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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARTA CRISTINA SOARES DILE ROBALINHO OS OBJETOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR PARA O SÉCULO XIX NO MUSEU DA REPÚBLICA 2016 CARINA MARTINS COSTA UERJ
Resumo
A dissertação versa sobre como podemos pensar o Ensino de História a partir da leitura de objetos museais e patrimônio. A pesquisa foi realizada com objetos pertencentes ao século XIX da exposição do Museu da República, no Rio de Janeiro, e com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. O recorte dos objetos se deu naqueles pertencentes ao Barão de Nova Friburgo, portanto relacionados ao período Imperial. Realizamos a pesquisa no Museu da República sobre a biografia desses objetos. Os alunos participaram da análise e leitura desses objetos proporcionando uma aproximação entre o saber do museu e o saber da sala de aula. Em todo o processo estivemos atentos às falas e idéias dos alunos. A partir desse exercício tivemos subsídios para a elaboração do roteiro do aplicativo. Apresentamos, no final da dissertação, a descrição desse roteiro de aplicativo pedagógico que une a leitura desses objetos com as possibilidades do aluno criar e interagir através do digital.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;História digital;Patrimônio;Museu da República;Objetos
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LUISA DUQUE ESTRADA ROSATI O TEMPO HISTÓRICO EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES 2016 MARIA APARECIDA CABRAL UERJ
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste na elaboração de materiais e propostas didáticas que aprofundem a compreensão e a reflexão sobre o tempo histórico no 6º ano do ensino fundamental, conjugando conteúdos previstos no currículo com o trabalho com conceitos relacionados ao tema em questão. Para isto, buscamos estabelecer um diálogo com alguns dos principais autores que discutem o tempo histórico nos campos da teoria da história e do ensino de história. Como um tema complexo, o tempo suscita debates e permite uma pluralidade de abordagens e perspectivas. Partimos da avaliação de que, a despeito de sua centralidade para o pensamento histórico, o tempo é ainda pouco explorado ou problematizado em sala de aula. O diálogo com a teoria, portanto, nos permitiu pensar de que forma as discussões sobre o tempo histórico se expressam em sala de aula, através tanto das perspectivas temporais dos alunos quanto da forma como os professores podem fazer uso delas. A reflexão sobre a prática de sala de aula nos permitiu definir alguns dos principais desafios a serem enfrentados para uma melhor compreensão do tempo histórico por parte dos alunos do 6º ano.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;tempo histórico
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LORRAINE JANIS VIEIRA DOS SANTOS NAZÁRIO A LEI E OS LIVROS: TRANSFORMAÇÕES NA PRODUÇÃO DIDÁTICA DE HISTÓRIA APÓS A LEI 10.639/03 2016 HELENICE ROCHA UERJ
Resumo
Resultado da luta histórica do movimento social negro, a Lei 10.639/03 promoveu a inclusão da temática africana e afro-brasileira no ensino de História e, por conseguinte, na narrativa didática. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo compreender as transformações ocorridas no currículo e, especialmente, nos livros didáticos de História a partir da incorporação da lei no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2011. No caso do conhecimento histórico escolar, a indução provocada pela lei e pelas Diretrizes Curriculares (2004), estabelece que se prova uma imagem positiva do negro na narrativa histórica, ressaltando o protagonismo na construção da nação em seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Tendo como pressuposto o esforço das editoras em adequar as obras à obrigatoriedade da legislação, procuramos fazer uma análise comparativa de duas coleções aprovadas no PNLD de 2011 e 2014, investigando a forma como é realizada a representação do negro nesses livros.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;Lei 10.639.;Programa Nacional do Livro Didático. Ensino de História
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dissertação