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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
LUIZ ANTONIO DA SILVA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO EVOLUCIONISMO NAS AULAS DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE JUNTO ÀS TURMAS DE 6O ANO NA ESCOLA RETIRO GRANDE, MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO ARARI, NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ, ESTADO DO PARÁ 2018 ANTÔNIO MAURÍCIO DIAS DA COSTA UFPA
Resumo
O trabalho de pesquisa e produção de dissertação se dispõe a estudar, analisar e entender o ensino e a aprendizagem da origem da espécie humana através do Evolucionismo nas aulas de História do 6º ano do ensino fundamental da Escola Retiro Grande, localizada na comunidade de Retiro Grande, no município de Cachoeira do Ararí, no arquipélago do Marajó, no Estado do Pará. A identificação de especificidades e dificuldades pertinentes a utilização dessa temática nesse universo educacional, assim como, o oferecimento de sugestões e possibilidades teórico-metodológicas, aos mesmos, foram procedimentos desenvolvidos no referido. Mediante isso, realizamos levantamento bibliográfico sobre a temática, pesquisas, observações e entrevistas no local citado e produção textual (dissertação) que apresenta, discute e problematize essa realidade. Pudemos observar a existência de distorções referentes ao ensino e a aprendizagem do Evolucionismo no universo educacional local estudado, ambiente este, marcado por práticas tradicionais e forte religiosidade. As dificuldades de docentes e discentes na utilização e assimilação teórico-conceitual do tema e questões de cunho tradicionalista e religioso, foram verificadas e entendemos que as mesmas geram implicações referentes a utilização, disposição e rejeição da temática no citado ambiente escolar. Devido isso, propomos, elaboramos e aplicamos um instrumento pedagógico (de natureza imagética: animação em formato de vídeo/slideshow) no intuito de que ele se configure como elemento teórico-metodológico de suporte, incentivo e melhoramento do processo de ensino e aprendizagem dessa temática na referida seriação
Palavras-chave
ProfHistória Ensino de História; Educação Básica; Ensino-Aprendizagem; Evolucionismo; Marajó;
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ODAIR DE SOUZA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2018 ELISONANTONIO PAIM UFSC
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar interfaces de memórias e experiências de professoras de História a partir da análise da implementação da lei 10.639/2003, bem como das orientações emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e sua associação aos princípios da interculturalidade e da decolonialidade. A metodologia adotada foi a análise das mônadas oriundas de entrevistas com professoras de História do ensino médio da Escola Pública Estadual Luiz Carlos Luiz, no município de Garopaba-SC, inspiradas em França (2015) com fundamentação em Walter Benjamin (1984). Orientou-se também na perspectiva da decolonialidade como uma possibilidade epistemológica radical para o rompimento com os saberes eurocêntricos e metodologias e práticas pedagógicas fundamentadas na interculturalidade. Neste sentido,dialogou-se com autores e autoras latino-americanos que postulam a colonização do poder, do saber, do ser, memória e experiência,interculturalidade e interculturalidade na educação. As considerações finais indicam que ainda são necessários cursos de formações continuada e de disciplinas nas licenciaturas que abordem temáticas relacionadas à ERER e à história e cultura africanas e afro-brasileiras, mas ao mesmo tempo aponta por uma série de trabalhos pedagógicos produzidos por professoras/es em suas salas de aula que problematizam as relações étnicorraciais, o preconceito e a discriminação. Como elemento propositivo, indico aos professores/as uma série de livros, artigos, teses, dissertações e vídeos que poderão auxiliar no aprofundamento teórico e prático em Educação para as Relações Étnicorraciais em sala de aula.
Palavras-chave
Ensino de História; Relações Étnicorraciais; memórias e experiências; interculturalidade; decolonialidade
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Dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
GUILHERME BRAUNSPERGER DE LIMA VIEIRA RELIGIOSIDADES EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE HISTÓRIA: HISTÓRIA SOCIEDADE E CIDADANIA (2013) E NOVA HISTÓRIA INTEGRADA (2015) 2018 ELISONANTONIO PAIM UFSC
Resumo
O Livro Didático é uma ferramenta fundamental na prática docente, ele tem no Brasil a diretriz dada pelo Plano Nacional do Livro Didático(PNLD) e tem dentro de seu projeto analisado neste trabalho a função de trabalhar questões étnico raciais inerentes a pluralidade cultural brasileira. As coleções analisadas sob viés da religiosidade dos povos abordados tem como intenção demonstrar a colonialidade das mentes e a influência de que a historiografia eurocêntrica ainda é predominante dentro dos Livros Didáticos e de como as religiosidades dos diferentes povos apresentados são tratadas nas coleções. Analiso as coleções didáticas pelo viés da decolonialidade, me apoiando fundamentalmente em autores como Franz Fanon, Catherine Walsh, HomiBhabha, Arturo Escobar, Walter Mignolo e Stuart Hall. Na análise de Livros Didáticos há aproximação do método de abordagem de Circe Bittencourt e KazumeMunakata.
Palavras-chave
Livro Didático;Decolonialidade;PNLD 2015;Religiosidade
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Dissertaçao