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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DISMAEL SAGÁS RÁDIO #TMJ: HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA NO CEM MORAR BEM – SÃO JOSÉ, SC (2015 – 2016) 2016 MÁRCIA RAMOS DE OLIVEIRA UDESC
Resumo
Esta pesquisa tem como proposta a elaboração de uma narrativa em áudio, utilizando a linguagem do rádio como recurso para conhecer e ensinar a história do processo de urbanização do loteamento Morar Bem e avaliar as possibilidades do ensino de História por meio da rádio. Objetiva-se ainda mensurar as mudanças ocorridas nas relações dos estudantes envolvidos no processo de criação do programa piloto bem como seu impacto no cotidiano da escola. Como fontes para o trabalho, foram realizadas entrevistas com moradores da região, estudantes, professores e funcionários do CEM Morar Bem e também a consulta a documentos encontrados no sistema do referido colégio. O desenvolvimento desta proposta inclui ainda a revisão bibliográfica sobre os temas apresentados. Oficinas de captação e edição sonora, escrita de roteiros e elaboração de entrevistas foram realizadas para a produção do programa piloto de rádio. Inserida na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: produção e difusão, esta pesquisa está alinhada a proposta teóricometodológica do Ensino de História.
Palavras-chave
Rádio escola 2. Rádio online 3. Ensino de História 4. CEM Morar Bem - São José/SC
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ELAINE PROCHNOW PIRES IDEIAS HISTÓRICAS DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO SOBRE REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL: ESTUDO DE CASO 2016 CRISTIANI BERETA DA SILVA UDESC
Resumo
Este trabalho busca perceber as ideias históricas de estudantes do Ensino Médio sobre a representação das mulheres e das relações de gênero no ensino de História do Brasil. Nesse sentido, procura-se responder como os (as) estudantes se apropriam das discussões nas quais a importância das mulheres e a construção social das diferenças são debatidas. A investigação foi realizada numa turma de Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Adolfo Böving, na cidade de Braço do Trombudo – SC, por meio de análise de conteúdos de História do Brasil selecionados em livros didáticos. A metodologia apresentada como elemento propositivo do trabalho se constitui na análise de narrativas construídas pelos (as) estudantes, a partir de atividades propostas, no sentido de apurar sensibilidades e desenvolver olhares mais críticos no que tange ao tema estudado. A secundarização do lugar feminino nos registros históricos, em especial nos livros didáticos, sua invisibilização e a naturalização de comportamentos foram problematizadas em consequência da metodologia apresentada e aplicada no trabalho com o intuito de suprir a falta de informação e a forma como estas são abordadas. Sendo assim, o trabalho apresenta uma proposta para o ensino de História calcada na necessidade de discutir, em maior escala, a importância das mulheres na História do Brasil, ampliando o debate sobre gênero, feminismos e História das Mulheres. A partir de sequências didáticas e da proposição de construção de narrativas, pôde-se observar a limitação do material didático que subsidia o trabalho de professores e professoras na Educação Básica, bem como se percebeu as possibilidades de transformação de olhares acerca da História das Mulheres e as questões de gênero após as discussões empreendidas em sala de aula. Também, constatouse a presença de transformações nas ideias históricas dos (as) estudantes, externalizadas nas narrativas elaboradas, compreendendo o sentido do aprendizado como instrumento 14 fundamental para um ensino de História com significado para a vida dos (as) estudantes.
Palavras-chave
Ideias Históricas. Ensino de História. História das Mulheres. Relações de Gênero.
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ELTON FRIAS ZANONI GAMIFICAÇÃO, APRENDIZAGEM E ENSINO DE HISTÓRIA: CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COM FERRAMENTAS ONLINE 2016 REINALDO LINDOLFO LOHN UDESC
Resumo
Este trabalho busca compreender e propor o uso de ferramentas online no ensino de História, particularmente no Ensino Médio, com o intuito de obter engajamento dos alunos e potencializar a aprendizagem. As propostas de trabalho apresentadas foram idealizadas em função dos interesses das ciências humanas, embora possam ser aplicadas, com adaptações, a diversas áreas do conhecimento. Na construção desta reflexão, partiu-se da vivência no meio escolar e dos problemas advindos da abordagem de conteúdos que percorrem noções de política e cidadania em sala de aula. Nesse sentido, a história do tempo presente, enquanto campo de estudos, apresenta-se como suporte. A proposta centra-se, em termos de estratégia didática, na adoção de princípios de gamificação, ou seja, no uso de mecânicas de jogos para o ambiente de sala de aula, criando espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, prazer e entretenimento. Ao realizar essa aposta a partir da seleção e uso de serviços disponíveis na Internet, sugere-se uma sequência de aplicação ajustável, por meio da qual objetiva-se potencializar o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como planejamento, memória e atenção – no intuito colaborar para um processo de aprendizagem integral.
Palavras-chave
Gamificação. Ferramentas online. Tempo presente. Aprendizagem. Ensino de história.
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dissertação