• facebook

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARCELO MARCOS DE ARAÚJO A UTILIZAÇÃO DO MECANISMO DE BUSCA DO GOOGLE NA PESQUISA E NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES 2016 BRAZ BATISTA VAS UFT
Resumo
As tecnologias, quando bem utilizadas, podem trazer benefícios para a sociedade, facilitando a realização de nossas necessidades. A internet pode contribuir sobremaneira para a concretização dos objetivos voltados tanto para o lazer quanto para os negócios e os estudos. Para a educação, esta pode se tornar uma importante ferramenta, desde que bem utilizada por professores, em sala de aula e extraclasse, em atividades e pesquisas. O objetivo deste estudo é propiciar aos professores diálogos e possibilidades para a utilização do mecanismo de busca Google como ferramenta para a pesquisa e ensino de História. Esta ferramenta possui alguns aplicativos que podem ser utilizados na área de educação, e podem, de alguma forma, auxiliar aos professores em suas atividades e propostas voltadas para o aprendizado, e, aos alunos em seu aprendizado de História por meio de uma importante ferramenta tecnológica. Trata-se, assim, de estudo exploratório sobre metodologias que incorporem a utilização do mecanismo de busca do Google ao processo de ensino-aprendizagem de História, com foco nas perspectivas de trabalho do professor.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, novas tecnologias
Link
dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RAFAEL DA SILVA ASSIS OS ÍNDIOS DO TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO 2016 EUCLIDES ANTUNES DE MEDEIROS UFT
Resumo
Esta pesquisa apresenta um diálogo entre obras acadêmicas e o ensino básico, e um confronto entre história oficial e memória subterrânea. Durante muito tempo, ouvimos não existir mais índios no estado do Piauí. As narrativas escritas dão destaque ao extermínio, considerando o século XIX como marco do fim dos indígenas no estado do Piauí. Investigando as narrativas da tradição oral percebemos divergências entre narrativa oral e escrita, subterrânea e oficial (POLLAK, 1989). Acreditamos que há um abuso de memória a cerca do extermínio das populações indígenas do Piauí. As narrativas trabalhadas principalmente em sala de aula contribuem para a formação de uma identidade que se distancia, silencia e esquece os povos nativos como elemento de formação do povo piauienses. Nessa perspectiva problematizemos três obras acadêmicas, que são recorrentemente usadas no ensino básico, por seguinte trabalhamos com as memórias subterrâneas que divergem com a história oficial, nesse sentido recorremos a uso de entrevistas. Em um terceiro momento trabalhamos com o ensino de história indígena e como os professores trabalham a temática na disciplina de História do Piauí.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, índios, território Serra da Capivara, memória, Ensino de História Indígena
Link
dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
IGOR PEREIRA FAGUNDES A HISTÓRIA DO ÍNDIO ANTÔNIO FELIPE (POTI) CAMARÃO 2016 LARISSA VIANA UFF
Resumo
O trabalho se apresenta sob a forma de um produto, um livro dirigido ao público escolar e geral, cujo tema central é a análise da história do indígena Antônio Felipe Camarão. O objetivo central do trabalho é compartilhar e gerar conhecimento sobre a temática indígena a partir de reflexões mobilizadoras, despertadas pela trajetória docente do autor e pelas reflexões propiciadas pelo Profhistória. A proposta é colaborar com a implementação da Lei n° 11.645/08, que torna obrigatória a temática indígena no currículo das redes de ensino público e particular. Nesse sentido, deseja-se contribuir com a produção de material destinado ao ensino e reflexão sobre a temática dos povos indígenas a partir da trajetória de Antônio Felipe Camarão nas guerras pernambucanas do século XVII.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; Brasil Holandês; Felipe Camarão; Índios
Link
Dissertação