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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARINA OLIVEIRA DE ALMEIDA GÊNERO, CURRÍCULO E CULTURA ESCOLAR EM UMA ESCOLA NA PERIFERIA DA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO 2019 ALEXANDRE PIANELLI GODOY UNIFESP
Resumo
As relações de gênero se constituem como relações de poder que perpassam diversas esferas da sociedade, incluindo a educação e o ensino de história. Essa dissertação pretende analisar como essas relações estão estabelecidas em propostas curriculares de história no período pós redemocratização no Brasil. Investigamos também como essas estão marcadas em uma escola estadual localizada na periferia da zona leste de São Paulo, através de um estudo etnográfico de sua cultura escolar, para compreender teoria e prática. Por fim, apresentamos uma proposta didática que lida com a ideia de diversidade, surgida a partir do contexto desta escola.
Palavras-chave
Gênero; Ensino de História; Cultura Escolar; Currículo; ProfHistória.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
PATRÍCIA ANGÉLICA DE OLIVEIRA FARIAS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE ALUNOS INDÍGENAS E AS IMPLICAÇÕES DA LEI 11.645/2008 2019 CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOURT UNIFESP
Resumo
A partir das entrevistas de três professoras e três professores de História de duas escolas municipais do entorno da TI Jaraguá/SP realizadas no primeiro semestre de 2018, este trabalho busca compreender de que maneira as representações que estes docentes têm das populações indígenas como um todo impactam suas práticas pedagógicas, tanto em termos de abordagens da História Indígena quanto em termos de integração das diversas identidades dos alunos no cotidiano da sala de aula à medida que, desde 2008, temos uma Lei (11.645/2008) que torna o ensino da História Indígena obrigatório e também dada a peculiaridade de haver alunos indígenas que estão matriculados nas escolas onde os entrevistados lecionam. Neste sentido, apoiamo-nos teoricamente nas elaborações de Henri Lefebvre no que diz respeito a Teoria das Representações, no conceito de cultura escolar de Dominique Julia (2001), nas ideias de Eliana Monteiro (2011) sobre o uso do estudo de caráter etnográfico como forma de aproximação das culturas escolares e das metodologias de trabalho com fontes orais discutidas por Michael Pollak (1992) e Alessandro Portelli (1997) para olhar além da primeira camada dos relatos dos professores. Baseados nas entrevistas e no breve estudo de caráter etnográfico, pudemos discutir questões como a apropriação pelos docentes entrevistados dos debates em torno do movimento de construção curricular da SME/SP (ocorrido entre os anos de 2013-2016), o impacto da Lei 11.645/2008 sobre as abordagens docentes em relação a História Indígena e visibilidade ou invisibilidade das identidades indígenas no cotidiano escolar.
Palavras-chave
Ensino de História; História Indígena; Representações Docentes; Lei 11.645/2008; ProfHistória.
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RAFAELA MOLINA DE PAULA PELOS CAMINHOS DE OBLIVION: REPRESENTAÇÃO E RESISTÊNCIA DA CULTURA CAIPIRA E O ENSINO DE HISTÓRIA. 2019 ANA LUCIA LANA NEMI UNIFESP
Resumo
O presente trabalho é um estudo da História local como abordagem metodológica no ensino de história. Partindo da necessidade pedagógica vivenciada na escola de Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo, especificamente, do município de Areias, região da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba paulista. A temática escolhida para ser analisada e desenvolvida em sala de aula, foi a cultura caipira. De acordo com a concepção teórico- metodológica adotada aqui, é importante se trabalhar com projetos de História local no ensino de história, como estratégia alternativa ao currículo prescrito do Estado de São Paulo. A cultura caipira foi escolhida como tema, pois, trata-se de um assunto presente no imaginário e nas representações cotidianas dos vale paraibanos, especialmente, dos que vivem na região rural denominada Vale Histórico. Região onde a cultura caipira se preserva e resiste, em contraste com o avanço da produção industrial, do capital e da globalização. Vamos perceber com esse trabalho que as várias temporalidades locais e culturais se sobrepõem, e preservam as identidades culturais e locais. Estudar a antiga cidade literária de Monteiro Lobato, Oblivion (Areias), a cidade do Jéca Tatú, me fez uma professora-pesquisadora, afinal, propus trabalhar com a cultura caipira local com meus alunos do Ensino Médio, mas, diante da carência de pesquisas e informações sobre o assunto, tive a necessidade de me debruçar na história local e inserir meus alunos nessas investigações. Essa prática pedagógica transformou o ensino de história em algo mais instigante, prazeroso, vivo e próximo da realidade regional e cultural dos alunos. Aproximou as habilidades e conteúdos prescritos pelos currículos à realidade vivida pelo alunado.
Palavras-chave
História Local; Ensino de História; Currículo; Cultura Caipira; ProfHistória.
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Dissertação