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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FERNANDA PEREIRA DE MOURA “ESCOLA SEM PARTIDO”: RELAÇÕES ENTRE ESTADO, EDUCAÇÃO E RELIGIÃO E OS IMPACTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA 2016 ALESSANDRA CARVALHO UFRJ
Resumo
A presente dissertação investiga o Movimento Escola sem Partido, os projetos de lei Escola sem Partido e projetos a ele relacionados e suas consequências para o ensino de história. Analisamos o movimento como parte de um movimento conservador característico da sociedade brasileira, entendendo que os projetos do tipo escola sem partido funcionam no campo da educação como mecanismos de contenção que agem em conjunto com os mecanismos de imposição (ensino religioso e moral e cívica) contra os avanços da laicidade do estado e da secularização da cultura. O foco da análise são os projetos em tramitação no Congresso Nacional relacionando-os aos projetos em tramitação em estados e municípios. Também foram examinadas em perspectiva históricas as relações entre as religiões e o estado brasileiro no campo das políticas públicas para educação em diálogo com um movimento conservador maior presente em vários outros países. Por fim, são examinados os impactos dos projetos escola sem partido, bem como de suas bases ideológicas subjacentes, para o ensino de história no que tange a uma educação voltada para a democracia e que inclua o respeito ao outro, com foco na questão das relações de gênero.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Escola sem Partido;Religião;Gênero;Laicidade
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
HELENA CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA BARBOSA DESAFIOS DA HISTÓRIA ENSINADA: CONSTRUÇÃO DAS MEMÓRIAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 2016 REGINA MARIA DA CUNHA BUSTAMANTE UFRJ
Resumo
A presente dissertação discute os conceitos de Patrimônio e Memória com o objetivo de propor a elaboração de uma sequência didática, em que se construa com os alunos uma reflexão sobre as memórias e os silêncios da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Para tal, foi elaborada uma cartilha na qual são apresentadas atividades a serem desenvolvidas com os alunos da terceira série do ensino médio, a partir de visitas ao Museu Aeroespacial – Musal, no Campo dos Afonsos e a Casa da FEB, ambos no Rio de Janeiro.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Memória; Patrimônio; Brasil Segunda Guerra Mundial; Sequência didática
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
HUMBERTO SERRABRANCA CAMPOS E SILVA MORTIMER ADLER E O ENSINO DE HISTÓRIA: EDUCAÇÃO LIBERAL, LETRAMENTO E DIDÁTICA 2016 FERNANDO LUIZ VALE CASTRO UFRJ
Resumo
A partir das regras de leitura estabelecidas pelo filósofo da educação, Mortimer J. Adler (1902-2001), pretendo discutir as possibilidades de articulação entre o patrimônio da Educação Liberal e o Ensino de História em ambiente escolar. Para tanto, utilizo-me do conceito de letramento para refletir em torno de atividades que possam viabilizar tanto a ampliação da capacidade de leitura no aluno quanto o cultivo de “competências e habilidades” que serão utilizadas fora da ambiência escolar. Partimos da compreensão de que a Educação transcende a mera escolarização, de forma que o profissional de história deveria ter como horizonte a formação de um ser humano mais completo, cidadão e capaz de intervir conscientemente no presente a partir da ressignificação dos séculos de experiência humana consolidados nos “grandes livros”. Da mesma forma, o trabalho também procurou refletir sobre o formato da escola na perspectiva de Mortimer Adler, as chances de conciliação entre a educação liberal e as pedagogias contemporâneas e, também, sobre o uso da oralidade como meio para aperfeiçoamento do letramento. Ao final, alguns testes práticos procuraram elucidar aspectos da metodologia empregada dentro da sala de aula.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Educação liberal
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dissertação