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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 220 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
GERSON RONALDO MEDEIROS PRODUÇÃO DE AUTOBIOGRAFIAS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FORMA DE REFLETIR SOBRE TRAJETÓRIAS DE VIDA E DESENVOLVER NOÇÕES DO TRABALHO DO HISTORIADOR 2016 MARA CRISTINA DE MATOS RODRIGUES UFRGS
Resumo
Este trabalho apresenta pesquisa que busca, por meio da produção de autobiografias por alunos de sexto ano, possibilitar reflexões sobre trajetórias de vida, bem como desenvolver noções do trabalho do historiador, em especial o uso de fontes históricas. Para atingir este objetivo, promoveram-se encontros com os alunos nos quais se desenvolveu a caracterização das escritas de si, principalmente as autobiografias. Posteriormente o trabalho apresentou aos alunos informações sobre fontes históricas e buscou-se instrumentalizá-los para o uso de memórias, fotografias e relatos orais para a confecção de seus escritos. Autores como Gomes, Lejeune, Ricoeur, Freud, Selligmann-Silva, entre outros, foram essenciais para orientar e analisar as produções feitas. No relato destas vidas, imaginava-se o encontro de recordações traumáticas, em um número elevado, o que não se concretizou quando se iniciou a leitura das produções. A riqueza de situações apresentadas pelos trabalhos justifica o uso das autobiografias para percepção de trajetórias de vida e para o ensino de fontes históricas.
Palavras-chave
ProfHistória;EnsinodeHistória;Autobiografias;Memória;Fontes históricas;Memória traumática
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
DENISE QUITZAU CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTAS PARA UMA ABORDAGEM DA PLURALIDADE CULTURAL NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2016 NATALIA PIETRA MÉNDEZ UFRGS
Resumo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Resumo: O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a relação entre cinema, história e ensino de história e a reflexão sobre a forma como o cinema tem sido utilizado como recurso pelos professores de história. A partir da revisão, de entrevistas com colegas professores e alunos construiu-se uma proposta pedagógica de uso do cinema para abordar o tema da Pluralidade Cultural no contexto dos Temas Transversais. A proposta pedagógica lança reflexões sobre as possibilidades de uso do cinema e de outras fontes dentro de uma perspectiva interdisciplinar e que dá à Pluralidade Cultural espaço para fazer parte do currículo escolar no curso do ano letivo, retirando do tema o caráter de currículo eletivo, que aparece ocasionalmente como curiosidade no currículo escolar. Considerando o fato de que Pluralidade Cultural é um tema amplo, escolhi abordar o sincretismo religioso. A partir das relações entre cinema e história, esta proposta pretende contribuir para que estudantes da educação básica reflitam sobre o caráter móvel da cultura e das diferentes religiões.
Palavras-chave
ProfHistória;Ensino de História;Cinema e história;Metodologia de ensino de história;Temas transversais;Pluralidade cultural
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RAUL COSTA DE CARVALHO ENSINO DE HISTÓRIA, COTIADO E LITERATURA: ESCRAVIDÃO E PATERNALISMO EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS 2016 BENITO BISSO SCHMIDT UFRGS
Resumo
O objetivo deste trabalho é introduzir para os professores e professoras de História algumas das principais discussões em diferentes áreas do conhecimento sobre a vida cotidiana, apresentando esta como uma perspectiva possível e importante para ser utilizada na abordagem de diferentes conteúdos em sala de aula. Para isso, a partir da retomada de algumas reflexões sobre a relação entre História e Literatura, propomos quatro contos de Machado de Assis como recursos para o ensino de dois temas: a escravidão e o paternalismo no período conhecido como Segundo Reinado (1840-1889). Os contos selecionados foram: Virginius: história de um advogado (1864); Mariana (1871); Uns braços (1896) e Pai contra Mãe (1906). O resultado desta proposta pedagógica foi a produção de um material didático, denominado Caderno do Professor, voltado para professores de História do 8º ano do Ensino Fundamental. Neste material, apresentam-se interpretações possíveis dos contos, de acordo com o objetivo de aprendizagem proposto, bem como algumas sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. As atividades sobre o conto Pai contra Mãe foram aplicadas, e seus resultados analisados ao final desta pesquisa, permitindo algumas reflexões sobre a trajetória percorrida por educadores entre a elaboração dos objetos de aprendizagem até o conhecimento construído com os alunos.
Palavras-chave
ProfHistória;Ensino deHistória;Cotidiano;Paternalismo;Escravidão;Machado de Assis
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dissertação