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Lista das dissertações dos alunos do ProfHistória



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Foram encontrados 259 registros

Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
SHEROL DOS SANTOS HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA: PROPOSTAS DE TRABALHO 2016 NATALIA PIETRA MÉNDEZ UFRGS
Resumo
A construção de uma estrutura metodológica e conceitual que inclua a história da África e a cultura afro-brasileira nos currículos de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental busca atender uma demanda dos professores da área de História nascida a partir da Lei 11.645/2008. Esta legislação, em vigor desde o ano de 2008, altera a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) para incluir no currículo a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Esta alteração, indicada no parágrafo 1º da referida lei atinge claramente os currículos da disciplina de História, e social e internamente espera-se que os professores de história dominem a priori os conhecimentos necessários a temática, forçando muitas vezes a produção de programações e materiais a serem vinculados dentro da escola de forma pouco ou nada refletida. É neste ponto que acredito que meu trabalho pode ser inserido e encontra justificativa para sua execução: instrumentalizar diretamente os professores da área de História para o trabalho com as temáticas relacionadas à História da África, cultura afro-brasileira e seus desdobramentos nas salas de aula do ensino fundamental. A intenção principal desse trabalho é fornecer um caminho, sem grandes fórmulas mágicas ou salvadoras; fornecer subsídios mais sólidos e específicos para o saber e fazer docente nas áreas de História no ensino básico que possa contemplar uma educação anti-racista e inclusiva.
Palavras-chave
ProfHistória;Ensino de História;História da África;Lei nº 10.639
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
ADRIANA DE SOUZA QUADROS A MINHA ESCOLA TAMBÉM TEM HISTÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO COM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL FINAL DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA FERNANDO GOMES (PORTO ALEGRE/RS) 2016 BENITO BISSO SCMIDT UFRGS
Resumo
Este estudo tem como objetivo propor e avaliar uma experiência de ensino de História através do patrimônio a partir do diálogo entre as noções de patrimônio pessoal, patrimônio“consagrado” e, sobretudo, patrimônio escolar. A atividade foi proposta a duas turmas de 6ºano das séries finais do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica FernandoGomes, localizada na cidade de Porto Alegre (RS), onde atuo como professora. Os principais conceitos mobilizados foram: ensino de História, memória, patrimônio, patrimonialização e patrimônio escolar. A metodologia utilizada é de inspiração etnográfica, analisando não apenas a recepção dos/as alunos/as, mas também as minhas reações como professora/pesquisadora durante o desenvolvimento e aplicação das atividades. A oficina foi dividida em cinco etapas nas quais os/as estudantes exercitaram as práticas da observação, interpretação e seleção dos registros escolares. Com a experiência dessa oficina, foi possível investigar como os alunos/as experimentam e reelaboram conceitos importantes para o ensino de História nas escolas como memória, fonte histórica e oficio do historiador utilizando os diferentes significados que assume o patrimônio (o pessoal, o escolar e o consagrado). Sendo assim, esta pesquisa propõe refletir sobre determinadas noções próprias ao conhecimento histórico, articulando diferentes espaços de guarda do patrimônio ao ambiente escolar, considerando o papel protagonista do/a educando/a no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, pretende evidenciar aos/as aluno/as que os “patrimônios” resultam de processos sociais que envolvem disputas e silenciamentos.
Palavras-chave
ProfHistória;Ensino de História;Memória;Patrimônio;Patrimonialização;Patrimônio escolar
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dissertação
Autor Título da Dissertação Ano Orientador Instituição
GERSON RONALDO MEDEIROS PRODUÇÃO DE AUTOBIOGRAFIAS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FORMA DE REFLETIR SOBRE TRAJETÓRIAS DE VIDA E DESENVOLVER NOÇÕES DO TRABALHO DO HISTORIADOR 2016 MARA CRISTINA DE MATOS RODRIGUES UFRGS
Resumo
Este trabalho apresenta pesquisa que busca, por meio da produção de autobiografias por alunos de sexto ano, possibilitar reflexões sobre trajetórias de vida, bem como desenvolver noções do trabalho do historiador, em especial o uso de fontes históricas. Para atingir este objetivo, promoveram-se encontros com os alunos nos quais se desenvolveu a caracterização das escritas de si, principalmente as autobiografias. Posteriormente o trabalho apresentou aos alunos informações sobre fontes históricas e buscou-se instrumentalizá-los para o uso de memórias, fotografias e relatos orais para a confecção de seus escritos. Autores como Gomes, Lejeune, Ricoeur, Freud, Selligmann-Silva, entre outros, foram essenciais para orientar e analisar as produções feitas. No relato destas vidas, imaginava-se o encontro de recordações traumáticas, em um número elevado, o que não se concretizou quando se iniciou a leitura das produções. A riqueza de situações apresentadas pelos trabalhos justifica o uso das autobiografias para percepção de trajetórias de vida e para o ensino de fontes históricas.
Palavras-chave
ProfHistória;EnsinodeHistória;Autobiografias;Memória;Fontes históricas;Memória traumática
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dissertação