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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ADRIANO DA SILVA TEMPO E TEMPORALIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA: UM DESAFIO A ENFRENTAR 2016 MARIETA DE MORAES FERREIRA UFRJ
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da história escolar e tem como finalidade investigar o entendimento dos estudantes do ensino médio sobre as noções de tempo e de temporalidades principalmente em relação ao tempo histórico e os usos do passado. A proposta neste trabalho consiste em propor estratégias para ir além da cronologia e datação no que diz respeito às questões do tempo no ensino de história. Não se trata aqui de refutar ou desconsiderar a cronologia, a linearidade e a importância das datas no ensino de história, mas sim de buscar ir além dessas formas já estabelecidas. O desejo é ampliar as possibilidades de modelos explicativos para as questões de tempo ensino de história. Neste trabalho também é proposto uma ampliação dos meios físicos nas dinâmicas no ensino com possibilidade de introdução e aplicação de novas tecnologias em sala de aula. Para isso, foi elaborado um aplicativo como um veículo possível dessas novas tecnologias. O uso do aplicativo Web História tem três finalidades básicas aumentar o aproveitamento do tempo nas aulas, reunir e vincular várias mídias de conteúdos em formato digital e tornar o estudante participante do processo de construção do conhecimento histórico.
Palavras-chave
ProfHistória;Ensino de História; Tempo;História;Tecnologia
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ANA LUIZA RIBEIRO GARCIA FIGURELLO OLHARES SOBRE O VALONGO: ESTUDANDO O PATRIMÔNIO E A MEMÓRIA NAS AULAS DE HISTÓRIA 2016 REGINA MARIA DA CUNHA BUSTAMANTE UFRJ
Resumo
Este trabalho busca refletir sobre o uso da memória e do patrimônio nas aulas de História. Para isso, produzimos um material didático em forma de vídeo, trabalhando com as histórias e memórias sobre a Pequena África (região portuária do Rio de Janeiro). Tendo como público alvo alunos do Ensino Médio, o trabalho realiza uma viagem pelo bairro, com enfoque no Cais do Valongo e Cemitério dos Pretos Novos, narrando a história do local onde africanos que ali chegavam tinham destinos variados. Para a abordagem de diferentes histórias e memórias no vídeo, utilizamos a metodologia da História Oral na realização das entrevistas com moradores (Fábio Sarol e Tia Lúcia) e pesquisadores (Milton Guran e Cláudio Honorato) da região estudada. A produção do documentário se deu a partir de diálogos teóricos sobre os conceitos de memória coletiva, patrimônios, Educação Patrimonial e ensino de História, cujo entendimento procuramos elucidar ao longo deste trabalho.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; memória;patrimônio
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CARLA CRISTINA BERNARDINO RAMOS PRESENÇA INDÍGENA EM ARARUAMA: PATRIMÔNIO E ENSINO DE HISTÓRIA 2016 REGINA MARIA DA CUNHA BUSTAMANTE UFRJ
Resumo
Este trabalho trata de apresentar reflexões e possibilidades de inserção da temática indígena no ensino de História. O Patrimônio Histórico e Cultural, expresso materialmente pelo sítio arqueológico e por espaços de memórias associados a presença étnica tupinambá na história do município de Araruama, Região dos Lagos, Rio de Janeiro, é mobilizado através da Escola Municipal Honorino Coutinho como uma estratégia viável de um ensino de História preocupado com a revisão da predominância europeia na narrativa histórica tradicional e coerente com a proposição da Lei 11.645/08 que privilegia a inserção e afirmação dos africanos, afro-brasileiros e indígenas na construção da história do nosso país. A partir da produção de um Material Didático com sequências didáticas que apresenta diálogos possíveis entre patrimônio, história local e perspectivas de visibilidade das sociedades indígenas, objetivamos contribuir para que a escola não seja um espaço de exclusões e sim de reflexão, de debate e de criação de conhecimentos acerca de nossa diversidade cultural e étnico-racial.
Palavras-chave
ProfHistória; Ensino de História; História Indígena;Patrimônio Histórico e Cultural;História Local
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dissertação