• facebook

Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



Limpar

Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CAROLINA BARCELLOS FERREIRA “ISSO É COISA DA MACUMBA? ” ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL PEDAGÓGICO DE HISTÓRIA SOBRE AS RELIGIOSIDADES AFRO-BRASILEIRAS EM MUSEUS DO RIO DE JANEIROS 2016 CARINA MARTINS COSTA UERJ
Resumo
O presente trabalho, atuando no campo do ensino de História, propõe aliar a capacidade pedagógica dos museus à discussão sobre a intolerância religiosa, tendo como objetivo construir um material pedagógico para uso em sala de aula. Os museus são aqui compreendidos como espaços de produção de conhecimento e representação das temporalidades. Os objetos religiosos foram selecionados em três instituições da cidade do Rio de Janeiro, a saber, Museu Histórico Nacional, Museu da Maré e Museu Nacional. Discutindo noções como memória, história, dever de memória e o alcance e limites do ensino das relações étnico-raciais; e testando o material produzido com um grupo focal formado por 9 alunos do oitavo ano de uma escola pública da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, procuramos evidenciar que o estudo sobre a história dos objetos religiosos expostos em museus pode ajudar a combater a intolerância religiosa e estimular o diálogo entre os alunos de diversas vertentes religiosas.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;Museus.;Relações étnico-raciais;Religiosidade;Objetos religiosos
Link
dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CARLOS EDUARDO VALDEZ DA SILVA E A MÚSICA NESSA HISTÓRIA? A MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA 2016 HELENICE ROCHA UERJ
Resumo
Neste trabalho são apresentadas possibilidades do uso da música no ensino de História da África e da cultura afro-brasileira através de um blog denominado Orin. Para tanto foram mobilizadas discussões tanto acerca do ensino de História, sobretudo da vertente que estuda o uso de diferentes linguagens na aula de História, quanto discussões de recente historiografia relacionada ao ensino de História da África e da cultura afro-brasileira. A música é tratada como um recurso didático potente, utilizado pelos professores para possibilitar a discussão e a problematização de temáticas sensíveis no ensino de História, como a permanência do racismo no Brasil, a permanência das ideias do mito da democracia racial e a ampliação do conhecimento do aluno sobre a História do continente africano, tantas vezes negligenciada nos currículos brasileiros. A produção do blog chamado de “Orin, a Caixa de Música” é descrita no trabalho. São propostas de atividades que foram desenvolvidas a partir de canções do repertório popular brasileiro que, de alguma forma, abordam temáticas compatíveis com este trabalho e que podem ser utilizadas por professores e alunos do ensino básico contribuindo, assim, de alguma forma para a implementação da lei 11.645/2008.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;Música;História da África e da cultura afro-brasileira
Link
dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
CARINE VIEIRA OS PCN E O LUGAR DA TRADIÇÃO: TENSÕES SOBRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA 2016 MARIA APARECIDA CABRAL UERJ
Resumo
Este trabalho analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais relativos à disciplina História para o ensino fundamental no que tange a sua prescrição quanto à concepção de História e processos de transmissão/aprendizagem do conhecimento escolar. Pretende-se investigar os significados políticos e sociais desse documento que veio a público com um caráter de norteador para o ensino de História da educação básica nos anos de 1990, elaborado por professores das Universidades e assessores no âmbito do Ministério da Educação. Busca-se identificar a ambiência política que possibilitou a área do Ensino de História a propor uma organização temática do currículo de História. A partir do diálogo com autores do campo do currículo e da história das disciplinas escolares, foi realizado o levantamento de debates que permearam a proposição de tal documento para o ensino da história escolar no ensino fundamental, tema que tem sido objeto de investigações em dissertações, teses e artigos acadêmicos publicados nos últimos anos. Verifica-se que a partir dos anos de 1980, com os processos de reconfiguração disciplinar da história, que possibilita a introdução de novos temas, problemas e objetos, uma tendência se institucionaliza à medida que torna-se um documento de referência aos professores de História no ano de 1998.
Palavras-chave
Profhistoria;Ensino de História;PCN;História por eixos temáticos;Currículo de concepção cronológica
Link
dissertação