• facebook

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CARLA CRISTINA BERNARDINO RAMOS PRESENÇA INDÍGENA EM ARARUAMA: PATRIMÔNIO E ENSINO DE HISTÓRIA 2016 REGINA MARIA DA CUNHA BUSTAMANTE UFRJ
Resumo
Este trabalho trata de apresentar reflexões e possibilidades de inserção da temática indígena no ensino de História. O Patrimônio Histórico e Cultural, expresso materialmente pelo sítio arqueológico e por espaços de memórias associados a presença étnica tupinambá na história do município de Araruama, Região dos Lagos, Rio de Janeiro, é mobilizado através da Escola Municipal Honorino Coutinho como uma estratégia viável de um ensino de História preocupado com a revisão da predominância europeia na narrativa histórica tradicional e coerente com a proposição da Lei 11.645/08 que privilegia a inserção e afirmação dos africanos, afro-brasileiros e indígenas na construção da história do nosso país. A partir da produção de um Material Didático com sequências didáticas que apresenta diálogos possíveis entre patrimônio, história local e perspectivas de visibilidade das sociedades indígenas, objetivamos contribuir para que a escola não seja um espaço de exclusões e sim de reflexão, de debate e de criação de conhecimentos acerca de nossa diversidade cultural e étnico-racial.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; História Indígena;Patrimônio Histórico e Cultural;História Local
Link
dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CARLOS EDUARDO DA SOUZA COSTA RPG E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ARTICULAÇÃO POTENTE PARA A PRODUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA ESCOLAR 2016 CARMEN TERESA GABRIEL LE RAVALLEC UFRJ
Resumo
O presente texto objetiva discutir algumas bases do conhecimento histórico escolar e as formas pelas quais o jogo de interpretação de personagens RPG pode constituir-se como uma fermenta potente no desenvolvimento das operações intelectuais com as temporalidades e na reelaboração das consciências históricas de alunos e alunas da educação básica. Para isso as contribuições teóricas de Paul Ricoeur e Jörn Rüsen serão de grande importância.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Temporalidade;Narrativa;Consciência histórica;Competência narrativa
Link
dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CAROLINA VIANA MACHADO O PÓS ABOLIÇÃO NAS AULAS DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO PAPEL ATRIBUÍDO AOS NEGROS NA HISTÓRIA ENSINADA 2016 AMILCAR ARAÚJO PEREIRA UFRJ
Resumo
Esta dissertação corresponde ao resultado final da pesquisa realizada ao longo de minha trajetória no curso de Mestrado Profissional em Ensino de História do Instituto de História da UFRJ (ProfHistória) no qual me dediquei a analisar a forma como a participação política social e cultural dos negros na História do Brasil, no período pósabolição, vem sendo tratada nas aulas de História. Para isto embasei minha análise tanto no que se refere ao conteúdo presente nos livros didáticos quanto na atuação dos professores no cotidiano das aulas, a partir de entrevistas realizadas com docentes que atuam na Educação Básica.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Pós abolição;Livros didáticos
Link
dissertação