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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ALEXANDRE BARBOSA A NARRATIVA COMO ENSAIO PARA APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA: ARTE E FICÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO TEMPO E DE SI 2016 SÔNIA MARIA DE ALMEIDA IGNATIUK WANDERLEY UERJ
Resumo
A discussão a respeito das semelhanças e diferenças entre as narrativas histórica e ficcional é longa. Orientado pela noção de consciência histórica trazida por Jörn Rüsen e a relação entre o tempo e a narrativa de Paul Ricoeur, o presente trabalho procura discutir a conveniência de promover o intercâmbio entre ciência e ficção no âmbito das práticas de ensino de História. Argumentando a partir de reflexões teóricas seguidas por experimentos realizados com estudantes das séries finais do ensino fundamental, este trabalho busca na intersecção entre literatura e História um meio de proporcionar o contato entre saberes escolares e não-escolares em proveito do amadurecimento da competência narrativa. Procurando articular as mais recentes discussões no campo da Didática da História e do ensino de História, este estudo é destinado aos docentes da educação básica, buscando oferecer-lhes uma referência a mais para refletir acerca da abordagem e do método que empregam na sua prática educativa.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;Competência narrativa;Aprendizagem Histórica;Imaginação histórica;Consciência histórica
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
THAIS ELISA SILVA DA SILVEIRA IDENTIDADES (IN)VISÍVEIS: INDÍGENAS EM CONTEXTO URBANO E ENSINO DE HISTÓRIA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO 2016 MARCIA GONÇALVES UERJ
Resumo
Este trabalho é um material didático para a implementação nas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro da lei 11.645/08, que inclui a história e a cultura indígena no currículo obrigatório do ensino básico no Brasil. Ele parte do princípio de que a compreensão da população indígena a partir do paradigma da colonialidade, impede que grande parte das pessoas perceba as transformações passadas por aqueles povos ao longo dos séculos, ao mesmo tempo em que leva a uma percepção precária de sua presença no espaço urbano, especialmente na região metropolitana do Rio de Janeiro, que possui uma considerável população indígena, assim como descendentes diretos, que convivem diariamente com o restante da sociedade, inclusive nas salas de aula, mas que são invisíveis. Este material é composto de uma exposição sobre indígenas em contexto urbano, um caderno de atividades e um texto dissertativo que explicita as opções teóricas e metodológicas adotadas.
Palavras-chave
Profhistória. Ensino de História Lei 11.645/08. Indígenas em Contexto Urbano
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
MARTA CRISTINA SOARES DILE ROBALINHO OS OBJETOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR PARA O SÉCULO XIX NO MUSEU DA REPÚBLICA 2016 CARINA MARTINS COSTA UERJ
Resumo
A dissertação versa sobre como podemos pensar o Ensino de História a partir da leitura de objetos museais e patrimônio. A pesquisa foi realizada com objetos pertencentes ao século XIX da exposição do Museu da República, no Rio de Janeiro, e com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. O recorte dos objetos se deu naqueles pertencentes ao Barão de Nova Friburgo, portanto relacionados ao período Imperial. Realizamos a pesquisa no Museu da República sobre a biografia desses objetos. Os alunos participaram da análise e leitura desses objetos proporcionando uma aproximação entre o saber do museu e o saber da sala de aula. Em todo o processo estivemos atentos às falas e idéias dos alunos. A partir desse exercício tivemos subsídios para a elaboração do roteiro do aplicativo. Apresentamos, no final da dissertação, a descrição desse roteiro de aplicativo pedagógico que une a leitura desses objetos com as possibilidades do aluno criar e interagir através do digital.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;História digital;Patrimônio;Museu da República;Objetos
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dissertação