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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
GERSON EDUARDO DA COSTA A CIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA: PATRIMÔNIO, MUSEUS E HISTÓRIA LOCAL 2016 LUÍS REZNIK UERJ
Resumo
Esta dissertação apresenta como tema o uso do patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro, seus museus e lugares de memória, como estratégia potente para o ensino de história. As reflexões sobre esta estratégia incorporam a definição dos objetivos do ensino de história na Educação Básica, que devem ir além do repasse do conhecimento produzido pela historiografia para construir conhecimentos significativos capazes de servirem de referencia e orientação no presente. Neste sentido, esta pesquisa aborda os desafios de ensinar história na contemporaneidade buscando compreender as características do tempo presente e as relações que se estabelecem no processo de aprendizagem, onde o contato direto do aluno com os vestígios do passado é entendido como capaz de envolvê-los afetivamente, e através deste contato com a história materializada construir a compreensão de sua própria historicidade. Como parte desta dissertação estão sugestões de atividades envolvendo o uso da educação patrimonial para o ensino de história.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;Patrimônio Histórico;Cidade do Rio de Janeiro;Educação Patrimonial;Educação em Museu
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
FERNANDA NASCIMENTO CRESPO O BRASIL DE LAUDELINA: USOS DO BIOGRÁFICO NO ENSINO DE HISTÓRIA 2016 MARCIA GONÇALVES UERJ
Resumo
O currículo de história tem sido um espaço de grandes tensionamentos no que se refere às questão racial e de gênero e muitas iniciativas que visam a atender a essas demandas no âmbito escolar, a despeito das boas ou más intenções, têm encontrado na prática, os obstáculos da essencialização e da folclorização das diferenças, reafirmando estereótipos. Neste estudo, apostamos nos usos do biográfico como um instrumento potencialmente fecundo no que tange à superação desses entraves e, mais especificamente, nas histórias de vida de Laudelina de Campos Mello como um recurso para a construção de conhecimentos históricos sobre o nosso país. Mulher negra, Laudelina viveu entre os anos de 1904 e 1991 e colecionou histórias de luta e resistência. Foi fundadora da primeira Associação de Empregadas Domésticas do Brasil no ano de 1936, na cidade de Santos-SP e até seus últimos anos de vida se dedicou à conquista de direitos por parte desta categoria. Além disso, sua atuação junto a movimentos negros faz com que suas histórias constituam registros importantes sobre a luta dos afro-brasileiros ao longo do século XX.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;Usos do biográfico.;Mulher negra
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CLAUDIA FERNANDES DE AZEVEDO INTERAÇÃO VERBAL COM FONTES: LETRAMENTO(S) NO ENSINO DE HISTÓRIA 2016 HELENICE ROCHA UERJ
Resumo
As habilidades de leitura e escrita dos alunos são frequentemente apontadas como fator fundamental por trás das estatísticas de fracasso escolar. Contudo, apesar do não questionado papel que o letramento exerce no favorecimento do aprendizado das disciplinas escolares, o aperfeiçoamento dos níveis de letramento tende a ser associado às aulas de ensino da língua. O presente trabalho objetiva refletir sobre as práticas de letramento que ocorrem no âmbito da sala de aula de história bem como investigar os possíveis efeitos da interação dos alunos com fontes históricas sobre o aprendizado da disciplina. Acreditamos que o modelo de prática de letramento adotado na aula de história reflete uma certa compreensão do que significa aprendizado histórico e que, para mudar esta concepção, as práticas de letramento também devem mudar. Também acreditamos que utilizar fontes históricas como recurso pedagógico pode funcionar como estratégia para promover diferentes tipos de letramento. Por um lado, dada a própria definição de fonte, estes documentos se apresentam em várias formas (textos escritos, imagens, fotos, objetos, mapas etc.), oferecendo aos alunos oportunidade para lidar com diferentes modos de produção de sentido, habilidade que vem se tornando cada dia mais importante devido à proliferação de textos multimodais, especialmente nos ambientes web. Por outro lado, o uso de tais documentos também possibilita aos alunos compreender melhor a produção de conhecimento histórico. Consequentemente, é possível integrá-los a atividades que visem desenvolver multiletramentos assim como letramento histórico.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;Letramento.;Multiletramento.;Letramento histórico;Fontes históricas
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dissertação