• Quem é Quem - Profhistória
  • Facebook
  • Youtube

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 408 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MATEUS BERTOLINO DAS HQS À IMAGINAÇÃO HISTÓRICA: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 2018 PAULO KNAUSS DE MENDONÇA UFF
Resumo
: O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de autores como Paul Ricoeur, IvorGoodson, Umberto Eco, Hayden White e R. G. Collingwood. Trata-se de uma análise sobre a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis nas aulas de História, em que as tramas do Superman são contempladas como referência para a proposição de temas e diálogos a serem desenvolvidos com os alunos. A ideia é criar um meio de, a partir de um texto ficcional excepcional (os quadrinhos), se abrir um campo de possibilidades a uma experiência de aula menos circunscrita à lógica da prescrição curricular e mais atenta às sensibilidades dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em relação àquilo que se é estudado. O público-alvo da proposta são os professores de História apaixonados por quadrinhos que gostariam de incrementar sua prática docente com o uso das referidas fontes alternativas, caracterizadas por um perfil mais lúdico e dinâmico.
Palavras-chave
Ensino de História;Produção e difusão de narrativas históricas; Cultura visual, mídias e linguagens; Histórias em quadrinhos; Imaginação histórica; Narrativa
Link
Dissertaçao
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
GERALDYNE MENDONÇA DE SOUZA TRAJETÓRIAS DA LUTA NEGRA PELA EDUCAÇÃO: UMA INSPIRAÇÃO EM MUNDINHA ARAÚJO 2018 RODRIGO DE ALMEIDA FERREIRA UFF
Resumo
A aprovação da lei 10639/03 é de suma importância para a população negra, mas somente a existência desta legislação não é capaz de garantir uma educação de qualidade, inclusiva. É a forma como cada professor encara sua prática docente que permite esta transformação. Inspirada pelas práticas e militância de Mundinha Araújo, busquei revisar meus métodos e desenvolver atividades que visassem o fortalecimento das identidades individuais dos discentes, despertando-os para a potência de seu agenciamento. Considero que esta mudança no acolhimento dos estudantes pela escola é essencial para uma educação voltada para saudáveis relações étnico-raciais, promovendo um real combate ao racismo.
Palavras-chave
: Ensino de História; Mundinha Araújo; racismo; educação; relações étnico-raciais
Link
Dissertaçao
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
RAFAEL ALVES ROSSI A HISTÓRIA ANTIGA NA SALA DE AULA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM “CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS” 2018 RENATO JÚNIO FRANCO UFF
Resumo
Este trabalho propõe a utilização da “contação de histórias” como forma de apresentaçãodos temas de História Antiga para os alunos do 6° do ensino fundamental, trazendo adimensão do lúdico para dentro da sala de aula. Como método de trabalho a partir dostemas expostos, indica-se o trabalho em grupo, que estimula a cooperação, o debate entre os estudantes, a troca de experiências e potencializa o desenvolvimento intelectual dos alunos, tendo como material a ser trabalhado uma diversidade de textos, em diversas formas e interpretações, sobre os temas de História contados em sala. O conceito de herói, nesse trabalho, num contexto sociocultural em que nunca antes essa temática esteve tão presente nas diferentes mídias, orienta as narrativas e se apresenta de maneira mais rica e complexa, com heróis coletivos, heróis míticos e a relação dos heróis individuais tradicionais da história dos “grandes homens” com as coletividades a que eles pertenciam.
Palavras-chave
Ensino de História; Produção e difusão de narrativas históricas; Cultura visual, mídias e linguagens; Contação de Histórias; Lúdico; História Antiga.
Link
Dissertação