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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DÉBORA ARAÚJO FERNANDES OS MANUAIS DE “HISTÓRIA PÁTRIA REGIONAL” E AS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA NO PARÁ NO INÍCIO DO SÉCULO XX (1902-1926) 2016 VASNI DE ALMEIDA UFT
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar o ensino de História nas escolas primárias do Pará, nas primeiras décadas do século XX, considerando as representações veiculadas nos manuais didáticos Apostilas de História do Pará (1915), de Theodoro Braga, e Noções de História Pátria (1920), de Silvio Nascimento e Raymundo Proença, ambos produzidos por autores paraenses e utilizados nas instituições de ensino desse Estado. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscamos investigar a regionalização do ensino de História nas primeiras décadas do século XX e como os manuais analisados apresentaram a História nacional e os processos históricos regionais. O aporte teórico perpassa pelos estudos de Chervel (1990) acerca das disciplinas escolares, de Choppin (2004, 2009) e de Bittencourt (2008) sobre a produção e a utilização de manuais didáticos, travando um diálogo com o conceito de representação de Chartier (1990). Além desses autores, também são relevantes as considerações de Bourdieu (1989) sobre os mecanismos de construção da identidade regional. Com esta pesquisa, pudemos averiguar que a regionalização do ensino de História não é algo recente e que o ensino proposto nos dois manuais que analisamos tinha a pretensão de forjar uma identidade regional para os paraenses, ao mesmo tempo em que ajudava na construção da identidade nacional brasileira.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, manual didático, representação, Escola Primária, identidade regional
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DHIOGO REZENDE GOMES MĒ IXUJARĒNH - AUSÊNCIA, PRESENÇA E BUSCA: O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA INDÍGENA TEKATOR DO POVO PANHĨ - APINAJÉ 2016 CLEUBE ALVES DA SILVA UFT
Resumo
Os povos indígenas foram tratados como a-históricos na construção da História disciplina ou ciência, como objetos (humanos) de estudo, transitaram entre a ausência e presença, contexto implicado na condição indígena equivocada e excludente no interior das sociedades que se formaram no contato com estes povos. No Brasil, a dominância colonial sobre as terras e seus povos originários, se fez também pela escolarização de cunho ocidental, cristã e civilizacional, inicialmente pelos trabalhos de catequese jesuítica e continuado pelo estado nacional, seja no império ou na república, as políticas indigenistas tinham no horizonte, a convenção nacional das populações indígenas e neste contexto, a educação escolar indígena foi pensada e aplicada. O movimento indígena político e organizado, cooperado com organizações e pesquisadores pró-índios, iniciaram um processo de mudança de paradigma da questão indígena no Brasil na década de 1970, culminando com o estabelecimento de direitos como terra e uma educação escolar respeitosa e valorizadora das culturas indígenas na Constituição Federal de 1988. A escola passou a ser reivindicada e está presente nas realidades de centenas de povos em suas Terras Indígenas em todas as regiões do Brasil, um destes povos é o Panhĩ – Apinajé, que teve sua escolarização iniciada na década de 1960, por missionários religiosos e nas últimas décadas, vem empreendendo um processo de busca e construção de uma educação indígena diferenciada, em uma escola ideal para a prática política que passa por uma soberania étnica e cultural. A história ensinada e aprendida, entrecruzada por formas e concepções diferentes no campo do conhecimento histórico, se apresenta na Escola Indígena Tekator da aldeia Mariazinha, como estratégica e instrumental nessa busca. Esta dissertação, por meio de pesquisa de campo e metodologia histórico-etnográfica, contribui com questões da escolarização indígena e o ensino de história nas aldeias, refletindo sobre as relações: educação tradicional e formal, escola e currículos, estado, comunidade indígena e sociedade envolvente. Trazemos apontamentos sobre os Apinajé como sujeitos históricos na busca de uma escola convergente com seus interesses e expectativas de escola diferenciada.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Educação Escolar Indígena
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ELIANE LEITE BARBOSA BRINGEL O USO DO FILME NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA EM ARAGUAÍNA-TO 2016 VASNI DE ALMEIDA UFT
Resumo
A dissertação tem como objeto de estudo o uso do filme como recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem de História. Tomamos como referência para o tratamento do tema nossa experiência com o uso dos filmes ―A História das Coisas” e ―Tempos Modernos‖. Aplicamos a proposta didática ―Mundo do Trabalho‖ sobre o uso desses filmes na Escola Municipal Zeca Barros, em Araguaína-TO, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA. O estudo pretende contribuir com reflexões que possam auxiliar o professor em suas práticas em sala de aula quanto à utilização do filme como recurso didático para a construção do conhecimento histórico. Nossa proposta é apresentar experiências advindas do uso do referido recurso, com o objetivo de divulgar resultados que possam ser ajustados a outros ambientes educativos. O estudo foi conduzido a partir de incursões teóricas de autores que se debruçam sobre a temática do ensino de História no Brasil, como Abud (1998, 2009), Bittencourt (2011), em especial autores que se dedicam a relacionar o cinema e o ensino de História, como Fonseca (2009), Saliba (1993) e aqueles que se ocupam em desvelar os pressupostos da didática da disciplina de História como Rüsen (2011). A proposta didática referida foi ancorada nos pressupostos da Aula oficina (BARCA, 2004). Como estratégia metodológica, utilizamos os princípios da pesquisa-ação, cuja abordagem é de natureza qualitativa. Para a geração de dados, recorremos à aplicação de questionários. Sob uso desse aporte teórico e metodológico, os dados apontam para o fato de que o processo ensino-aprendizagem de História pode ocorrer a partir de diálogos teóricos que remetem para discussões acerca do uso de imagens, o que permite abordagens historiográficas que possam nortear a prática docente.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Recurso didático-pedagógico, filme, Educação de Jovens e Adultos
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dissertação