL, MEMÓRIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM UMA ESCOLA DO SUBÚRBIO CARIOCA 2018 DANIEL PINHA SILA UERJ
Resumo
Este trabalho é o relato de uma experiência pedagógica realizada em uma escola pública do Rio de Janeiro, localizada no subúrbio de Irajá. A pesquisa foi realizada com alunos do 8º ano de Ensino Fundamental e se utiliza de recursos como a Memória Escolar, a História Local e o Patrimônio Cultural da localidade para um Ensino de História com vistas a um horizonte democrático
Palavras-chave
Profhistória. Ensino de História. Cotidiano escolar. Memória. História local. Patrimônio cultural.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JOSIANE NAZARÉ PEÇANHA DE SOUZA NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE 2018 CAMILLA AGOSTINI UERJ
Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo refletir teórico-metodologicamente sobre como o ensino de História pode se desenvolver, junto a alunos da Educação Pública, na Educação Básica, especificamente Educação Infantil, como eixo articulador curricular trans e interdisciplinar, para a promoção do ensino da história e cultura afrobrasileira e africana, na construção de uma Educação antirracista e decolonial. Tem como principais objetos de estudo práxis educativas desenvolvidas por mim e outras professoras negras que atuam na Educação Infantil em unidades escolares públicas de um município Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa é qualitativa, com observações participantes em três realidades educacionais. Surgiram problematizações acerca da importância do ensino de História na construção de uma Educação antirracista e decolonial, assim como a relevância de serem práxis desenvolvidas por professoras negras, como etnoeducadoras. Apresento um produto para essa dissertação como opção metodológica e epistemológica à Mala de Histórias “Nossos passos vêm de longe: quando a História vem de casa” para professores que atuam na educação básica. A mala tem como finalidade principal a valorização dos conhecimentos subalternizados e silenciados na escola, a potencialização do conhecimento das memórias dos membros mais velhos das famílias dos alunos, o currículo escolar e, principalmente, o ensino de História. Apresento e ofereço o produto no domínio da internet: https://www.historiadecasacombr.info/#.
Palavras-chave
Profhistória. Ensino de História. Educação Antirracista. Relações étnico-raciais. Educação Decolonial. Educação Infantil
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ALESANDRA MICHELLE ALVARES ANDRADE MEMES HISTÓRICOS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA 2018 HENRIQUE ALONSO DE ALBUQUERQUE RODRIGUES PEREIRA UFRN
Resumo
Esta pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que utiliza memes históricos como ferramentas didáticas a favor do Ensino de História. Mediante reflexões a respeito da prática docente utilizada na Educação Básica, no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória – este trabalho discute novas metodologias e ferramentas didáticas que podem tornar o Ensino de História atrativo, dinâmico e significante para o aluno do Ensino Fundamental. Para atingir este propósito, o objeto de estudo escolhido é o trabalho de análise e produção de memes históricos por meio de da metodologia ativa de Ensino Híbrido, a qual está pauta no uso mídias e de tecnologia através de celulares na educação. Por ser uma forma rápida de comunicação e por seu conteúdo humorístico, o meme pode servir como meio para uma formação crítica e criativa da juventude, se for estimulado num sentido responsável da sua produção a partir da mediação pedagógica de temas e conceitos históricos, além de estimular a leitura, a pesquisa e utilização do livro didático para a análise e produção do conteúdo midiático. A metodologia utilizada neste trabalho inclui atividades diagnósticas desenvolvidas com os alunos do 8º e 9º da E.E. Myriam Coeli, análise e produção de memes históricos que são abrigados em um blog educativo, local onde se desenvolve o Ensino Híbrido sendo este o produto didático-pedagógico desta dissertação. Como resultados da implantação desta proposta, conclui-se que escola e professores podem auxiliar na formação de uma juventude cada dia mais plural, adotando uma nova percepção e interação entre os temas históricos e os memes, incorporando-os às práticas educacionais, possibilitando uma estreita relação entre o Ensino de História e o universo dos alunos, oportunizando o protagonismo desses estudantes no processo de construção do Conhecimento Histórico fazendo uso de espaços midiáticos como os blogs através dos celulares.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; Mídias; Metodologias Ativas; Meme; Blog
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DISSERTAÇÃO