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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RAONE FERREIRA DE SOUZA USOS E POSSIBILIDADES DO PODCAST NO ENSINO DE HISTÓRIA 2016 ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO UFRJ
Resumo
O fenômeno da globalização tornou possível diversas transformações tecnológicas, criando em pouco tempo um conjunto de sistemas de informação e comunicação cada vez mais acessíveis aos mais diversos grupos sociais. Assim, a Escola, como instituição e local de produção cultural, também foi impactada diretamente pelos avanços das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação. De que maneira as tecnologias tem impactado o Ensino de História? Como professores de história podem mobilizar saberes através de novas estratégias tecnológicas? Este trabalho pretende discutir sobre as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação a partir da mídia Podcast, indicando usos e potencialidades para professores de história na Educação Básica. A Escola tem encontrado no Ciberespaço um lugar de grande potencial para a produção do conhecimento histórico através da chamada “Cultura da Convergência”, em que as diversas mídias e tecnologias se interconectam. Assim, quebrando barreiras entre os espaços tradicionais de ensino, o ciberespaço tem se constituído como um elemento articulador para a interconexão da Escola com os espaços Públicos e Acadêmicos. No sentido de contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino em diálogo com o ciberespaço, desenvolvemos uma oficina de produção de podcast para professores na Educação Básica.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; Podcast; TIC's; Ciberespaço; Cultura da convergência
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ALEXANDRE BARBOSA A NARRATIVA COMO ENSAIO PARA APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA: ARTE E FICÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO TEMPO E DE SI 2016 SÔNIA MARIA DE ALMEIDA IGNATIUK WANDERLEY UERJ
Resumo
A discussão a respeito das semelhanças e diferenças entre as narrativas histórica e ficcional é longa. Orientado pela noção de consciência histórica trazida por Jörn Rüsen e a relação entre o tempo e a narrativa de Paul Ricoeur, o presente trabalho procura discutir a conveniência de promover o intercâmbio entre ciência e ficção no âmbito das práticas de ensino de História. Argumentando a partir de reflexões teóricas seguidas por experimentos realizados com estudantes das séries finais do ensino fundamental, este trabalho busca na intersecção entre literatura e História um meio de proporcionar o contato entre saberes escolares e não-escolares em proveito do amadurecimento da competência narrativa. Procurando articular as mais recentes discussões no campo da Didática da História e do ensino de História, este estudo é destinado aos docentes da educação básica, buscando oferecer-lhes uma referência a mais para refletir acerca da abordagem e do método que empregam na sua prática educativa.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;Competência narrativa;Aprendizagem Histórica;Imaginação histórica;Consciência histórica
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
THAIS ELISA SILVA DA SILVEIRA IDENTIDADES (IN)VISÍVEIS: INDÍGENAS EM CONTEXTO URBANO E ENSINO DE HISTÓRIA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO 2016 MARCIA GONÇALVES UERJ
Resumo
Este trabalho é um material didático para a implementação nas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro da lei 11.645/08, que inclui a história e a cultura indígena no currículo obrigatório do ensino básico no Brasil. Ele parte do princípio de que a compreensão da população indígena a partir do paradigma da colonialidade, impede que grande parte das pessoas perceba as transformações passadas por aqueles povos ao longo dos séculos, ao mesmo tempo em que leva a uma percepção precária de sua presença no espaço urbano, especialmente na região metropolitana do Rio de Janeiro, que possui uma considerável população indígena, assim como descendentes diretos, que convivem diariamente com o restante da sociedade, inclusive nas salas de aula, mas que são invisíveis. Este material é composto de uma exposição sobre indígenas em contexto urbano, um caderno de atividades e um texto dissertativo que explicita as opções teóricas e metodológicas adotadas.
Palavras-chave
Profhistória. Ensino de História Lei 11.645/08. Indígenas em Contexto Urbano
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dissertação