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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARCOS ANTÔNIO ROSA TRINDADE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS (SC). 2020 CARLOS EDUARDO DOS REIS UFSC
Resumo
A presente dissertação de mestrado (ProfHistória – UFSC) tem como objetivo analisar como os professores/as efetivos de História da Rede Pública Municipal de Florianópolis usam o livro didático de História – LDH. Foram enviados questionários online para os professores/as que participavam da formação continuada da rede de ensino, dos quais quatorze responderam, onde selecionamos cinco para a realização de entrevistas semiestruturadas (todos possuindo mestrado acadêmico em História), sendo eles/as: Victória Gambetta da Silva, César Augusto Jungblut, Joseane Zimmermann Vidal, Carlos Rogério Müller e Marcos Antônio da Silva (em ordem temporal das entrevistas). A seleção desses cinco professores/as de História deu-se pelos seguintes motivos: 1) ter respondido o questionário exploratório, 2) paridade de gênero, 3) experiência mínima de dez anos no magistério, 4) facilidade de contato, 5) disponibilidade de tempo para a entrevista, 6) proximidade geográfica. E tem como base as reflexões do professor Elison Paim (2005, 2006, 2012 e 2018), a partir do Fazer-se Professor, que parte das análises de Edward P. Thompson (1987) em A Formação da Classe Operária Inglesa, onde o seu fazer-se não ocorreu em um determinado momento, mas sim, em um processo construtivo e relacional, fruto das experiências de homens e mulheres. Ou seja, a partir desta lógica, os(as) professores(as) se fazem em um processo não exclusivamente ao período da academia, mas também em sua vida escolar, nas relações com demais professores de História e de outras disciplinas, não esquecendo dos próprios alunos e seus professores do presente e passado (desde quando eram alunos/as nos primeiros anos do ensino fundamental até a pós-graduação). A partir deste fazer-se professor(a), uso as experiências docentes enquanto uma ferramenta para analisar de que maneira estes professores(as) usam o livro didático.
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História, Experiências Docentes, Fazer-se Professor, Uso do livro Didático
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
JEFERSON LUIZ FREITAS DA DOXA AO LOGOS: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DA ESCOLA 2020 MÔNICA MARTINS DA SILVA UFSC
Resumo
Este trabalho foi construído através da problematização da antiga edificação da Escola de Educação Básica Professor Germano Timm, tombada como patrimônio cultural do município de Joinville-SC, em 2004, e que permaneceu abandonada entre 2006 e 2018. Desta perspectiva, apresentando-se uma proposta metodológica de ensino de História e educação patrimonial que considera os alunos e as alunas da Educação Básica como sujeitos no processo de ensino e aprendizagem mediado pelo professor, a escola é pensada como um espaço de elaboração do conhecimento histórico e como objeto de estudo a partir do conceito de patrimônio cultural. Propõese um trabalho pedagógico ancorado em processos inerentes ao ensino de História e à construção do pensamento histórico, como a apropriação conceitual, a contextualização do objeto de pesquisa, a análise de fontes históricas na sala de aula e a construção de narrativas históricas pelos estudantes. Este trabalho foi elaborado a partir de uma proposta inicial que resultou no desenvolvimento de um projeto piloto com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2018. Partindo da apresentação e reflexão destes processos, buscou-se reforçar a dimensão propositiva do Mestrado em Ensino de História a partir da elaboração de dois materiais didáticos: o diário do estudante e o caderno de diálogos com o professor, que, reconhecendo professores e estudantes como sujeitos, apresentam a proposta metodológica a ser desenvolvida a partir da problematização da
Palavras-chave
Profhistória; Ensino de História; Educação Patrimonial; Patrimônio Escolar; Fontes Históricas; Escola de Educação Básica Professor Germano Timm
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MAYARA ALVES LEITE APRENDIZAGEM HISTÓRICA E HISTÓRIA LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 8º ANO SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DE PARAUAPEBAS-PA 2020 WELLINGTON AMARANTE OLIVEIRA UFT
Resumo
O presente trabalho objetivou investigar como ocorre a aprendizagem histórica dos estudantes a partir da utilização da História local. Apresentamos algumas reflexões em relação a prescrição do ensino da história local nos currículos educacionais nos níveis nacional, estadual e municipal. A pesquisa é de cunho qualitativo. A metodologia utilizada é a história oral. Esse método de pesquisa foi escolhido com intenção de compreender e refletir sobre as narrativas existentes em torno de seu surgimento. Tivemos como hipótese que o ensino da história local pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento do aprendizado histórico dos discentes, pois ao refletir articulando presente, passado e futuro, eles conseguirão pensar sua importância enquanto sujeito histórico, compreendendo-se com parte substancial para a construção social de sua comunidade e o fortalecimento de sua identidade local, e se percebendo enquanto agente transformador de seu grupo. Para responder à hipótese sugerida foram organizadas etapas com intervenções distintas: questionários com perguntas abertas relacionadas ao ensino de História e história local, análise de poemas sobre o município, texto sobre história local, oficina com técnicas de entrevista e entrevistas com duas pessoas que residem em Parauapebas desde período anterior à emancipação até os dias atuais. Como produto didático pedagógico elaboramos uma proposta de planejamento flexível, com orientações sobre as metodologias utilizadas em nossa pesquisa que se mostraram eficazes, para serem aplicadas pelos docentes de acordo com sua realidade.
Palavras-chave
ProfHistoria, Ensino de História, Aprendizagem Histórica, História Local, Parauapebas.
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Dissertação